Cruzeiro: Festival LGBTQIA+ a bordo de um Cruzeiro
Neste post você vai encontrar um panorama dos cinco continentes e, por fim, uma relação de todos os países do globo em que o casamento LGBT+ é legalizado. Dá só uma olhada!
CASAMENTO LGBT+ AO REDOR DO GLOBO
Antes de mais nada, o casamento LGBT+, também conhecido como casamento homoafetivo ou igualitário, é a união entre duas pessoas do mesmo sexo ou gênero, celebrado em cerimônia civil ou religiosa. Atualmente, e conforme já antecipamos no comecinho deste texto, ele é realizado e reconhecido em 32 países.
3 destinos nacionais baratos para quem não abre mão de viajar
Por outro lado, este cenário ainda tem muito a evoluir. Isso porque, pelo menos até o ano passado, 33 países contavam com medidas que visam “evitar” o casamento homoafetivo. Além disso, algumas regiões impuseram a lei islâmica constitucionalmente, a qual tende a ser interpretada como uma proibição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso para não mencionar que infelizmente ainda há lugares onde a homossexualidade é criminalizada.
Como viajar de avião com o pet: regras e dicas
A parte boa é que, com o passar do tempo, diversos países começaram a discutir mais o assunto e a entender a importância de reconhecer o casamento LGBT+. Inclusive, ele passou a ser encarado como um direito humano e civil, assim como uma questão política e social. Quer entender melhor? Então continue lendo!
Europa
A Dinamarca foi pioneira em aceitar a união civil de casais LGBT+. Entretanto, foi a Holanda que, em 2011, se tornou o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Desde então, 16 países europeus seguiram o exemplo. Entre eles estão: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Em contrapartida, destinos como Chipre, Croácia, Eslovênia, Estônia, Grécia, Hungria, Itália e República Tcheca não aceitam o registro de casamento no cartório. Essa galera, por sua vez, reconhece apenas as declarações de união estável/união civil.
América
O Canadá foi o primeiro das Américas a legalizar o casamento LGBT+, lá em 2005. Posteriormente, em 2015, a Suprema Corte dos Estados Unidos fez a mesma coisa. Vitória!
Já na América Latina o casamento para todos é legal em sete países por enquanto. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador e Uruguai.
Clique aqui para garantir seu Tour panorâmico pela cidade de Toronto!
Ásia
Em 2019, o Parlamento legalizou o casamento LGBT+ em Taiwan, o único país asiático a permitir a união. No Oriente Médio a situação não é muito diferente, uma vez que a região é tradicionalmente mais “conservadora”. Contudo, vale dizer que em Israel o casamento LGBT+ não é ilegal; no entanto, ele não pode ser realizado no país pela falta de uma instituição com poderes para isso.
Oceania
A Nova Zelândia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2013. Por sua vez, a Austrália “deu a sua bênção” em dezembro de 2017, por meio de votação do Parlamento.
África
No continente africano, cerca de 30 países ainda proíbem a união. Mas existe uma luz no fim do túnel, já que desde 2006 a África do Sul legalizou o casamento LGBT+.
5 boas razões para conhecer a África do Sul
LISTA COMPLETA DE PAÍSES QUE PERMITEM O CASAMENTO LGBT+
– África do Sul
– Alemanha
– Argentina
– Austrália
– Áustria
– Bélgica
– Brasil
– Canadá
– Chile
– Colômbia
– Escócia
– Eslovênia
– Espanha
– Estados Unidos
– Equador
– Finlândia
– França
– Holanda
– Inglaterra
– Irlanda
– Islândia
– Luxemburgo
– Malta
– México (aceito em todos os 31 estados, mas apenas realizado na Cidade do México e nos estados de Quintana Roo, Cohahuila, Chihuahua e Guerrero)
– Noruega
– Nova Zelândia
– País de Gales
– Portugal
– Suécia
– Suíça
– Taiwan
– Uruguai
E aí, gostou de saber quais países que permitem o casamento LGBT+? Que tal, então, compartilhar este post com amigos(as)? Dessa forma você contribui para a disseminação dessas informações e, consequentemente, para o combate ao preconceito 😊