Você já ouviu falar sobre a cidade dos exageros? Pois o nome dela é Itu e fica no interior de São Paulo. Não se sabe ao certo de onde veio essa fama, mas a moda pegou há muitos anos e, não à toa, a região conta com muitos objetos gigantes, como semáforos e orelhões, por exemplo.
Itu também é muito conhecida pela sua história, uma vez que é considerada o berço da República Brasileira. Afinal, sediou a primeira Convenção Republicana do Brasil, em 1873, sabia? Isso mesmo! Ao mesmo tempo, é uma das estâncias turísticas do estado de São Paulo, portanto tem algumas atrações bem interessantes para quem quer sair da rotina. Que tal descobrir agora mesmo o que fazer em Itu, hein? A gente separou aqui alguns dos melhores passeios pelo destino, que atendem a públicos de todas as idades.
O QUE FAZER EM ITU (SP): 3 PASSEIOS QUASE OBRIGATÓRIOS!
Andar no Trem Republicano de Itu:
Antes de qualquer coisa, vale dizer que o passeio a bordo do Trem Republicano não pode faltar no seu roteiro, embora seja um atrativo recente do destino. O passeio dura mais ou menos uma hora, tempo da viagem entre Itu e a cidade de Salto, também no interior paulista. Durante o percurso, a guia vai explicando todo o caminho, assim como a história da cidade e os pontos por onde o trem passa. Inclusive, você pode escolher em qual categoria de vagão quer fazer a viagem: Turístico, Especial e Boutique. Além disso, prepare-se para se divertir com um músico e um ator, cujas presenças ilustres deixam o passeio ainda mais legal. Ao desembarcar em Salto, você se depara com o Restaurante Stazione, dentro da própria estação. Imperdível! Se animou? Joia! Contudo, lembre-se: o Trem Republicano só funciona aos sábados e domingos, com saídas sempre às 9h, 11h, 14h e 16h. Inclusive, aproveite para levar o seu pet, já que o Trem Republicano é pet friendly. Porém, isso vale apenas para o vagão Boutique, OK?
Fazer o Menor Walking Tour do Mundo:
Apesar de já termos mencionado aqui que Itu é a cidade dos exageros, aqui vai uma contradição: existe um tour chamado de Menor Walking Tour do Mundo. Isso porque, basicamente, ele ocorre em apenas cinco quarteirões, Mas, pode acreditar, isso já é o suficiente para ficar por dentro da história e das peculiaridades da cidade. Durante o tour, sempre acompanhado(a) por um(a) guia turístico(a), você percorre fábricas desativadas, igrejas, antiquários, museus e bares tradicionais. Além disso, o tour contempla a famosa Praça da Matriz. É lá onde ficam o orelhão e o semáforo de tamanhos desproporcionais, assim como os símbolos mais importantes do destino. Contudo, a Praça dos Exageros também é superfamosa e merece destaque. Lá, você encontrará muitos objetos gigantes e de todos os tipos, desde comidas até bonecos. Sendo assim, durante o passeio, não deixe de levar consigo uma boa câmera fotográfica, hein? E use a imaginação para tirar fotos divertidas!
Andar a cavalo e conhecer a Chácara do Rosário:
Já imaginou cavalgar sob a lua em uma fazenda do século 18? Pois então fique sabendo que em Itu isso é totalmente possível. Construída em 1756, a Chácara do Rosário tem estilo bandeirista e guarda muitas memórias e itens históricos. Conhecida antigamente como Engenho Grande, a chácara já chegou a produzir grande parte do açúcar da província de São Paulo. Atualmente, pode ser visitada por completo, passando por todos os cômodos e o engenho. No entanto, quando estiver por lá, não deixe de andar a cavalo e nem de experimentar os deliciosos bolos e sucos que são servidos aos(às) visitantes. Em linhas gerais, este é um passeio para quem curte uma boa história e principalmente ama estar em contato com a natureza.