Conhecida pelo taco, burrito, quesadilla e guacamole, a gastronomia mexicana vai muito além dessas iguarias. Na realidade, o México foi o primeiro país a ter a gastronomia reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Este fato se deu em 2010, título conquistado por conta do respeito e honra aos mais de mil anos de tradição.
Cancún: melhor época, hotéis, restaurantes, passeios e mais
A cozinha tradicional mexicana é um modelo abrangente, que inclui agricultura, ritos, práticas e costumes herdados de comunidades ancestrais, mas sem esquecer a inovação. Entre os principais ingredientes de sua culinária estão o milho, o feijão e a pimenta, por exemplo.
Isso significa que, ao visitar o país, uma dica de ouro é aproveitar para experimentar a cozinha regional de Yucatán e Oaxaca. A primeira vai na contramão daquilo que se acredita fazer parte de todo prato mexicano, uma vez que seus sabores são menos picantes. Entre os pratos mais conhecidos, destaque para cochinita pibil, que consiste em carne de porco temperada com laranja, cebola roxa e molho de achiote. Detalhe: tudo isso é cozido em um forno debaixo da terra.
Por outro lado, a gastronomia oaxaquenha, também bastante popular, conta com o mole, espécie de molho preparado com diversos ingredientes; tlayudas, uma grande tortilha acompanhada de elementos regionais; e gafanhotos temperados com sal, alho e outras especiarias.
Se interessou? Então confira a seguir uma série de outros pratos mexicanos que definitivamente vale a pena incluir no seu roteiro!
ENCHILADAS
Tortilhas de milho, em formato de pão achatado e redondo, recheadas com carne ou frango, feijão, cebola e tomate. Para finalizar, molho de pimenta e queijo ralado.
PAN DE CAZÓN
Prato típico do estado do Campeche, é feito de camadas de tortilhas alternadas com peixe cação. Também leva feijão frito, cebola, alho, tomate e molho de pimenta.
CHILLI CON CARNE
Prato preparado com carne, ou soja, na versão vegetariana, pimenta e feijão.
TAMALES
Massa de milho recheada com carne de frango, boi, porco ou vegetais, e na versão doce são utilizadas frutas, envolta por folha de milho ou de bananeira e cozida no vapor.
CHICHARRÓN
Depois de limpa, a pele de porco é frita até ficar crocante. O resultado é uma espécie de torresmo.
POZOLES
Sopa de grãos combinada com carne de frango ou porco, abacate, alface, cebola, limão, orégano, chicharrón, pimenta e queijo cremoso.
PEIXE ZARANDEADO
Prato com peixe defumado servido com cebola, tomate e pepino, acompanhado de tortilhas, torradas e molho da casa.
Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos pratos para saborear em uma visita ao México. Portanto, não se esqueça de anotar os nomes e aproveitar seu roteiro para se esbaldar na gastronomia mexicana!
Agora conta pra gente: você já teve a chance de viajar para esse país? Então deixe um comentário e compartilhe como foi sua experiência! Assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉 Outra dica: caso esteja cogitando fazer do México seu próximo destino, consulte sempre um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip sem perrengues do início ao fim.