Se você ama viajar, saiba que há uma porção de leituras que permitem cair no mundo sem sair de casa. Aqui, selecionamos livros inspiradores sobre jornadas profundas e aventureiras que vão te deixar morrendo de saudade de reservar sua próxima trip!
Para os apaixonados por viajar, temos 5 livros inspiradores:
Comer, Rezar, Amar, Elizabeth Gilbert:
Nesse livro autobiográfico, a jornalista americana Elizabeth Gilbert nos traz um relato de sua vida em um momento turbulento após um divórcio. Decidindo embarcar em uma viagem solitária que durou um ano, ela tinha como objetivo visitar três lugares onde poderia examinar aspectos de sua própria natureza, mergulhando em culturas que fossem especialistas em cada um deles. Assim, embarcou na arte do prazer na Itália, na arte da devoção na Índia e, na Indonésia, na arte de equilibrar esses aspectos. O livro é uma bela jornada de autoconhecimento por paisagens e aventuras maravilhosas.
Um Lugar na Janela 1, 2 e 3, Martha Medeiros:
Os três livros dessa série são um resgate despretensioso de viagens realizadas em momentos diversos da vida da escritora gaúcha. São crônicas curtas e gostosas de ler, retratando lugares como Peru, Argentina, Portugal, Chile, Grécia, Japão e muitos outros. Essas crônicas vêm repletas de reflexões interessantes: “Eu viajo para resistir à hostilidade humana, à crueza dos costumes, ao tique-taque insano dos relógios. Viajo para celebrar a vida no que ela tem de mais sagrado: suas sutilezas, delicadezas, instantes mágicos, sintonias”, escreveu ela.
Mil Milhas, Tamara Klink:
Filha do famoso navegador Amyr Klink, Tamara escreveu esse livro com base no diário de bordo de sua primeira travessia marítima de veleiro sozinha, no Mar do Norte, da Noruega até a França, com apenas 23 anos. Ela compartilha as alegrias e os desafios encontrados pelo caminho, além de trazer muitas reflexões sobre a coragem e a ousadia de sonhar e concretizar os planos. Vale ressaltar que em julho de 2023, ela lançará mais um livro, chamado “Nós: o Atlântico em solitário”, que abordará a travessia que fez da Europa para o Brasil.
Livre, Cheryl Strayed:
Após a morte da mãe e um divórcio, a americana Cheryl Strayed tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar sozinha cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, no sul da Califórnia, atravessando o Oregon e chegando no estado de Washington. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era difícil e inóspita. O livro captura a agonia, tanto física quanto mental, de sua incrível jornada; como a enlouqueceu e assustou e, principalmente, como a fortaleceu.
Conheça a Chapada dos Veadeiros!
Viajar: eu preciso!, Mayke Moraes:
O mineiro Mayke Moraes sonhava com uma vida sem destino e embarcou em uma viagem que o levou a 54 lugares distintos entre si. O livro conta suas aventuras, paixões e descobertas, com relances de autoconhecimento e espiritualidade. Tudo isso faz dele um relato maior do que um guia de viagem ou um manual para quem gosta de botar o pé na estrada: trata-se de um livro para quem curte viver intensamente e quer se inspirar para fazer sua própria jornada.