A viagem para a Austrália requer muitas horas no avião, é verdade, mas a distância é recompensada com um país desenvolvido e seguro cheio de paisagens naturais únicas, cidades incríveis e cultura riquíssima.
Suas dimensões continentais guardam de desertos a densas florestas, de belas praias a picos nevados, de lagos coloridos a recifes de corais extensos. O clima é agradável praticamente o ano todo e suas cidades são limpas e bem planejadas, fáceis de serem visitadas.Abaixo, listamos seis razões para você contatar um agente de viagens já para começar a planejar uma viagem para lá.
Visto Australiano: Como tirar passo a passo
Algumas maravilhas australianas
- Os parques nacionais maravilhosos
As belezas naturais australianas são protegidas por parques nacionais com boa infraestrutura turística. Um dos mais visitados é o Uluru-Kata Tjuta National Park, onde fica o Uluru, o maior monólito de arenito do mundo, cartão-postal do país e lugar sagrado para os aborígenes. No Kakadu National Park, no norte da Austrália, há cânions, matas e muitas cachoeiras. E no Murray-Sunset National Park, a 350 km da cidade de Adelaide, ficam os famosos lagos cor-de-rosa.
- A maior barreira de corais do mundo
A Grande Barreira de Corais é a maior do planeta, com 2.300 km de extensão. Barcos levam os visitantes até alguns trechos para nadar com snorkel ou cilindro entre peixes, arraias, tartarugas e até tubarões. As bases mais comuns para esse passeio são a cidade de Cairns e as ilhas Whitsunday, ambas no norte do estado de Queensland.
PACOTE PROMOCIONAL AUSTRÁLIA
- As road trips inesquecíveis
Cair na estrada faz parte da cultura dos australianos, não só de carro, mas também em vans e motorhomes (não faltam campings para se instalar pelos destinos do país). Um roteiro imperdível é a Great Ocean Road, entre as cidades de Torquay e Allansford. Entre belas paisagens costeiras, se destacam os 12 Apóstolos, enormes formações rochosas que enfeitam o mar e podem ser admiradas de mirantes.
- Os cangurus, coalas e outros animais que só existem lá
A localização remota e outras características de sua formação geográfica fazem com que a Austrália tenha uma fauna superexótica. É só circular pelo país para ver os fofíssimos cangurus pelos campos e os coalas pelas árvores – também há santuários dedicados à preservação desses animais que podem ser visitados. Em algumas regiões é possível ver também a equidna, que lembra um porco-espinho, e o wombat, um tipo de marsupial.
- A rica cultura aborígene e o multiculturalismo
A Austrália é terra nativa dos aborígenes, que formam uma das civilizações mais antigas do planeta. As heranças dos povos originários estão por toda parte, e em muitas regiões é possível ter experiências turísticas com guias indígenas. Além disso, a formação da população atual é muito diversa (estima-se que quase 30% seja de imigrantes), principalmente chineses, indianos, filipinos, vietnamitas, ingleses e americanos. Essa mistura se reflete na arquitetura, na culinária, nos costumes e em muitos outros aspectos.
VISTO DE ESTUDANTE? CLIQUE AQUI E ENVIE SUA DÚVIDA!
- As praias badaladas da costa leste, de Queensland e New South Wales
Sydney, a capital australiana, já é cheia de belas faixas de areia, como a concorrida Bondi – se preferir um local mais sossegado, pegue o ferry em direção a Manly, de águas calmas, frequentada por famílias. Em New South Wales, a descolada Byron Bay é procurada pela vibe descontraída, pelo surfe e pelas praias belíssimas. Em Queensland, fica a chamada Sunshine Coast, com resorts glamourosos e as paisagens do Noosa National Park.
- A impressionante costa oeste, visitada a partir de Perth
O que a costa leste tem de agitada, a oeste tem de tranquila. O ponto de partida para uma viagem por ali é a cidade de Perth, ao redor da qual há praias sensacionais. Saindo de lá, dá para cumprir roteiros diversos, como o que vai até Exmouth pela Coral Coast Highway, parando em locais como Monkey Mia para ver golfinhos.
Lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo