Você tem uma viagem marcada para o México a partir de 18/08/2022? Então fique atento(a), pois o país vai voltar a exigir visto físico de turistas brasileiros(as). A decisão foi oficializada por meio da publicação no Diário Oficial do governo mexicano e altera a medida que estava em vigor, que envolvia somente uma autorização eletrônica.
Clique aqui e garanta sua Excursão pela Cidade do México!
A notícia traz novidades em todo o processo. Para começar, quem quiser o visto terá de ir até as unidades do consulado mexicano nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro ou, então, se dirigir à embaixada, em Brasília (DF). Pelo menos por enquanto, não é possível obter o documento on-line.
Ao mesmo tempo, todos(as) terão de pagar uma taxa de US$ 48. Hoje, o valor corresponde a mais ou menos R$ 250. No entanto, tenha em mente que o valor pode mudar pra cima ou pra baixo por conta da oscilação do câmbio.
PASSO A PASSO PARA TIRAR O VISTO PARA O MÉXICO
De modo geral, as etapas são bastante simples. Porém, como se trata de uma medida nova, é preciso ter paciência, sobretudo em função do grande volume de pessoas e, também, à escassez de algumas informações.
- Acesse o site sre.gob.mx. Vai aparecer uma mensagem em espanhol perguntando se você está a fim de realizar algum trâmite no México ou por meio de algum consulado. Clique nesta última opção (será o quadradinho da direita).
- Você terá de clicar em “crear cuenta” para criar um cadastro. Uma ficha deve aparecer na tela, solicitando dados como nome, país, e-mail e em qual consulado você deseja ir, entre outros. Você também vai precisar definir uma senha. Pense em uma senha forte, de preferência com caracteres especiais e números, pois o sistema não aceita senhas consideradas “fracas”.
- Fique de olho no e-mail que você utilizou para fazer o cadastro. Isso porque você terá de validar a sua conta para poder dar sequência ao processo.
- Agende quando será a sua ida até o consulado ou embaixada. Para tanto, clique no botão “Programar”. Vai aparecer na tela o endereço do consulado localizado na cidade que você selecionou no cadastro. Clique em “Seleccionar”, depois em “Aceptar” e, em seguida, em “Continuar”.
- O sistema vai pedir que se inclua a Clave Única de Registro de Población, que é como o RG para os(as) mexicanos(as). Como estrangeiros(as) não têm este número, clique na opção “Agregar manualmente” e insira os dados que forem solicitados. Detalhe: tenha o passaporte em mãos.
- Conforme aparece no próprio site do consulado do México, os(as) interessados(as) devem ir até o consulado ou embaixada no dia estipulado. Entretanto, é preciso levar o número do agendamento e alguns documentos. Entre eles estão o formulário de solicitação do visto com foto 3×4, comprovação do pagamento da taxa e original e cópia de alguns documentos. São eles: passaporte; comprovante de emprego e contracheque ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), ambos dos últimos três meses; extratos bancários (também dos últimos três meses); e documentos que comprovem a posse de um imóvel (se houver).
5 destinos no México que todo mundo precisa visitar
Pode ser importante saber
Conseguiu o visto? Maravilha! Ele terá validade de 180 dias a partir da data de emissão, OK?
No momento da entrevista, menores de 18 anos precisam estar na companhia de ambos os pais. Os(as) responsáveis, por sua vez, terão de apresentar comprovação de filiação. Isso inclui original e cópia das identidades dos pais e a certidão de nascimento dos(as) filhos(as).
Confira esse Passeio de Balão sobre Teotihuacan!
Cumpra todas as etapas com atenção, já que o visto pode ser negado caso a pessoa não porte algum documento, por exemplo. Mas, se isso acontecer, sem desespero: você pode fazer um reagendamento e passar por uma nova análise após 90 dias.
TODO MUNDO PRECISA TIRAR O VISTO?
Não! Algumas pessoas estão isentas desta obrigação. São elas:
– quem tiver visto válido e vigente para os EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Japão e Reino Unido, bem como para qualquer outro país que faça parte do Tratado de Schengen;
México: um pouco sobre Cancun e Playa del Carmen
– pessoas que sejam residentes permanentes nos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte. Além disso, o visto não é exigido de quem morar em algum país que faça parte do Tratado de Schengen, assim como em um dos países que integram a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).
POR QUE A GENTE VAI TER QUE TIRAR VISTO PARA O MÉXICO?
Segundo o governo mexicano, a medida tem a ver com o fato de que muitos(as) brasileiros(as) estavam trabalhando de forma ilegal no país. Embora a publicação no Diário Oficial não mencione, acredita-se que a decisão também tenha sido tomada devido à grande quantidade de pessoas tentando cruzar clandestinamente a fronteira para os Estados Unidos.
Sendo assim, cabe ressaltar que quem chega ao México, ainda que em uma viagem de negócios, não tem autorização para realizar atividades remuneradas.
E aí, o que você achou da necessidade de tirar visto para o México?