Pegar a estrada é sempre uma emoção. Quando falamos de motos, então, passa a ser também um estilo de vida. Nós preparamos este post com seis rotas de viagens de moto que merecem ser percorridas pelo menos uma vez na vida. Bora lá?
Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil
VEM VER: ROTEIROS INCRÍVEIS PARA VIAGENS DE MOTO
1. Rota Romântica (Rio Grande do Sul)
Percurso que vai de Porto Alegre a Gramado, uma excelente forma de conhecer o Rio Grande do Sul é por meio desse passeio. Ao todo são mais de 200 km de percurso, o qual passa por municípios como Novo Hamburgo, Morro Reuter, Presidente Lucena e Nova Petrópolis. Dica de ouro: realizar o tour no outono ou na primavera deixa tudo ainda mais mágico. Sendo assim, não deixe de fazer várias paradas pelo caminho para tirar fotos, OK?
2. Rota do Sol (Rio Grande do Norte)
Com ponto de partida na zona sul de Natal, mais especificamente na Praia de Ponta Negra, a Rota do Sol (RN-063) liga as mais belas praias potiguares até Pipa. Dona de uma beleza única, durante essa viagem vale a pena fazer uma parada na cidade de Parnamirim, a apenas 12 km da capital, para conhecer o maior cajueiro do mundo, árvore que ocupa uma área de 8,4 mil m². Outros pontos que merecem uma visita são: Mirante dos Golfinhos, Lagoa Guaraíras e a Barreira do Inferno, base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira.
Hotéis em Natal – Clique aqui e confira!
3. Estrada Real (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
Alô, amantes de história e arquitetura, esse roteiro é ideal pra você! Isso porque a Estrada Real, a maior rota turística do Brasil, percorre caminhos que foram construídos em meados do século 17, durante o ciclo de mineração, e tem muito a contar aos seus visitantes. Somando mais de 1,6 mil km, corta diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tais como Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), São João del Rei (MG), Caxambu (MG), Guaratinguetá (SP), Paraty (RJ) e Cunha (SP). Em outras palavras, é uma viagem riquíssima em vários aspectos – e a gastronomia não fica de fora, claro! Ou seja: vale a pena incluir a Estrada Real nas suas próximas viagens de moto.
4. Estrada das Hortênsias (Rio de Janeiro)
Ligando duas famosas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis e Petrópolis, a Estrada das Hortênsias (BR-495) é rodeada por flores em alguns trechos, por isso levou esse apelido. Contando com 33,4 km de percurso, ela também oferece pontos com vistas deslumbrantes das montanhas e da Serra dos Órgãos. Portanto, não perca nenhuma chance de voltar pra casa com fotos bem bonitas, viu?
Teresópolis – Confira opções de hotel!
Hotel em Petrópolis – Clique aqui e confira!
5. Rio-Santos (São Paulo e Rio de Janeiro)
Muito famosa, a Rio-Santos (BR-101) liga o litoral fluminense ao litoral paulista, somando mais de 500 km de extensão. Pontilhada de paisagens maravilhosas e emolduradas pela natureza, ela é uma das prediletas dos viajantes que amam pilotar em direção ao mar. Quais são as cidades desse percurso? São várias, mas anote aí alguns nomes de peso: Guarujá (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
6. Estrada da Graciosa (Paraná)
Exibindo 40 km de extensão, a Estrada da Graciosa (PR-410) tem um trecho revestido por paralelepípedos e passa por diversos elementos do século 19. Fazendo a conexão entre Curitiba e as cidades históricas de Antonina e Morretes, por exemplo, ela não permite a circulação de ônibus e caminhões. Além disso, vale ressaltar que passa pela Mata Atlântica, pelo litoral paranaense e pela serra do mar, proporcionando vistas inesquecíveis, inclusive da Baía de Paranaguá.
Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil
E você, já fez uma dessas viagens de moto? Então conta pra gente nos comentários, pois o seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉