Que Maceió é uma das regiões mais bonitas do Nordeste não há dúvida. Afinal de contas, a capital do estado de Alagoas tem dias geralmente claros e quentes, que harmonizam com a água ora azul, ora esverdeada que preenche o horizonte. Parece um sonho, né? E a melhor parte é que você nem precisa ir muito longe pra curtir a natureza estonteante, sabia? Isso porque perto do centro existem três praias imperdíveis em Maceió, cuja infraestrutura é ideal para passar o dia relaxando ou para curtir a noite alagoana.
1. A badalada Praia de Pajuçara
Este talvez seja um dos nomes mais conhecidos de Maceió. A Praia de Pajuçara fica no centro e, por isso mesmo, é de fácil acesso e tem tudo à sua volta. Isso significa que a água ali não é própria para banho? Depende muito, então vale ficar de olho na qualidade da água antes de dar aquele mergulho. De toda forma, você vai perceber a grande quantidade de jangadas que ocupam a faixa de areia. O motivo disso é simples: quando a maré está baixa, elas transportam os turistas 2 km mar adentro em direção às piscinas naturais, carregadas de corais e peixinhos. Sendo assim, pegue um snorkel e não tenha pressa. Nesses paraísos a água é cristalina, pode acreditar.
Feriados de 2023: datas e ideias de viagens para cada época do ano
Aliás, você sabia que as jangadas fazem as vezes de bares? Pois é isso mesmo. Dá para aproveitar a vista na companhia de uma bebida ou de um petisco, pelo menos até a maré começar a subir, momento em que os jangadeiros levam as pessoas de volta. Os passeios podem durar até 2h.
De volta à praia, a dica é caminhar no calçadão e escolher algum quiosque e/ou restaurante na orla. Além disso, vale dar um pulinho na Feira de Artesanato, à beira-mar. O point é perfeito para comprar lembrancinhas e também para captar a essência da região, já que o local costuma ser palco para apresentações de artistas.
2. A tranquila Praia de Jatiúca
Apesar de figurar entre as praias mais badaladas de Maceió, a Praia de Jatiúca costuma ser mais vazia do que Pajuçara. Portanto, é ideal para quem quer sossego em uma das áreas mais nobres da cidade.
Por ter uma vocação maior para ondas, Jatiúca não decepciona nenhum surfista, embora a maré costume ser baixa pela manhã. Outro fato é: o verde intenso do oceano chama a atenção logo de cara, e a temperatura da água, quase sempre morna, é outro ponto positivo.
Ao longo de toda a orla – uma das mais bonitas da cidade, aliás -, quiosques e restaurantes fazem a alegria dos visitantes. Especialmente as tapiocarias, que adocicam ainda mais a vida de quem, muito provavelmente, já está tendo um dia delicioso. Bônus: quem estiver a fim de se exercitar fora do mar pode aproveitar a ciclovia e a pista de corrida.
A viagem ideal de cada signo: confira o horóscopo do(a) viajante 2023
3. A queridinha Praia de Ponta Verde
De longe, o mar é verdinho, irresistível. De perto, percebe-se que as águas são cristalinas e mornas. Ao mesmo tempo, coqueiros enfeitam a orla. Ou seja: se encantar com a Praia de Ponta Verde é tarefa pra lá de fácil. Não é à toa que ela está entre as praias urbanas mais procuradas pela galera que viaja para Maceió! Há muitas opções de quiosques por ali; porém, os mais conhecidos são, sem dúvida alguma, Lopana e Kanoa Beach Bar. Ambos ficam no começo da praia, pouco depois da Feira de Artesanato.
Um detalhe bem legal de Ponta Verde é que a região abriga o letreiro “Eu amo Maceió”. Então já sabe, né? Prepare a câmera e o sorriso para mil selfies diferentes. Ao lado do letreiro, mais um destaque: um tipo de píer que é também o melhor lugar do mundo para admirar o pôr do sol. Quer mais? Pois saiba que a praia conta ainda com um farol de 11 metros de altura que se transformou em um dos cartões-postais de Maceió. Ele não é só bonito: ele fica no meio do mar e, quando a maré está baixa, dá para andar até ele enquanto se aproveita as piscinas que se formam no caminho. Mas, ó, como costuma ter bastante pedra, coral e ouriços por ali, a dica é caminhar usando chinelos ou algum outro tipo de calçado emborrachado, combinado?
Dicas para uma viagem de avião confortável