De praias paradisíacas a florestas praticamente intocadas, passando inclusive por uma série de vulcões. Assim é a Costa Rica, país reaberto para os brasileiros e cheio de lugares inesquecíveis para visitar. Localizada na América Central, a região é a escolha perfeita para quem está a fim de curtir ao ar livre e junto à natureza. Nunca tinha pensado em ir pra lá? Então confira a seguir um pouquinho do que o destino tem a oferecer.
Veja lista de países onde brasileiros têm entrada autorizada
LUGARES PARA VISITAR NA COSTA RICA
1. San José, a capital da Costa Rica
Porta de entrada para a Costa Rica, a capital San José é rodeada de montanhas e agraciada por ricas história e cultura. O Teatro Nacional, por exemplo, o principal do país, foi inaugurado em 1897 e tem uma fachada com clássicos traços renascentistas. Ou seja: rende fotos bem bonitas. Pertinho do teatro fica a Catedral Metropolitana, que vale a pena conhecer, sobretudo por dentro.
Além disso, a cidade também conta com o Museu de Arte Costarriquenha, que exibe uma coleção incrível assinada por artistas nacionais, assim como com o Museu Nacional da Costa Rica, que desvenda todo o passado do país. Para captar a vibe e a essência de San José, nada melhor do que caminhar pela Avenida Central – que fica bem no centro, é claro!
Por fim, a vida noturna é supervibrante e agitada por ali, cheia de bares e restaurantes com música ao vivo.
2. Parque Nacional Volcán Tenorio
Busca um local para se conectar com a natureza? Bingo! O Parque Nacional Volcán Tenorio, a 200 km de San José, na província de Alajuela, preenche essa expectativa. Seu nome deriva do vulcão Tenório, localizado ali mesmo, dentro do parque. Embora ele seja um vulcão ativo, não oferece riscos, portanto não se preocupe. Ao seu redor existe muito verde, o que significa que o lugar também é ótimo para observar animais e plantas típicos da região. Isso faz todo o sentido, já que o parque faz parte da Área de Conservação Arenal Tilaran.
Outro destaque – a grande estrela, aliás – é o Rio Celeste. A tonalidade azul-turquesa da água é fruto de uma reação química causada pelo encontro das águas dos rios Buenavista (rico em silicato de alumínio) e Sour Creek (que mescla acidez acentuada e a presença de enxofre). Prepare a câmera, porque a cachoeira que desemboca no Rio Celeste é um dos pontos altos do passeio.
Dica: por ser um lugar extremamente úmido, as trilhas podem se tornar escorregadias, principalmente por conta da lama abundante. A chance de chuva também é alta praticamente o ano inteiro. Sendo assim, a dica é levar galochas ou alugar um par na entrada do parque.
3. Rincón de La Vieja e Vulcão Arenal
Próxima parada: Parque Nacional Vulcão Rincón de La Vieja. O point abriga dois vulcões – Santa Maria e um de nome homônimo ao parque – e é excelente para quem está a fim de se esbaldar em natureza. Afinal, trata-se de uma área ecológica de mais de 14 mil hectares que protege uma variedade enorme da flora e da fauna regionais.
Quer saber uma curiosidade impressionante? Estima-se que o vulcão Rincón de la Vieja, um dos maiores da província de Guanacaste, tenha mais de um milhão de anos. Nada mal, né?
E, já que o assunto são essas estruturas geológicas fantásticas, se a viagem é para a Costa Rica vale a pena, então, reservar um tempinho para conhecer também o Vulcão Arenal. E não é só porque ele é um dos principais pontos turísticos do país, não! La Fortuna, que é uma das cidades-base para quem quer visitar o local, é famosa ainda pelas águas termais (ou hot springs). Quem estiver por lá pode fazer uma trilha de 8 km (ida e volta) até o topo do vulcão não ativo Cerro Chato ou, então, se deliciar com a vista para o Arenal.
De uma forma ou de outra, mantenha a câmera sempre a postos, OK?
4. Guanacaste, um dos redutos de praia na Costa Rica
Fala sério: ninguém vai pra Costa Rica e deixa de conhecer as praias, certo? Pois é claro que elas não ficariam de fora da nossa lista. Guarde bem esses nomes: Playa Tamarindo e Playa Langosta. Elas são bem populares e ficam em Tamarindo, cidade na província de Guanacaste, ao norte do país. Pontilhadas de bares e restaurantes, a primeira delas é uma ótima escolha para os viajantes que não dispensam infraestrutura, ao passo que Langosta é ideal para quem visa relaxar longe do agito.
Ah! Tamarindo também é o endereço da Playa Conchal, famosa por seus milhares de conchas espalhados pela areia. Para completar, o mar tem águas azuis irresistíveis. Quem conhece sabe: não dá pra negar que ela é uma das mais belas da Costa Rica.
5. Península de Osa
Apesar de ser um destino bem procurado pelos surfistas, a Península de Osa vai muito além desse esporte, já que oferece opções como mergulho e pesca. Além disso, o local sedia o Parque Nacional Corcovado, uma das áreas tropicais mais diversificadas e ricas de todo o planeta.
Quer ainda mais natureza e tranquilidade? Pois então saiba que a região de Drake Bay, acessada via barco ou transporte aéreo, não decepciona. Isso porque abriga praias desertas e trilhas naturais e oferece excursões de pesca, mergulho com snorkel e até um passeio para ver as rãs-venenosas-granuladas, por exemplo. Essa espécie de rã é encontrada somente na Costa Rica e no Panamá e corre risco de extinção. Em outras palavras, é uma oportunidade única poder vê-las de pertinho.
6. Parque Nacional Tortuguero
Riquíssimo quando o assunto é diversidade ecológica, o Parque Nacional Tortuguero é um dos mais importantes da Costa Rica. O que dá pra fazer por lá? Bem, anote aí: trilhas guiadas que permitem um contato próximo com a fauna e a flora, relaxar em uma das praias nos arredores e aproveitar para conferir de pertinho a desova das tartarugas marinhas.
E aí, bora planejar sua aventura pela Costa Rica, agora que já conhece alguns dos seus atributos? Converse agora mesmo com o seu agente de viagens, uma vez que ele pode te ajudar a desenhar o melhor roteiro e a planejar a trip com calma. Depois volte aqui para compartilhar sua experiência com a gente. Assim você ajuda (e inspira!) outros viajantes 😉