O desejo de viajar está cada vez maior? Se a reposta for sim, temos uma solução que pode ajudar bastante: aproveite este momento para planejar a sua próxima viagem.
Quando pensamos em aproveitar nossas merecidas férias, queremos que tudo seja perfeito, é claro. Então, nada melhor do que um bom planejamento para evitar contratempos, certo? Justamente por isso, colocar os planos no papel e conversar com um(a) agente de viagens é essencial para preparar e cuidar muito bem de cada detalhe com antecedência.
Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem
Não sabe por onde começar? Não tem problema não, porque a gente separou algumas dicas porretas pra te ajudar. Bora conferir cada uma delas agora? Ah, mas, antes de continuar, lembre-se: a vontade de viajar vai bater forte, portanto você está por sua conta e risco 😉
COMO PLANEJAR A SUA PRÓXIMA VIAGEM
1. Consulte um(a) agente de viagens
Este profissional é super, ultra, mega indicado se o que você deseja é uma viagem sem dor de cabeça. Além de criar pacotes personalizados, daqueles que são realmente sob medida para você e para as pessoas que vão te acompanhar, comprar com um(a) agente de viagens significa ter acesso a vantagens como:
- melhores preços e condições de pagamento;
- bloqueios e datas exclusivas com companhias aéreas e hotéis;
- consultoria especializada sobre um ou mais destinos;
- suporte antes, durante e depois da viagem e a garantia de um serviço de qualidade.
Em outras palavras, o(a) agente é a solução para todos os seus problemas. Pode confiar!
2. Escolha e pesquise sobre o seu destino
Mar, neve, história, arte ou gastronomia? Antes de qualquer coisa, saber do que você gosta e o que procura em um destino é fundamental para planejar a sua próxima viagem. Já tem essa informação na ponta da língua? Joia! Então a próxima etapa é pesquisar muuuuuito sobre o local pra poder começar a desenhar seu roteiro. Para te dar uma mão com isso, a gente elencou aqui algumas perguntas essenciais pra você ter em mente – e todas elas podem ser facilmente respondidas por um(a) agente de viagens. Olha só:
1. Quando é o período de alta temporada?
2. Qual é a melhor época para viajar para lá?
3. Quais são as principais atrações?
4. Como chegar?
5. Quais são os documentos obrigatórios?
6. Qual moeda devo levar?
7. Quais são as opções de hospedagem?
8. Existe vacina obrigatória?
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
3. Defina a data de viagem
Destino escolhido, agora é a hora de definir a data para seguir viagem. Como fazer isso? Ah, não encana, pois isso é simples. Se você seguiu todas as dicas do tópico anterior, já sabe qual é a melhor época pra viajar para o local, assim como as características que ele apresenta em cada temporada. Isso inclui, por exemplo, clima ideal e festas sazonais.
Dicas de viagem para praticar esportes: confira 12 destinos no Brasil
4. Por quanto tempo você pretende viajar e qual é o seu orçamento?
Bom, o próximo passo é saber quanto tempo você pode ficar no destino e quanto de dinheiro vai poder gastar durante sua aventura. Não precisa ter o valor exato, tá? Mas uma estimativa já facilita demais as coisas. Dessa forma você consegue definir o ritmo do passeio, os pontos turísticos que vai conseguir visitar, as cidades que vale incluir no roteiro e em qual lugar se hospedar, entre uma série de outros itens.
Frases de viagem: opções de legenda para os dias de #TBT
5. Onde ficar?
Nesta parte é imprescindível a ajuda de um(a) agente de viagens. Isso porque, como especialista no assunto, esse(a) profissional vai saber indicar qual é a melhor hospedagem para você, respeitando suas exigências, preferências e condições financeiras. Ou seja: ele vai te ajudar a escolher um hotel ou resort que seja a sua cara.
6. Separe os documentos necessários
A fim de não sofrer com nenhuma surpresa desagradável, pesquisar quais documentos são necessários pra viajar para determinado destino é indispensável. Em viagens internacionais, por exemplo, podem ser exigidos passaporte, certificado de vacinação, seguro-viagem e visto. Por outro lado, em território nacional é necessário portar apenas o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a certidão de nascimento.
7. Quais pontos turísticos você deseja visitar?
Aqui vai um exemplo: quando em Roma, é sempre válido visitar o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Vaticano, o Panteão e muitos outros endereços históricos, não acha? Logo, que tal planejar seu dia a dia para que nenhum point fique de fora da lista? Assim você evita que algum local seja esquecido e conhece o que há de melhor, mais importante e mais famoso na cidade em questão. Bônus: aqui mesmo no Segue Viagem você encontra muito conteúdo sobre destinos no Brasil e no mundo. Use e abuse dos nossos posts!
8. Por fim: seguro-viagem
Pode parecer até um item não essencial em um primeiro momento, mas acredite: ele é mega importante! Na Europa, mais especificamente os países que fazem parte do Tratado de Schengen, o viajante deve ter um plano com cobertura mínima de 30 mil euros. Caso contrário, pode nem conseguir entrar no país. E isso sem mencionar os países que passaram a exigir o seguro-viagem por conta da pandemia de COVID-19, o que garante a segurança do próprio passageiro em casos de eventuais gastos relacionados à doença, por exemplo.
Além disso, não existe coisa melhor do que viajar com a tranquilidade de ter atendimento médico e acesso a uma série de diferenciais, como atendimento em caso de extravio de bagagem, assistência jurídica, reembolso em interrupção de viagem e cobertura de gastos decorrentes de atrasos ou cancelamento de voos. Ah, vale dizer também que todo o atendimento é feito no idioma do(a) passageiro(a).
E você, já começou a planejar a sua próxima viagem? Então conta para gente nos comentários sobre seu roteiro e seu destino! Assim você inspira outros(as) usuários(as) a se aventurarem pelo mundo 😉