A quantidade de atrativos turísticos proporcionados pelas cidades que formam a Serra Gaúcha – e sua continuação natural, os Campos de Cima da Serra – são tantas que o destino praticamente convida o visitante a voltar diversas vezes para lá. É claro que o ecoturismo pode ter um capítulo especial no roteiro. Montanhas, cânions, rios, cachoeiras, vales e estradinhas rurais formam a combinação perfeita para passeios na natureza. A seguir, selecionamos oito dos melhores programas de ecoturismo na Serra Gaúcha.
Ecoturismo na Serra Gaúcha: principais passeios
Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul
Um dos principais cartões postais do Rio Grande do Sul, o cânion é a maior estrela do Parque Nacional de Aparados da Serra. Os paredões verticais revestidos de araucárias têm nada menos do que 720 m de profundidade e 6 km de comprimento. Duas trilhas fáceis estão na parte alta: a Trilha do Vértice é feita sobre passarelas e tem vista para as cachoeiras das Andorinhas e do Véu da Noiva, enquanto a Trilha do Cotovelo passa por cima do Véu da Noiva e adentra o cânion. Na parte baixa, com acesso pela cidade catarinense de Praia Grande, a desafiadora Trilha do Rio do Boi passa por baixo das cachoeiras – parte da caminhada é feita dentro do leito do rio.
Gramado: 6 festivais incríveis durante o ano
Cascata do Caracol – Canela
A queda d’água mais famosa do Rio Grande do Sul tem 131 m de altura e está localizada dentro do Parque do Caracol. O visual fica mais impactante com a densa vegetação que a rodeia. O parque tem trilhas, mirantes e um observatório (acrescido ao valor do ingresso). Para quem viaja com crianças, há playground, uma réplica de uma cidade histórica e um passeio de trenzinho. Fora da área do parque, os Bondinhos Aéreos tem como atrativo principal o teleférico de onde consegue-se ver a Cascata do Caracol de frente. Outra atração do local, a tirolesa dupla simula o voo de uma águia, exibindo um novo ângulo para admirar a cascata.
Ecoparque Sperry – Canela
Apesar de oficialmente pertencer a Canela, fica um pouco mais próximo de Gramado, no Vale do Quilombo, ao lado da Linha 28, que é um dos berços do turismo rural na Serra Gaúcha. Como forma de preservar um trecho de Mata Atlântica, a família Sperry resolveu criar o parque. As trilhas autoguiadas em meio à floresta levam a cachoeiras de variados tamanhos (o banho é proibido). Placas indicam o caminho, onde costumam surgir quatis e jaguatiricas. Vale a pena almoçar no restaurante Berga Motta, na entrada da propriedade – mas não deixe de reservar, porque a espera costuma ser longa.
4 destinos de serra no Sul e Sudeste para aproveitar a chegada do frio
Passeio a Cavalo – Gramado
Pelas estradas rurais da Linha Carazal Acorssi, a 700 m do parque Snowland, são realizadas as cavalgadas de 30, 45 ou 90 minutos. Os guias conduzem o grupo pelas estradas de terra quase planas em meio à área verde. Como os animais são bem dóceis, é um passeio recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade.
Passo do S – Jaquirana
Uma das atrações mais inusitadas dos Campos de Cima da Serra fica dentro do Parque Estadual de Tainhas, no município de Jaquirana. O Passo do S é uma passagem natural em forma de “s” por dentro do Rio Tainhas. Muito usada pelos tropeiros, em seu leito normal, cuja profundidade é de 10 cm, carros conseguem atravessar com tranquilidade para o outro do lado – estacas fincadas auxiliam a pegar a direção correta. Enriquecendo ainda mais o cenário, a 200 m da passagem, está a Cachoeira do Passo do S, que tem 20 m de altura e é bastante volumosa. Para chegar lá é preciso encarar uma estrada de terra de 8 km.
Parque da Cachoeira – Canela
Após 11 km dirigindo pela estrada que liga Canela a Bom Jesus, ao atravessar uma ponte de ferro, olhe para o lado direito e admire uma grande queda d’água: você chegou no Parque da Cachoeira. Enquanto alguns preferem passar o dia nas piscinas naturais do Rio Cará, outros fazem as trilhas que levam aos mirantes ou se arriscam na gaiola, um bondinho aberto que desliza por 250 m em um cabo a 70 m de altura. No local, há área para camping e hospedagem em cabanas e apartamentos.
Será que você conhece todas as Serras Brasileiras?
Parque de Aventuras Gasper – Bento Gonçalves
O alto de um imenso paredão rochoso de 135 m, na Linha Eulália, abriga uma das mais radicais atrações da Serra Gaúcha. No cardápio de aventuras figuram o bungee jump com queda de 60 m, a tirolesa de 750 m de comprimento (dividida em duas etapas) e 60 m de altura, o arvorismo, o rapel e os desafiantes pêndulos a 150 m e 180 m de altura. As trilhas do parque podem ser percorridas de moto ou quadriciclo.
Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula
Quem gosta de caminhada e cachoeira não vai se decepcionar com esse atrativo, localizado a 5 km da área central de São Francisco de Paula. As trilhas atravessam uma densa área de mata fechada e nativa. As oito cachoeiras estão distribuídas em quatro circuitos com duas quedas em cada e muitos poços para banho no caminho. A primeira queda fica perto da sede; já a mais distante fica a duas horas e meia de caminhada. No local funciona uma pousada com cabanas e apartamentos.