Às vezes tudo o que a gente quer é visitar um lugar supercharmoso e aconchegante. Pois então aqui vai uma dica sem erro: Monte Verde, uma cidade mineira com ares de cidade europeia. Além de muito bonita e com um clima de romance, tem restaurantes que servem uma das melhores culinárias do mundo e esbanja contato com a natureza e atividades ao ar livre. Além disso, o destino fica a apenas 165 km da capital paulista, o que o torna perfeito para uma escapadinha, seja em um final de semana ou em um feriado. Mas e aí, tá a fim de descobrir o que fazer em Monte Verde? Então confira a seguir!
Minas Gerais: Pontos turísticos em 6 destinos imperdíveis
O QUE FAZER EM MONTE VERDE (MG)
Antes de qualquer coisa, vale a pena destacar que, recentemente, saiu uma lista com as 10 cidades mais amigáveis do mundo de 2022. A lista inclui desde ilhas paradisíacas até cidades históricas. E a boa notícia é que um desses destinos é Monte Verde. O destino ocupa a sexta posição e é o único do Brasil.
Sendo assim, pode ter certeza que, quando estiver por lá, vai encontrar um clima bem acolhedor. Sem mais delongas, vamos logo descobrir o que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Monte Verde!
1. Caminhar pela Avenida Monte Verde
Principal point local, a Avenida Monte Verde é o endereço de muitas lojas e restaurantes, entre outros serviços. Spoiler: no inverno, não deixe de experimentar os fondues de queijo, carne e chocolate, uma das marcas registradas do destino. Lotada de galerias, como, por exemplo, a Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro, na avenida é possível encontrar de tudo um pouco, incluindo roupas, souvenires, cervejas, chocolate e as típicas cachaças mineiras. Em outras palavras, circule sem pressa por ali.
2. Trilhas e mais trilhas
Curte vistas espetaculares? Nesse caso você tem tudo para amar ainda mais esse pedacinho do estado de Minas Gerais, já que a cidade é cheia de opções de trilhas. Inclusive, todas elas são estruturadas e muito bem sinalizadas, sendo que algumas contam até mesmo com mirantes com decks de madeira. As mais famosas são: Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida e Trilha do Platô.
Dicas de viagem para praticar esportes: confira 12 destinos no Brasil
Dica: antes de tudo, é importante conversar com um(a) agente de viagens para verificar como está o funcionamento delas e se é necessário ter a companhia de um guia, viu? Ele(a) pode te ajudar a evitar diversos perrengues, portanto sua consultoria pode fazer toda a diferença.
3. Admirar a vista da Rua do Aeroporto
Apesar do nome, a cidade não tem um aeroporto, mas sim uma rua que leva esse título. A uma altitude de 1.560 metros, de lá os visitantes conseguem admirar um pôr do sol e tanto, bem como uma paisagem completa da região, emoldurada por montanhas e araucárias. Bônus: também dá para tirar fotos em belíssimos painéis.
Frases de viagem: opções de legenda para os dias de #TBT
4. Fotografar o Orquidário
Caso esteja decidindo o que fazer em Monte Verde, esta é mais uma opção que pode ser considerada imperdível. O Orquidário MV tem mais de 1.500 espécies de orquídeas e cerca de 150 plantas carnívoras. Além disso, a coleção dispõe de bromélias suculentas, plantas exóticas e cactos. Ou seja: celular ou câmera sempre em mãos para tirar muitas fotos, hein!
5. Conhecer a galeria de arte de Monte Verde
Inclua no seu roteiro: uma visita à Unger’s Pottery House, galeria de arte a céu aberto que promove arte, cultura e conhecimento. Excelente para fotos, por lá estão várias peças de arte contemporânea, incluindo artigos de decoração em cerâmica, utilitários e peças para jardim, entre outros itens. Vale a pena reservar um tempinho para essa visita.
6. Saborear os chocolates da Gressoney
Em Monte Verde é possível encontrar algumas fábricas de chocolate. Uma delas é a Gressoney, fundada em 1978 e localizada bem pertinho da entrada do município. Quer uma curiosidade sobre a marca? Ela é a grande criadora do Prímula, tipo de doce bem parecido com o pão de mel. Fora o fato de poder comprar deliciosos chocolates, o local ainda mostra o passo a passo da produção dessa iguaria. Nada de dieta, viu?
7. Visitar a Cervejaria Fritz
Tá a fim de saber conhecer melhor o processo de fabricação das cervejas artesanais? Se a resposta for sim, então você vai adorar essa sugestão. A Cervejaria Fritz oferece um tour com duração de mais ou menos 35 minutos, o qual, ao final, entrega uma garrafa como lembrança. Ah! O passeio deve ser agendado previamente, então programe-se direitinho.
8. Dar um pulinho na Escola de Falcoaria
Já imaginou ter contato direto com gaviões e corujas? Pois a Escola de Falcoaria promove conscientização ambiental, desenvolve projetos de proteção às aves e proporciona uma interação única entre o homem e a natureza. Porém, lembre-se: para visitar este local também é necessário realizar um agendamento prévio. Não vai ficar de fora, né?
9. Passar o dia na Fazenda Radical
Esta dica é para quem não só está decidindo o que fazer em Monte Verde, como também não dispensa uma boa dose de adrenalina. Isso porque, conforme o nome já indica, na Fazenda Radical há várias opções de atividades de aventura. A 8 km do centro da cidade, o point abriga as duas maiores tirolesas da região. Ao mesmo tempo, por lá você pode brincar com arco e flecha, passear de quadriciclo ou encarar um circuito de arvorismo, escalada e slackline. Com certeza é uma dica e tanto para curtir em família e aproveitar um belo dia de sol.
10. Ir em um bar de gelo
Que tal uma experiência diferente para encerrar com chave de ouro a lista com dicas de o que fazer em Monte Verde? Então guarde bem este nome: IceBar Monte Verde, bar cujo interior é 100% feito de gelo, incluindo bancos, bancadas e até mesmo os copos. Ali dentro a temperatura pode alcançar os -20°C. Frio mesmo, hein?
Você pode permanecer até 40 minutos em seu interior. Mas pode ficar tranquilo(a), uma vez que receberá roupas de frio adequadas para a sua experiência. Afinal, a ideia é que você se divirta com todo o conforto. Outro detalhe é que você ainda tem direito a escolher um drink e depois pode aproveitar o open bar de cachaças mineiras. Partiu?
Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas
Com tantas opções está mais do que comprovado que há muito o que fazer em Monte Verde! No entanto, para uma experiência ainda mais completa, aproveite para fazer passeios de buggy e, claro, se deliciar e muito com a típica culinária mineira. Depois volte aqui pra contar pra gente como foi! Dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outros(as) viajantes 😉