Fazer turismo na Espanha é uma delícia: lá tem cidades incríveis, um sem-fim de atrações históricas e culturais, culinária saborosa e paisagens de tirar o fôlego, entre montanhas e praias. E tudo isso em um território um pouco menor do que o estado de Minas Gerais.
Em uma viagem pelo país dá para escolher algumas regiões para explorar de trem, ônibus, avião ou carro (na dúvida, um(a) agente de viagens pode te ajudar a organizar a melhor forma para passear pela Espanha).
Aqui, selecionamos dez dos principais pontos turísticos da Espanha, entre lugares clássicos e atrações mais inusitadas.
TURISMO NA ESPANHA: 10 DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO PAÍS
Parque Guell, em Barcelona
Projetado pelo célebre arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926), o parque é um dos lugares mais visitados de Barcelona. São 20 hectares de área com construções, esculturas e muros curvilíneos decorados com mosaicos. Ninguém sai sem tirar uma foto com El Drac, a salamandra multicolorida que fica em uma escadaria na entrada. O parque ainda tem mirantes para admirar a cidade de cima.
Mercado San Miguel, em Madri
Parada obrigatória no centro da capital espanhola, o mercado é um paraíso de sabores. Seus estandes, bares, restaurantes e cafeterias – uma amostra da cultura gastronômica local – vendem azeitonas, queijos, embutidos, frutos do mar, vinhos, doces e muitos tipos de tapas. A construção também chama a atenção, com grandes janelas e estrutura de ferro aparente.
A Alhambra de Granada
Maior centro político e aristocrático muçulmano no Ocidente, a Alhambra de Granada reúne um inigualável conjunto de edificações, com palácios, casas, pátios, torres e jardins. Foi o último bastião da resistência árabe na Espanha – em 1492, a cidade caiu sob o avanço dos reis católicos Isabel e Fernando. Suas partes principais requerem ingressos para a visitação: La Alcazaba, que é a construção mais antiga do complexo, os Palacios Nazaríes, onde estão as principais relíquias árabes, e o Generalife, com jardins suntuosos. O Palácio de Carlos V e o Museu da Alhambra têm entrada livre.
Catedral de Santiago de Compostela
Ponto final da peregrinação do famoso Caminho de Santiago de Compostela, a Catedral começou a ser construída em 1075 e levou décadas para ser concluída. Por isso, mistura diferentes estilos arquitetônicos, como o gótico, o barroco e o neoclássico. São três imensas naves, ocupando um espaço de 8.300 m²: a visita ao seu interior é de impressionar qualquer um.
Ronda, na Andaluzia
A impressão é que a cidade de Ronda pode despencar desfiladeiro abaixo a qualquer momento. No topo de uma formação rochosa sobre o Rio Guadalevín, as “beiradas” da cidade só não impressionam mais do que suas pontes, de mais de 100 metros de altura. A graça é explorar as ruelas a pé, admirando as paisagens e a arquitetura, que acumula centenas de anos de história.
Alcázar de Segóvia
Construído no topo de um rochedo, o lugar parece um castelo de contos de fada (ou a escola de bruxos de Hogwarts, do Harry Potter). A construção data de meados do século 12, apesar da fortaleza estar ali desde a era romana. Sua forma atual é do século 14, quando foi residência dos reis de Castela. Além disso, a visita inclui os jardins, o pátio, a ponte levadiça, as salas e aposentos nobres (que guardam mobiliário e objetos originais), o Museu de Artilharia e a famosa Torre de Juan II, com vista incrível para a cidade.
Rio de Janeiro é melhor destino de turismo esportivo da América do Sul
Praias de Menorca
Apesar de menos conhecida que as vizinhas Mallorca e Ibiza, essa ilha tem sido cada vez mais procurada por sua vibe tranquila e suas praias de sonho banhadas pelo Mediterrâneo. Por exemplo, a costa sul tem baías menores, com areia branquinha e água turquesa, enquanto o norte exibe faixas de areia largas com formações rochosas coloridas e mar alguns tons mais escuro. A Cala Mararella, a Cala Galdana e a Cala Pregonda estão entre as mais lindas.
Mesquita-Catedral de Córdova
Mais de 500 colunas e arcos deixam qualquer um boquiaberto ao adentrar na mesquita, originalmente construída em 785 d.C. e convertida em igreja cristã no século 13. Além disso, é considerada um verdadeiro monumento da arquitetura muçulmana árabe na Espanha, com mosaicos, pinturas e mármores trabalhados. É um dos locais mais procurados para turismo na Espanha.
Parque Nacional dos Picos de Europa
Constituído por três grandes maciços e dividido entre Astúrias, Cantábria e Leão, esse parque no norte do país é um dos mais incríveis do continente todo. Além do mais, de carro, é possível cumprir um roteiro passando por vilarejos, montanhas, lagos, campos e cânions, com muitas trilhas no caminho. Principalmente, o teleférico Fuente Dé que permite alcançar alguns dos picos mais altos, com vistas surreais.
Costa da Galícia
Falésias, faróis, encontros de rios com o mar… é fácil se surpreender (e se apaixonar) pelas praias na Galícia. Há, inclusive, trajetos demarcados para não deixar nenhum pedacinho de litoral de fora, com áreas de repouso, parques e mirantes. Além disso, é imperdível o caminho que leva ao farol de Finisterra, no topo do Monte do Facho.
E você, que destinos e pontos turísticos da Espanha colocaria nessa lista? Conte para nós nos comentários – quem sabe a sua dica não vira um post por aqui?
Conheça a Pousada do Egito em São Miguel dos Milagres!