Com desenvolvimento recente, o Sul da Ilha de Florianópolis é a região mais bonita e preservada do destino.
Lá estão praias cinematográficas, vilarejos tradicionais de pescadores, dunas e lagoas entre uma farta vegetação de restinga que são super propícios para fazer diversos passeios. Além disso, nos últimos anos têm surgido mais e mais lugarzinhos descolados para descobrir por ali, entre restaurantes, bares, lojas e espaços culturais.
18 destinos para curtir com os amigos
7 PROGRAMAS IMPERDÍVEIS NO SUL DA ILHA DE FLORIPA
Curtir as lojas e restaurantes de Rio Tavares, Campeche e Novo Campeche
Nesses bairros descolados há lugares como Multi Open Shopping e o Oka Floripa, com lojas e restaurantes de marcas locais, o Quintal de Casa, com várias opções de comidinhas e parquinho, a Casa Dipraia Layback, com gramadão e lounges para ir no pós-praia, e a Casa SoulMar Floripa, com música ao vivo e pista de skate.
Embarcar no passeio para a Ilha do Campeche
Uma viagem curta de barco leva até essa ilha. Seu território tem três pequenas elevações forradas de Mata Atlântica preservada e uma praia de areia branca e águas azul-claras, além de um sítio arqueológico com pinturas rupestres.
Passeio para a Ilha do Campeche
Fazer a trilha da Lagoinha do Leste
Por trilhas que saem da praia do Matadeiro e do Pântano do Sul ou de barco dá para chegar nessa praia selvagem e paradisíaca. O caminho entre penhascos é deslumbrante. Chegando lá, dá para tomar banho de mar e de lagoa e se esticar na faixa de areia vazia.
Comer nos restaurantes do Pântano do Sul
Nessa praia, local tradicional de pescadores, vários restaurantes têm mesas na areia e menus com petiscos de peixes e frutos do mar – não perca o famoso pastel de berbigão, um molusco da região. O Bar do Arante é um dos mais conhecidos, com paredes forradas de bilhetes deixados pelos visitantes.
Blue Tree Premium Florianópolis
Pegar praia nos Açores e na Solidão
Em uma parte tranquilíssima da ilha, a praia dos Açores tem mar relativamente calmo para tomar banho. Na ponta, uma passarela leva até a praia da Solidão, igualmente bela. Quem gosta de caminhar pode ainda seguir até a Cachoeira da Solidão e quem sabe embarcar na trilha até o Saquinho, uma prainha deserta.
Conhecer a Lagoa do Peri
A lagoa é a maior reserva de água doce da ilha. No Parque Municipal Lagoa do Peri, há vários trechos de areia para esticar a canga e brincar na água, além de trilhas demarcadas na mata para caminhar ao redor.
Nordeste do Brasil: estados, capitais e curiosidades
Passear no Ribeirão da Ilha
Pequenas praias com águas calmas e areia grossa compõem a paisagem do Ribeirão da Ilha. Na orla, há casinhas históricas típicas da colonização açoriana. Por ali está grande parte da produção de ostras de Floripa – elas podem ser degustadas em restaurantes tradicionais como o Ostradamus e o Muqueca da Ilha.