Descubra o encanto do inverno brasileiro enquanto exploramos destinos deslumbrantes no Sul e Sudeste do país. De paisagens exuberantes a dias ensolarados e noites geladas, esteja preparado para uma viagem inesquecível. Com opções para famílias, casais ou aventureiros solitários, mergulhe nessa temporada especial e deixe-se envolver pela magia do frio. Prepare-se para desbravar destinos encantadores e vivenciar experiências únicas durante a sua viagem de inverno no Brasil.
O que fazer em Gramado e Canela?
Visite Gramado (RS) no Inverno
Gramado, o principal destino da Serra Gaúcha, agrada a todos os públicos. Além disso, tanto é muito romântica quanto possui vários atrativos voltados para famílias com crianças. Quem viaja a dois encontra pousadas charmosas com um atendimento cheio de mimos e restaurantes com jantares à luz de velas. Entre os passeios imperdíveis, os casais gostam de visitar o Lago Negro, o campo de lavandas do Le Jardin, a Fonte do Amor Eterno, localizada ao lado da Igreja de São Pedro, e o Belvedere Vale do Quilombo. Com uma combinação perfeita de opções românticas e atividades familiares, Gramado se destaca como um destino completo para todos os tipos de viajantes.
Para as famílias, há diversas opções disponíveis. Primeiramente, pequenos resorts com monitores e amplas áreas de lazer proporcionam uma experiência completa. Além disso, hotéis de médio porte com piscina e kids club também são uma ótima escolha. Para agradar o paladar dos pequenos, grandes restaurantes com pratos ideais para compartilhar e os famosos cafés coloniais são imperdíveis. Além disso, a região conta com uma série de parques que encabeçam a lista de atrações para crianças, como o Snowland, Acquamotion, Mini Mundo e Gramadozoo. No entanto, a viagem só fica completa após uma visita às fábricas de chocolate.
O que fazer em Gramado com chuva: 9 atrações incríveis
Faça uma visita à Cambará do Sul (RS)
Dois cânions completamente diferentes, localizados em dois parques nacionais geminados, são os principais protagonistas do turismo de Cambará do Sul. No Parque Nacional de Aparados da Serra, por um lado, está o Cânion do Itaimbezinho, que tem um paredão com cachoeiras. Além disso, há duas trilhas fáceis na parte de cima e uma por dentro do cânion, atravessando o Rio do Boi. Por outro lado, no Parque Nacional da Serra Geral, o gigante Cânion da Fortaleza impressiona pelos 8 km de extensão e 940 m de profundidade. Além disso, aproveite para conhecer a Cachoeira Tigre Preto, que fica a apenas 40 minutos de caminhada.
No centrinho de Cambará, pousadas e restaurantes se concentram ao longo da Avenida Getúlio Vargas. Nessa época do ano, vai bem uma fondue ou uma receita de pinhão, acompanhada por um vinho, para completar a experiência de forma aconchegante e saborosa.
Dicas para uma viagem de avião confortável
Conheça São Joaquim (SC)
O personagem mais importante da mais famosa cidade da serra catarinense é o termômetro da praça principal. Quanto mais baixa é a temperatura mostrada, mais gente sobe a serra em busca da possibilidade de ver a neve – ou uma geada. O frio é o motivo maior da viagem, mas São Joaquim tem algumas boas atrações. Além do tour muito bem guiado, a Vinícola Villa Francioni produz excelentes vinhos que podem ser degustados durante a visita. O divertido Snow Valley é um parque de aventuras com trilhas em meio a um bosque de araucária e xaxim – arvorismo, tirolesa e muro de escalada também são praticados por lá. A 55 km, vale dar um pulo em Bom Jardim da Serra para ver o impressionante mirante da Serra do Rio do Rastro. O lençol térmico é um item que faz sucesso na hotelaria local.
Vá até Campos do Jordão (SP)
As férias de julho em Campos do Jordão são embaladas pela música. Durante todo o mês, o Festival de Inverno traz artistas do mundo inteiro para apresentações de música clássica no Auditório Claudio Santoro e em palcos pela cidade.
Além disso, o gênero musical eletrônico também atrai a moçada mais nova. Algumas baladas paulistanas se mudam para a cidade durante esse período.
Nos arredores, há uma porção de atrativos. Por exemplo, o Parque Amantikir oferece 26 jardins temáticos com cerca de 700 espécies de plantas. Já o Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) possui trilhas fáceis para caminhada.
Uma nova atração da cidade é a Romantik Dalen, uma ponte decorada com guarda-chuvas, perfeita para fotos no Instagram.
À noite, o movimento converge para os restaurantes da Vila Capivari.
Conheça Visconde de Mauá (RJ/MG)
A chegada a Visconde de Mauá é espetacular por natureza. Primeiro, você enfrenta as montanhas da Mantiqueira. Em seguida, alcança o Alto da Serra, a 1.300 m de altitude. Lá, um mirante exibe a imagem de um lindo vale entre montanhas. Depois, desce a serra por mais 4 km e chega ao bucólico vilarejo de Visconde de Mauá, às margens do Rio Preto.
Na cidade, as pousadas oferecem quartos com lareira e enxovais fofos. Além disso, os restaurantes servem ótimas receitas para esquentar, acompanhadas de vinhos. E há inúmeras atrações naturais pela região, como poços de águas cristalinas, cachoeiras, corredeiras e picos.
O Rio Preto divide Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, o vilarejo se divide em três vilas: Visconde de Mauá, Maringá (com o maior número de pousadas e restaurantes) e Maromba.
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
Visite Gonçalves (MG)
Os atrativos naturais dessa encantadora cidade mineira estão bem distribuídos por toda a grande área da cidade. Por exemplo, as cachoeiras das Sete Quedas, do Retiro e do Cruzeiro ficam próximas do centro e uma das outras. O banho é gelado até no verão, mas elas rendem boas fotos. Para aqueles que gostam de uma vista panorâmica de 360º, podem encontrá-la no topo das pedras do Forno e de São Domingos, acessadas por caminhadas moderadas.
Na área rural de Gonçalves, há vários agricultores orgânicos cujos produtos são consumidos nos restaurantes locais. Além disso, entre as lojinhas mais bacanas da cidade, destaca-se A Senhora das Especiarias, que vende antepastos e doces, e o Bar do Marcelo, que não é um bar, mas possui centenas de rótulos de cachaça.
Apesar de pertencer a Minas Gerais, essa cidade encantadora fica a apenas 220 km da capital paulista.