Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil

Esta pensando em viajar? Que tal aproveitar a beleza e a diversidade do nosso país? Afinal de contas, o Brasil tem tudo: de destinos de ecoturismo, com praias reconhecidas mundo afora, a grandes metrópoles, cujos conforto e infraestrutura não deixam nada, nada a desejar.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil

Se você ainda não teve a chance de visitar nenhum desses lugares, nosso post pode te ajudar a definir para onde será a sua próxima viagem.

Agora, caso já tenha visitado um ou mais lugares, sinta-se, desde já, convidadx a deixar um comentário. Até porque dessa forma você acaba tirando as dúvidas que outras pessoas podem ter – e também é muito bom falar de viagem, né? Fala sério!

Sem mais delongas, então, vamos explorar o que o nosso Brasilzão tem a oferecer. Não temos como citar todos os destinos do país, senão este post seria (ainda mais) enorme, mas nos esforçamos pra mostrar toda a sua diversidade 🙂

UM TOUR PELO BRASIL

Região Norte

O Norte do Brasil inspira e expira ecoturismo, além de ser a maior região do país em extensão territorial. Pra começar, é ali onde fica a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Fazer expedições fluviais, escalar árvores, assistir a um ritual de uma tribo indígena, dividir o mesmo ambiente que animais (inclusive alguns ameaçados de extinção), aprender sobre as lendas amazônicas – alô, boto cor-de-rosa! –… A verdade é que a região é um grande organismo vivo e não dá para ficar indiferente aos seus encantos.

Fora a Selva Amazônica, ainda há muito o que explorar na região Norte. Esse é o caso, por exemplo, de Manaus, a capital do Amazonas. Um dos grandes símbolos da cidade é o Teatro Amazonas, assim como o icônico Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões e a Praia da Ponta Negra. Peraí, praia no Amazonas? Sim, e com espaço para a prática de esportes, calçadão e tudo. Não confunda com a praia de Natal, no Rio Grande do Norte, viu? Essa é bem diferente e se forma somente quando o rio está baixo.

Hotéis em Manaus – Clique aqui e confira!

Ainda pelo Norte, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é perfeito para quem curte muito turismo de aventura. E pudera: a região tem dunas douradas, fervedouros – onde é impossível afundar, aliás –, cachoeiras e cânions. Vale destacar ainda a famosa Pedra Furada, mirante de onde o pôr do sol é quase inacreditável. Ou seja: a experiência é supercompleta.


Seguros Promo

Região Nordeste

Praias paradisíacas, sol, sorrisos largos e comida boa: bem-vindx ao Nordeste! Terra bonita por natureza, a região se transformou em um dos cartões-postais do Brasil. Por isso, faz todo o sentido reservar um bom espaço para falar sobre ela.

Hotéis no Nordeste do Brasil – Clique aqui e confira!

Porto de Galinhas, em Pernambuco, exibe 18 km de praias de águas azuis-esverdeadas e faixa de areia branca. Das praias ainda dá para pegar uma jangada e curtir as gostosas piscinas naturais. Por falar nelas, a alagoense Maragogi é referência no assunto, uma vez que integra a Costa dos Corais, uma Área de Preservação Ambiental. Seu apelido faz jus à fama: Caribe Brasileiro.

No Maranhão, os Lençóis Maranhenses roubam a cena com a sua imensidão de areia e água, onde dunas e lagoas formam paisagens de tirar o fôlego. Da mesma forma, o Ceará guarda outra joia: Jericoacoara (mas pode chamar de Jeri, se quiser). Linda, tranquila e emoldurada por um crepúsculo estonteante – sobretudo na Duna do Pôr do Sol –, essa vila de pescadores conquistou o mundo sem, contudo, deixar sua simplicidade para trás.

Outro destino que merece os holofotes: Trancoso, na Bahia. Mistura do rústico com o luxuoso, tem um charmoso centro histórico – o famoso Quadrado – e praias de águas cristalinas. Tão belo quanto, Una, onde fica a célebre Ilha de Comandatuba, coleciona praias bonitas e quase privativas, bem como trilhas ecológicas, locais para banho de lama e outros points.

Ainda na Bahia, a Chapada Diamantina é perfeita para quem se amarra em aventura. Isso porque, além da beleza majestosa, há trilhas por entre os cânions, grutas que rendem experiências únicas – caso dos poços Azul e Encantado – e cachoeiras, por exemplo. Sabe o que isso significa? Que você vai ter a chance de tirar milhares de fotos lindas.

E não tem como não falar de Fernando de Noronha, outro destino de Pernambuco. Melhor point de mergulho do país, tem algumas das melhores praias do planeta, caso da ilustre Baía do Sancho. Isso sem mencionar os mirantes, vistas arrebatadoras – afinal, quem nunca ouviu falar nos Dois Irmãos? – e todo o cuidado com a natureza.

Top 5 passeios em Fernando de Noronha

Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região Centro-Oeste é a nossa próxima parada. Tá a fim de saber o que fazer por lá? Bom, você já deve ter ouvido falar em Bonito, certo? A queridinha do Mato Grosso do Sul atrai inúmeros visitantes por conta de sua beleza ímpar, que pode ser explorada nas cavernas, cachoeiras e por meio da flutuação nos rios. Anote aí alguns destaques da cidade: a Gruta da Lagoa Azul e o Abismo Anhumas.

Confira hotéis na Região Centro-Oeste!

Por outro lado, no estado vizinho do Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem como cartão-postal a Cachoeira Véu de Noiva. Mas, além disso, a Chapada é composta por grandes formações rochosas e cachoeiras, servindo de refúgio para mais de 200 espécies de aves e mamíferos.

Região Sudeste

Brasil

Alô Sudeste, chegamos! Vai, pensa rápido: Rio de Janeiro ou São Paulo? Na real, não importa muito qual você escolha, pois as duas opções são perfeitas para todos os tipos de viajantes. E aqui você ainda conhece diversos outros destinos da região. Se liga!

Fala a verdade: é só falar em Rio de Janeiro que você já pensa nela, na Cidade Maravilhosa, né? E não há nada de errado com isso. Extremamente bonita – mas bonita MESMO! – e porta de entrada para o estado, a capital fluminense esbanja atrativos. Afinal, tem o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o calçadão, as praias de Ipanema e Copacabana, o Arpoador, etc. No entanto, sempre que der, vale muito a pena conhecer outros destinos, acredite.

Rio de Janeiro – Passeios Clássicos

O estado do Rio é bem famoso pela sua região serrana, sabia? E, embora a dica seja visitar todas as cidades que a compõem, as mais conhecidas são Petrópolis e Teresópolis. Se você for fã de novelas, provavelmente já ouviu alguém falar em uma delas. Ambas têm uma vibe tranquila e reúnem natureza e muitas opções de lazer. Já na Serra da Mantiqueira, um dos destaques vai para Penedo, distrito pertencente ao município de Itatiaia e a única colônia finlandesa do país.

Agora, no que se refere às praias, cabe ressaltar a bela Região dos Lagos, onde Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio despontam como os principais nomes. Ao mesmo tempo, quando o assunto é sol e mar, não dá pra não mencionar Angra dos Reis e Paraty, outros paraísos dignos de porta-retratos.

O que fazer em Angra dos Reis (RJ): conheça 7 pontos turísticos

Próxima parada neste Dia Nacional do Turismo: São Paulo. Que a capital paulista é superagitada e recheada de points que merecem uma visita ninguém duvida. Esta aconchegante selva de pedra tem na Avenida Paulista, no Parque Ibirapuera, no Mercadão e no seu Centro Histórico, por exemplo, alguns de seus redutos mais procurados. Mas destaca-se também pelo talento para o entretenimento, pela gastronomia diversificada, pela vocação para a arte (refletida em inúmeros museus) e pela vibrante vida noturna.

Não muito longe da cidade, entretanto, alguns destinos de praia aparecem como ótimas opções para fugir da rotina. São eles: Santos, Guarujá e Ilhabela. E o interior também não decepciona, sabia? Guarde bem esses nomes: São Roque, Campos do Jordão, Serra Negra, Holambra e Cunha, mesmo porque eles são alguns dos favoritos da galera para viagens curtinhas.

E Minas Gerais? Oras, é outro estado que todo mundo devia conhecer e que conta a história do Brasil. Apesar de Belo Horizonte ser a capital (e, claro, também oferecer uma série de atrativos para os visitantes), ao longo dos anos Capitólio entrou em evidência por ser um baita representante do ecoturismo. Quem vai pra lá se depara com cenários muito bonitos e consegue se conectar com a natureza de uma forma única. A mesma coisa vale para Monte Verde. De ares bucólicos e com uma aura romântica, o destino é bem instagramável e é pontilhado de restaurantes e lojinhas, além de dispôr de várias trilhas.

Achou que a gente ia deixar o Espírito Santo de fora? De forma alguma! Além da dupla Vitória Vila Velha, cidades imperdíveis e que definitivamente merecem uma atenção especial, nenhum roteiro é completo sem incluir Guarapari, balneário com mais de 50 praias, e Domingos Martins, destino que não economiza nos atrativos e que é emoldurado por montanhas. Sua vasta área verde agrada bastante quem está em busca de natureza.

Região Sul

Por último, mas muito importante, Foz do IguaçuEssa paranaense é a casa das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, e do Parque das Aves, refúgio de mais de mil animais resgatados. Isso sem contar o fato de que ela faz fronteira com Argentina e Paraguai, o que a transforma em um destino gastronômico e de compras.

Hotéis no Sul do Brasil – Clique aqui e confira!

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, é outra onde há muito o que ver e fazer. Todavia, sempre que possível, a dica é estender a viagem até a bela Serra Gaúcha. Gramado é a queridinha dos turistas e encanta com sua arquitetura europeia, museus, opções de lazer e gastronomia pra lá de diferenciada, com destaque para o chocolate. Bem próxima dela, a 9 km de distância, Canela tem a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, o Alpen Park e também pode ser facilmente incluída em seu roteiro.

O que fazer em Gramado e Canela?

E você, o que achou do nosso post? Tem alguma outra sugestão de destino de Norte a Sul do Brasil? Já conheceu alguma dessas cidades que a gente mencionou? Então conta pra gente nos comentários!

Se gostou, compartilhe!

Deixar uma resposta