A Bolívia é um destino e tanto, principalmente para os viajantes mais aventureiros.
O país arrasa na diversidade de paisagens, que vão de selvas tropicais ao alto dos Andes e o maior deserto de sal do mundo. E ainda tem uma cultura riquíssima, que preserva as heranças dos povos originários.
Sua capital, La Paz, é imperdível, mas há muito mais para se ver no país.
Abaixo, selecionamos quatro destinos que podem compor um super roteiro de turismo na Bolívia.
Samaipata
A 120 km de Santa Cruz da La Sierra, cidade que recebe voos diretos do Brasil, Samaipata tem um centrinho pacato e pouco mais de 4 mil habitantes. A cidade é base para conhecer o sítio arqueológico El Fuerte, dominado pelo incas no século 14, com ruínas entre uma bela paisagem montanhosa. De lá também saem passeios pelo Parque Nacional Amboró, com várias trilhas em meio à mata fechada, e para as cachoeiras de Las Cuevas. No centrinho há alguns bares, lojinhas e restaurantes.
O que fazer em La Paz, na Bolívia: 8 pontos para visitar
Sucre
Patrimônio da humanidade pela UNESCO, Sucre floresceu no século 16 devido à atividade mineradora dos arredores. Hoje, é a cidade mais atraente para fazer turismo na Bolívia, com belas construções coloniais, clima ensolarado e estudantes que atendem às universidades locais entre lojinhas, mercados e restaurantes. Passeando a pé você pode visitar o Parque Símon Bolívar, o Mercado Central e a Casa de la Libertad, museu que fala sobre a independência do país. Aos domingos, o melhor programa é pegar um tour ao Mercado de Tarabuco, povoado a 65 km de Sucre que serve de ponto de venda e compra para vários produtores da região.
Conheça 7 atrações ao ar livre na Bolívia
Rurrenabaque
A cidade é porta de entrada para conhecer a Amazônia boliviana. Procure agências de turismo sustentável para reservar passeios pelo Parque Nacional Madidi, uma das joias da biodiversidade da Amazônia e do mundo. Os tours de dois a três dias incluem passeios de canoa, avistamento de botos-cor-de-rosa e caminhadas pelos pântanos para encontrar sucuris. Peça para o seu agente de viagens reservar hospedagens de base comunitária, gerenciadas pelas comunidades locais.
Dicas para uma viagem de avião confortável
Salar do Uyuni
Estrela do turismo na Bolívia, o maior salar do mundo tem 12.000 km² que se estendem a 3.600 metros de altitude. Tours saem da cidade de Uyuni e percorrem a região em três dias em veículos 4×4 com hospedagem em pequenos alojamentos, passando por vulcões, lagoas coloridas, águas termais, uma ilha com cactos gigantes e a imensidão do salar (que, no verão, época das chuvas, tem aquele efeito de refletir o céu). Também há hotéis mais sofisticados nos arredores de Uyuni para quem quer ver o deserto com mais conforto.