Se você abrir o mapa-múndi e procurar pelo Panamá, vai ver que o país fica exatamente entre a América do Sul e a América Central. Logo, não é nenhuma coincidência o fato de o destino receber muita gente que viaja em direção ao Caribe e até aos Estados Unidos, por exemplo.
Mas esta localização privilegiada esconde outra carta na manga. Um trunfo, na verdade, que nem todo mundo sabe. A região dá acesso tanto ao Oceano Pacífico quanto ao Mar do Caribe, vantagem que faz do Panamá um lugar excelente para pegar uma praia. Aliás, uma não. Várias! São mais de 3 mil km de costa e mais de mil ilhas e cayos que podem ser visitados. E o melhor de tudo: a grande maioria tem sua beleza intocada, já que muitos desses points permanecem desabitados.
Agora, entre praias de areia branca, praias de areia preta, praias para quem se amarra em surfe e praias para quem só quer relaxar, o país encanta com suas particularidades. E, aqui, a nossa meta é encantar você, que está lendo este post, com a natureza abundante da região. Delicie-se agora com a seleção que a gente fez e conheça as melhores praias do Panamá!
Porto Rico: 4 dicas imperdíveis!
AS 4 MELHORES DICAS PARA CURTIR AS PRAIAS DO PANAMÁ:
Bocas del Toro, onde estão as mais famosas praias do Panamá.
Bocas del Toro é uma província no Panamá conhecida por suas famosas praias no Mar do Caribe. As três principais ilhas são Colón, Bastimentos e Carenero. Entre as diversas praias, destaca-se a Playa Estrella, com águas cristalinas e estrelas-do-mar, mas também atrai bastante gente devido aos quiosques e restaurantes. Para encontrar praias mais tranquilas, é recomendado fazer uma trilha até Boca del Drago, onde é possível pegar um barco para visitar a encantadora Isla Pájaros, desde que o mar não esteja muito agitado. Bocas del Toro é um destino paradisíaco para os amantes de praias e belezas naturais.
San Blas: uma experiência ao lado dos Guna e de frente para o mar
San Blas é um arquipélago de 360 ilhas no Panamá. É um destino popular para turistas que procuram relaxar e se conectar com a natureza. As ilhas são administradas pelo povo Guna, um povo indígena que habita a região há séculos. San Blas é um ótimo lugar para se desconectar do mundo moderno e aprender sobre a cultura indígena.
Hotéis no México: 5 opções fantásticas!
3. Riviera Pacífica: para quem se amarra em um resort
Antes de qualquer coisa, a região de Riviera Pacífica se encaixa direitinho com a descrição “destino de veraneio”. É uma dica sem erro para quem está a fim de se hospedar em um bom resort, gastar longas horas na praia e ter à sua volta uma porção de restaurantes, lojas e comodidades. Inclusive, um dos diferenciais do destino são os hotéis all inclusive, uma facilidade extra para os(as) visitantes.
Ao contrário de San Blas, cujo estilo de vida é rústico, Riviera Pacífica fez questão de levar a urbanidade para um cenário de beleza. E não tem nada de errado nisso, são apenas roteiros com pegadas diferentes.
4. Playa Venao e Isla Iguana, destaques da costa do Pacífico
Não se engane: apesar de pequeno, com menos de 3 mil habitantes, o distrito de Pedasí não decepciona. Parte da província de Los Santos, na Península de Azuero, em seus arredores estão algumas opções de praias no Panamá que ninguém pode deixar de visitar.
A primeira delas é a Playa Venao, um ótimo exemplo de como a costa do Pacífico vale ouro. Acima de tudo, Venao é a Meca dos(as) surfistas. Logo, ver alguém caminhar pra lá e pra cá com uma prancha debaixo de braço tá longe de ser algo incomum. As ondas são boas ao longo de todo o ano, mas a época mais propícia para o esporte por ali é entre novembro e maio.
Ao mesmo tempo, uma dica gostosa de o que fazer é caminhar pela praia. A areia é escura, quase preta, e em alguns trechos podem ser avistadas pedras de todos os tamanhos. A cor pode até causar estranheza em um primeiro momento, mas relaxe, pois ela tem relação com a origem vulcânica do local.