Seja você agente de viagens ou passageiro(a) final, responde pra nós: quando você viaja, viaja sozinho(a) ou com o(a) companheiro(a) e os(as) filhos(as)? Prefere alguma estação do ano específica? Dá prioridade para destinos mais sofisticados ou se amarra em um estilo de vida mais simples? Relaxa! Não importa muito qual seja a sua preferência, porque nós temos uma dica de região que se encaixa em todos esses pré-requisitos. Quer um spoiler? Pois então continue lendo, pois a gente separou neste post seis lugares para conhecer em Santa Catarina.
Além de ser famoso pelas belas praias, o estado tem diversas atividades ao ar livre, restaurantes, montanhas, parques, shoppings e prédios deslumbrantes. Em linhas gerais, não tem como se decepcionar durante uma viagem rumo ao Sul do país. A capital, Florianópolis, é o nome mais ilustre de todos. E, apesar de valer super a pena visitar Floripa, aqui você vai encontrar dicas diferentes de lugares para conhecer em Santa Catarina. Quer saber quais são eles? Então bora lá!
1. Bombinhas
Considerada uma das regiões mais belas de Santa Catarina, Bombinhas é mais uma opção de passeio imperdível pelo estado. Por preservar valores dos antigos colonizadores, traz muito forte em sua cultura costumes indígenas e açorianos. Sendo assim, visitar a região é uma experiência única, na qual é possível misturar praia, cultura, história e culinária.
A mais ou menos uma hora de Florianópolis, Bombinhas é destino para o ano inteiro. Até porque há diversas opções de lazer, como mergulho, passeios de ecoturismo, surfe, safári e trilhas, por exemplo. Isso sem
Onde se hospedar em Bombinhas? Em Bombinhas há acomodações para todos os gostos e bolsos. Entre elas, merece destaque o Residencial Bahia do Sonho. O hotel possui apartamentos para casais e famílias. Além disso, está localizado a apenas 250 metros da praia de Bombinhas. Lá todo mundo encontra conforto e o máximo de qualidade, tornando a viagem ainda mais especial. mencionar as belíssimas praias, claro.
Passeio a Bombinhas + Sepultura e 4 Ilhas
2. Itapema
Ocupando o terceiro lugar no ranking dos destinos de veraneio mais visitados em Santa Catarina, Itapema é um dos municípios do estado que completam a zona turística Costa Verde e Mar. Falar dessa cidade não vai ser o suficiente para explicar toda a riqueza natural que se encontra ao visitá-la. A região é a mistura perfeita entre cidade e natureza. Além de ser muito urbanizada, há trechos quase intocados pelo ser humano, trazendo aquele gostinho e ar de paraíso!
Conhecida por suas ótimas opções de ecoturismo, a cidade tem opções variadas de lazer, como trilhas, praias, mirantes e passeios de barco. Entretanto, no verão Itapema costuma ficar muito movimentada. Por isso, é importante fazer reservas de hotéis e passeios com antecedência.
Onde se hospedar em Itapema? Uma boa pedida é o Itapema Beach Resorts by Nobile. Isso porque o resort oferece paisagens belas e aconchegantes em meio à Mata Atlântica preservada, além de uma vista incrível para o mar. O resort trabalha com diversas categorias de acomodações, entre elas apartamentos, chalés e suítes. Lá é possível aproveitar uma faixa de praia de 800 metros de extensão, assim como piscinas naturais e aquecidas. Ou seja: ideal para relaxar em família ou entre amigos(as).
5 destinos para viajar sem gastar muito
3. Porto Belo
Considerada a capital náutica de Santa Catarina, Porto Belo esbanja belas praias, ilhas e lugares ideais para passeios de barco, lancha e jet–ski. Se você que está lendo aí gosta de passeios e esportes aquáticos, este destino deve estar na sua lista. Em Porto Belo, as atividades náuticas podem ser realizadas em diversos pontos. Alguns exemplos são: na Praia Central, na Praia do Araçá e na Ilha de Porto Belo, a apenas 900 metros do continente.
Caso você aprecie peixes e frutos do mar, melhor ainda! O mês de julho marca a tradicional Festa da Tainha, que reúne diversos pratos à base do famoso peixe na cidade, além de artesanatos e musicais. Já no mês de outubro é a vez do Festival do Camarão, com shows e apresentações folclóricas.
Quer mais? Pois, de quebra, Porto Belo fica muito perto de outras cidades, como Bombinhas e Itapema. Então a dica é estender a viagem e conhecer outros lugares 🙂
Onde se hospedar em Porto Belo? Uma dica de hospedagem que merece destaque é o Resort Refúgio do Estaleiro. O hotel conta com seis categorias de acomodações, todas elas com infraestrutura belíssima e de muita qualidade. Para completar, tem piscina com vista panorâmica e gastronomia impecável.
Bagagem de Mão – Regras e Dicas
4. Laguna
A cerca de 130 km de Floripa, em direção ao sul do estado, fica Laguna, uma cidade charmosa e rica em natureza. Ao mesmo tempo, ostenta muitas atrações de ecoturismo e monumentos históricos.
Lar de Anita Garibaldi, personalidade importante da Revolução Farroupilha, é o segundo município mais antigo do estado. Portanto já dá pra imaginar a quantidade de história deste lugar, né?
O destino, considerado como um dos melhores do litoral catarinense, tem um clima supertranquilo, assim como 45 km de praias belíssimas e dunas perfeitas para passeios a dois (ou a duas, claro) ou em família. Para coroar, é uma ótima escolha para passar o feriado de Carnaval, pois tem uma das festas mais animadas do estado.
Alguns de seus pontos turísticos mais famosos são: Farol de Santa Marta, Rota da Baleia Franca, Mirante do Morro da Glória, Marco do Tratado de Tordesilhas, Molhes da Barra e a Casa e Ponte Anita Garibaldi. Logo, planeje-se direitinho para visitar todos eles.
Onde se hospedar em Laguna? A cidade esbanja opções de hotéis. Um deles é o Hotel Samba Laguna Tourist, na Praia do Gi. Se a busca for por infraestrutura completa e atendimento diferenciado este é o lugar. Isso sem mencionar o acesso privativo à praia, as piscinas internas e externas, a ducha circular, o restaurante com vista panorâmica e as saunas úmida e seca, por exemplo. Da mesma forma, tem três categorias de apartamentos – Standard, Superior e Luxo – e espaços próprios para a realização de eventos.
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
5. Itá
Você sabia que há alguns anos Itá foi 100% submersa pelas águas do lago da hidrelétrica da região? Pois é! Na época, o que restou foram apenas as torres da igreja. Hoje, porém, este é um ponto turístico bem famoso do destino e, por isso, faz parte da lista de lugares em Santa Catarina que você precisa conhecer.
Atualmente, a cidade – que foi toda reconstruída no alto do morro, aliás – conta com várias opções de atividades aquáticas, sobretudo devido às suas águas termais. Da mesma forma, oferece opções bem legais para amantes de ecoturismo.
A galera que for a Itá não pode perder a chance de ver algumas atrações. São elas: as torres da antiga igreja, os mirantes do Caracol e Vertedouro da Represa e o Eco Parque, já que ele tem mais de 1,8 mil metros de trilhas em meio à Mata Atlântica. Fora isso, a região também é perfeita para praticar tirolesa e arvorismo, por exemplo.
Onde se hospedar em Itá? A cidade é pequena e quem vai pra lá geralmente quer aproveitar as famosas Termas de Itá, que podem ser apreciadas em alguns resorts. Um deles é o eSuites Itá Resort & Eventos by Atlantica. Em uma localização privilegiada, na Avenida Beira Lago, o resort domina um dos lados do lago. Sendo assim, descortina uma vista fantástica em um lugar sossegado, rodeado por natureza. Além de oferecer uma infraestrutura completa de hospedagem, lazer e gastronomia, suas acomodações novas e modernas chamam a atenção. Acima de tudo, é a opção perfeita para pessoas que querem descansar.
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
6. Governador Celso Ramos
O nosso último destino, mas longe de ser menos importante, é uma das oito cidades do Brasil certificadas pelo Programa Bandeira Azul. Trata-se do nível máximo em termos de qualidade para banho. Já deu pra entender por que ele tá na nossa relação de lugares para conhecer em Santa Catarina, né?
5 destinos mais sustentáveis do Brasil
Exibindo um dos litorais mais bonitos do estado, Governador Celso Ramos conta com mais de 20 praias de imensa beleza e alta preservação. Por isso mesmo, é ideal para quem procura por sossego à beira-mar. A região integra a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora. Dessa forma, a cidade é um dos melhores locais para trilhas, mergulhos e passeios de barco. Inclusive, muitas vezes esses passeios contam com visitantes ilustres: os golfinhos. Já pensou? Câmera a postos, hein!
Antes de mais nada, anote aí alguns points que não podem faltar no roteiro: a Ilha de Anhatomirim e praias Armação da Piedade, da Figueira, das Bananeiras, de Fora e de Palmas. As praias são bem conservadas e têm águas translúcidas, viu?
Onde se hospedar em Governador Celso Ramos? O Águas de Palmas Resort & Hotel oferece acomodações aconchegantes para todos os tipos de turistas com sua estrutura que mescla mar e montanha. Ao todo, são mais de 240 mil m² de área totalmente imersa na natureza. De quebra, contempla também parque aquático, quiosque na praia com cadeiras, guarda-sol e atendimento de bar à beira-mar, bem como excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo.