À primeira vista, Brasília pode parecer um destino sério, estritamente corporativo. Mas não se engane! Porque a capital federal pode ser descrita como um tesouro arquitetônico e urbanístico, esbanjando monumentos e prédios tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso porque, inaugurada em 1960, a cidade foi presenteada com a participação do conhecido e renomado arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer no projeto. Como legado, Niemeyer deixou diversos monumentos espalhados pelo destino, cada um deles fazendo jus à sua fama. Sabe o que isso significa? Que a região é extremamente fotogênica, é claro, e tem tudo para surpreender você em sua próxima visita!
Hotéis em Brasília – Clique aqui e confira algumas opções!
Você é o nosso convidado para conhecer melhor o destino e, de quebra, ficar por dentro das maravilhas assinadas por um dos ícones da arquitetura moderna no Brasil. Preparado? Então vamos lá!
CONGRESSO NACIONAL
Chamado oficialmente de Palácio Nereu Ramos e elaborado por Oscar Niemeyer em parceria com o engenheiro civil Joaquim Cardoso, o Congresso Nacional foi lançado junto com a cidade. Mais importante símbolo local, engloba a Câmara e o Senado e é composto por duas torres e duas cúpulas, uma côncava e outra convexa.
Fixado na Praça dos Três Poderes, os visitantes podem acompanhar sessões plenárias ou fazer um tour para conhecer o edifício, admirando ainda obras de artistas como Di Cavalcante e Maria Bonomi. Devido à sua imponência, vale a pena reservar um tempinho para conhecê-lo.
PALÁCIO DO PLANALTO
Impressionante já do lado de fora, uma vez que sua fachada é composta por colunas de concreto e apresenta uma estrutura horizontal espelhada, o Palácio do Planalto é outro dos prédios da Praça dos Três Poderes. Além de ser a casa do Gabinete Presidencial – escritório do presidente em exercício –, também abriga a Secretaria Geral e a Casa Civil.
O palácio é aberto ao público apenas aos domingos, das 9h30 às 14h, em grupos guiados de 30 pessoas.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Último integrante da Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal também conta com arquitetura modernista e inovadora. Em formato retangular, o edifício é feito de vidro e rodeado por colunas brancas arqueadas. Ainda do lado de fora, aproveite para contemplar a famosa escultura “A Justiça”. Se você for amante de boas fotos, então, melhor ainda! Capriche no ângulo para conseguir uma bela imagem, tendo a escultura à frente do STF. Mais simbólico impossível!
Em sua passagem pelo local, não deixe de entrar no prédio e conferir os detalhes de pertinho durante um tour guiado.
CATEDRAL METROPOLITANA
Primeiro monumento de Brasília, a Catedral Metropolitana é o principal templo religioso da cidade. Além de ter sido projetada para lembrar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo, sua entrada inclui quatro estátuas, as quais representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.
TEATRO NACIONAL
Mais uma das célebres obras de Oscar Niemeyer na capital federal, o Teatro Cláudio Santoro tem o formato de uma pirâmide e figura como uma de suas maiores construções. Fundado em 1966, está localizado no Setor Cultural Norte.
Entre os grandes espetáculos já recebidos, podemos citar os balés russos Bolshoi e Kirov, o balé da Ópera de Paris e performances de vários artistas brasileiros, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Caetano Veloso, João Gilberto e Maria Bethânia, por exemplo.
PALÁCIO DA ALVORADA
Marcando a era do movimento moderno no país, o Palácio da Alvorada divide o lago Paranoá ao meio e é a residência oficial do presidente da República. Ou seja: é, de longe, um dos points mais importantes da cidade.
O edifício remete às antigas casas de fazenda. O formato das colunas externas lembra redes estendidas em varandas, bem como existe um espelho d’água, que reflete a imagem do monumento. Dessa forma, o projeto arquitetônico cria a sensação de espaço infinito. Genial, né?
MEMORIAL JK
Placas, fotos, documentos, objetos pessoais e a biblioteca particular do ex-presidente e fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, podem ser vistos neste estabelecimento, fundado em 1981 a fim de homenageá-lo. Curiosidade: o local guarda também a câmara na qual descansam seus restos mortais.
Aproveite a oportunidade para ver de longe a estátua suspensa do ex-presidente e a estrutura monolítica e monumental do memorial.
PALÁCIO DO ITAMARATY
Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Palácio do Itamaraty foi aberto oficialmente em 1970. É dono do maior hall sem colunas da América Latina, totalizando 2,8 mil m² de área. Para coroar, o projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx. Portanto já sabe: câmera em mãos, OK?
TORRE DE TV DIGITAL
A Torre de TV Digital é o mais jovem projeto brasiliense, tendo sido inaugurada em 2012, durante a comemoração de 52 anos da cidade. Última obra de Oscar Niemeyer antes de falecer, assemelha-se a uma flor do Cerrado, nome pelo qual é popularmente conhecida, e tem cerca de 170 metros de altura. Caso queira visitá-la, há duas cúpulas de vidro abertas para o público. Como o lugar é bem diferentão, aproveite para fazer muitos cliques!
MUSEU NACIONAL HONESTINO GUIMARÃES
Essa obra impressionante foi lançada quando Oscar Niemeyer celebrava seu 99º aniversário, em 15/12/2006. Com 14 mil m² e uma rampa de caráter surrealista, é palco para exposições culturais e palestras, entre outros eventos.
10 motivos para visitar Brasília
E você, já teve a chance de visitar Brasília e conferir cada uma dessas obras-primas deixadas por Niemeyer? Caso a sua resposta seja sim, compartilhe sua experiência com a gente nos comentários, pois assim você pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outros viajantes. Agora, se estiver planejando sua primeira ida à capital federal, aqui vai uma dica: consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois da trip 😉