Quem nunca sentiu vontade de visitar a Argentina que atire a primeira pedra! O destino é um dos mais visitados pelos(as) brasileiros(as) – e há vários motivos que justificam este fato. Paisagens belíssimas, daquelas que te fazem se sentir em outro planeta, gastronomia incrível, cultura riquíssima e monumentos de tirar o fôlego são apenas algumas das razões pelas quais uma galera decide passar uma temporada com os nossos Hermanos.
Principais dicas sobre a Argentina
Entretanto, há outro fator muito importante: a facilidade que brazucas têm para entrar no país. E nós não estamos nem falando do tempo de viagem, que, aliás, é super curto – a partir de alguns estados do Brasil, a duração do voo pode ser de até duas horas, como é o caso de Buenos Aires, por exemplo. A parte burocrática também é bem simples, especialmente quando comparada a outras viagens para o exterior. Quer saber quais são os documentos para ir para a Argentina? Então continue lendo este post!
LISTA DE DOCUMENTOS PARA IR PARA A ARGENTINA; CONFIRA
Antes de qualquer coisa, a Argentina faz parte do Mercosul. Sendo assim, brasileiros(as) que queiram turistar no país dos Hermanos não precisam de visto. E tem mais: apesar de se tratar de uma viagem internacional, dá para entrar na Argentina apenas portando seu RG. Legal, né?
Conheça aqui as Cataratas do Iguaçu – Lado Argentino!
Por outro lado, devido à pandemia de COVID-19, o governo argentinou acabou adicionando novas regras que precisam ser seguidas por quem estiver a fim de entrar na região. Ou seja: há algumas novidades nos documentos para ir para a Argentina. Se liga!
1. RG ou passaporte válido
Lembre-se que os documentos precisam estar sempre em boas condições de conservação e, no caso do RG, é importante que a foto seja atual. Isso porque, caso o documento gere dúvidas, o(a) agente de migração pode solicitar o passaporte, o qual, por sua vez, deve estar dentro do prazo de validade, OK?
2. Seguro COVID-19
É obrigatório que o seguro possua cobertura de serviços de internação, isolamento e/ou traslado sanitário para casos de COVID-19. Porém, atenção: quem entrar no território argentino por via terrestre e ficar menos de 24 horas não precisa do seguro, combinado?
Argentina muda requisitos para entrada de viajantes do exterior
3. Declaração jurada on–line
Acima de tudo, todos(as) devem preencher uma declaração jurada on–line 48h antes da viagem. Você consegue acessar esta declaração clicando aqui. Além disso, a regra aqui é a mesma para o seguro COVID-19: quem entrar por terra para ficar menos de 24 horas está isento(a) deste requisito.
Garanta seu City Tour por Buenos Aires!
DOCUMENTOS PARA IR PARA A ARGENTINA: INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Bom, agora que você já sabe quais são os documentos para ir para a Argentina, é bom ficar por dentro de outras informações.
Embora não seja obrigatório, recomenda-se que as pessoas não vacinadas ou que não possuam o esquema vacinal completo realizem um teste de COVID-19 até 24h antes do desembarque no destino. No entanto, vale ressaltar que o custo deste teste é de responsabilidade do(a) viajante.
Outro ponto que merece destaque é em relação ao comprovante de vacinação. A Argentina não exige mais este comprovante, mas a companhia aérea pela qual você for viajar pode solicitá-lo no momento do embarque. Logo, consulte esta informação com antecedência com o(a) agente de viagens. Para obter o seu comprovante em português, espanhol e inglês, acesse o site do ConecteSUS.
DOCUMENTOS PARA IR PARA A ARGENTINA DE CARRO
Se você está pensando em fazer uma roadtrip pelas estradas argentinas, saiba que todos os documentos obrigatórios citados anteriormente neste post também servem para este caso. Ao mesmo tempo, há alguns outros requisitos importantes aos quais você deve ficar atento(a). Vem ver!
Cinco passeios gratuitos em Buenos Aires na Argentina
1. Porte todos os documentos citados anteriormente
2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O documento precisa estar dentro da validade e ter sido emitido no Brasil.
3. Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
É importante que seja apresentada a versão original do documento. E tem mais: caso o nome do veículo não esteja no nome de quem for dirigir, o(a) proprietário(a) precisa assinar uma autorização e registrá-la em cartório.
Faça um Tour La Plata de Buenos Aires!
4. Seguro Carta Verde
Além do seguro COVID-19, é necessário ter o seguro Carta Verde. Em outras palavras, isso nada mais é do que um seguro automotivo obrigatório para rodar pela Argentina. Spoiler: este documento é válido no Uruguai e no Paraguai. O seguro Carta Verde também é exigido de estrangeiros(as) que estejam a fim de passear pelas estradas brasileiras, por exemplo.
Conheça as Personalidades de Buenos Aires: Evita e Borges!
Ainda tem alguma dúvida sobre os documentos para ir para a Argentina? Pois então acesse o site oficial do departamento de imigração da Argentina. Afinal, lá você encontra todas as informações necessárias para fazer uma trip longe de perrengues.
HORA DE VOLTAR PARA O BRASIL: CONFIRA AS REGRAS PARA ENTRAR NO PAÍS
1.Viajantes com esquema vacinal completo
Você está com todas as vacinas contra COVID-19 em dia? Maravilha! Então tudo o que você precisa fazer é apresentar o comprovante de vacinação, que pode ser impresso ou digital.
Salinas Grandes: o que é, como chegar e por que todo mundo tem que ir
2. Viajantes com esquema vacinal incompleto
Caso você possua alguma condição de saúde que contraindique a vacina, tenha em mãos um atestado por laudo médico que comprove esta informação. Fora isso, você terá de apresentar à companhia aérea, antes do embarque, um teste de COVID-19 com resultado negativo, realizado até um dia antes da viagem de volta.
Pintou alguma dúvida sobre as regras para retornar ao Brasil? Acesse o site da Anvisa e confira informações mais detalhadas.
E aí, tudo pronto pra viajar, agora que você já sabe quais são os documentos para ir para a Argentina?