Cruzeiros

Explorando o Paraíso do Caribe a Bordo, Sem Preocupações de Visto

By Marketing

October 16, 2023

O brasileiro não precisa de visto de turista para a maioria dos países banhados pelo Mar do Caribe. Porém, como os navios que fazem cruzeiros para a região costumam partir de cidades dos Estados Unidos – por exemplo, Miami – é preciso ter o visto norte-americano, o que acaba deixando a viagem mais cara e tem todo um processo até ser aprovado. Nos últimos anos, uma facilidade surgiu: algumas companhias de cruzeiros começaram a fazer itinerários que têm o embarque e desembarque em outros países.

Um roteiro muito procurado pelos brasileiros e que não pede nenhum visto é o Caribe Sul. O seu itinerário é composto por: Cartagena (Colômbia); Colón (Panamá); ArubaCuraçao e Bonaire. O embarque e desembarque podem ser feitos em qualquer um desses países de parada, sendo obrigatório que seja o mesmo porto de entrada e saída. Por exemplo, se você embarcou em Cartagena, seu desembarque deverá também ser nesta cidade.

Além de ser um roteiro com lindas praias caribenhas e para o qual brasileiro não precisa de visto de turista, outra vantagem é que o Caribe Sul não tem tanta incidência de furacões e outros fenômenos da natureza que costumam ocorrer em certos destinos da região em determinados períodos do ano.

Feriados de 2023: datas e ideias de viagens para cada época do ano

Cartagena – Colômbia

Cada parada desse roteiro é muito atrativa, a começar por Cartagena. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1984. Ela tem uma área completamente amuralhada construída no século 16. É conhecida também por ter inspirado livros e contos de Gabriel García Márquez. Aliás, há um tour oferecido pela secretaria de turismo local com os pontos preferidos do escritor na cidade, inclusive a casa que possuía.

Os passeios mais pedidos por Cartagena são o de charrete pelo centro antigo e a ida ao Castillo de San Felipe, com construção que data de 1536.  Quem quiser curtir a praia deve ir ao Arquipélago de Rosário (Islas del Rosario) ou a San Bernardo e Playa Blanca; porém, são bem afastadas do centro.

Bonaire

Para os mergulhadores de plantão, o destino de Bonaire será a parada preferida. A ilha é considerada um dos melhores locais para a prática de mergulho no mundo. Toda sua costa é um Parque Marinho protegido. A temperatura média anual das águas é de 27°C. Ao redor da ilha são 60 pontos de mergulho sinalizados com uma pedra amarela na entrada pela rodovia de cada uma das praias. Se você não é mergulhador certificado, não se preocupe: dá para ver bastante da vida marinha apenas com o uso de snorkel.

A viagem ideal de cada signo: confira o horóscopo do(a) viajante 2023

Curaçao

Outra parada que é deleite para mergulhadores é Curaçao. É normal que os hotéis ofereçam todo o equipamento e o mergulho em si. No destino também dá para relaxar e curtir a praia, como a de Lions Dive, e até nadar com golfinhos na Dolphin Academy do SeaAquarium. Se sobrar um tempinho, não deixe de fazer compras no centro perto de porto. Há bons preços, principalmente para cosméticos e maquiagem. Fora que o lugar parece um pedacinho de Amsterdã no Caribe.

Dicas para uma viagem de avião confortável

Aruba

Aruba é um destino que reúne praias lindas e também boas opções de mergulho. Porém, ela tem ainda um atrativo único: o Parque Arikok, área preservada que ocupa 18% do território da ilha. Ele é repleto de cactos e formações rochosas, além de abrigar uma caverna, Cueva Fountain, com inscrições milenares. O mais indicado é fazer um passeio a bordo de um 4×4 por lá, mas também dá para andar de bike ou seguir por trilhas caminhando. Não deixe de conhecer as praias, claro! Algumas boas opções são Baby BeachPalm Beach e Eagle Beach, esta última endereço para um dos cartões-postais de Aruba: as árvores divi-divi.

Cólon – Panamá

Para completar, tem uma parada em Cólon, no Panamá. Na cidade fica a zona franca, que é livre de impostos. Isso significa que este é um ótimo lugar para fazer compras, mas é preciso atentar-se a algumas burocracias. A maior parte dos produtos não pode ser levada na hora pelo comprador; ou seja, deve ser enviada para o navio ou hotel de destino. Para compras é indicado um tour de shopping centers até a capital, Cidade do Panamá. Outra opção de passeio é a conhecer as eclusas do Canal do Panamá.