Amada por uns e odiada por outros, a tarefa de arrumar as malas para uma viagem é sempre bem emblemática porque significa que o tão aguardado embarque está próximo. Por outro lado, essa é uma missão que requer muita atenção, sobretudo se a viagem for um cruzeiro marítimo.
5 destinos para viajar sem gastar muito
Antes de qualquer coisa, tenha em mente algumas informações básicas. São elas: quantidade de dias da viagem, clima predominante nos destinos por onde o navio vai passar, tamanho da cabine, se existe limite de bagagem, se haverá a necessidade de pegar avião em algum trecho e quais serão as atividades de lazer oferecidas a bordo e durante as paradas em terra, entre outras.
Tem tudo isso na ponta da língua? Joia, então bora para a parte prática.
COMO ARRUMAR AS MALAS PARA UM CRUZEIRO: PASSO A PASSO
1. A escolha da mala
Este tópico pode já ser familiar para muita gente, mas é bem importante checar. Além dos pontos de atenção clássicos – como material, espaço interno, número de divisórias e travas de segurança, por exemplo -, é preciso se atentar a dois detalhes essenciais: o tamanho e a quantidade de malas. Claro que isso varia de acordo com o perfil de cada viagem; porém, segundo orientações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), o recomendado são, no máximo, duas malas por pessoa, cada uma pesando em média 20 kg e medindo até 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.
2. Lista de objetos
Caneta e papel a postos, hora de anotar tudo o que não pode ficar de fora da mala. A fim de evitar esquecimentos, é sempre bom preparar a bagagem alguns dias antes da viagem. Assim, toda vez que se você se lembrar de algo que precisa levar, inclua na sua listinha ou no aplicativo de lembretes do celular, onde preferir. Quer saber o que é e o que não é essencial colocar na bagagem? Se liga só:
O que não pode faltar: roupas e sapatos confortáveis, casacos, chinelo com solado antiderrapante, pijama, roupas íntimas, trajes e saídas de banho, bem como itens de higiene pessoal, protetor solar, boné e/ou chapéu, óculos de sol e um adaptador universal para tomadas. Caso o cruzeiro promova algum evento temático, procure se informar sobre o dress code recomendado. Além disso, é válido incluir na lista um traje mais social, como vestidos longos e ternos, para as tradicionais festas de gala promovidas no navio.
O que não precisa: toalhas, roupas de cama, sabonetes, shampoo, condicionador e secador. Isso porque essas são algumas das cortesias oferecidas em quase todos os cruzeiros.
O que é proibido: alimentos, qualquer tipo de bebida, ferro de passar roupas, secador, chapinha, velas e incensos, assim como substâncias ilícitas ou armas. As restrições também podem variar de uma companhia para outra.
Dica para economizar espaço: uma boa tática para não carregar mais do que o necessário é optar por roupas “coringas”, que permitem montar diferentes visuais mudando apenas a combinação entre as peças. Para facilitar a escolha, você pode pensar em todas as atividades que pretende realizar durante o cruzeiro e fotografar sugestões de looks para cada uma delas.
3. Mãos à obra
Escolheu a mala e já separou tudo o que irá dentro dela? Então a próxima etapa é organizá-la. Embora praticamente todos os cruzeiros ofereçam serviços de passadeiras e lavanderias, tente amassar as roupas o mínimo possível. Para tanto, coloque as mais resistentes no fundo e as mais delicadas na parte superior, de preferência com poucas dobras e acompanhadas de uma folha de seda branca, pois isso ajuda a protegê-las. Para evitar que as calças fiquem marcadas na região do joelho, coloque-as com as pernas para fora e só as dobre de volta para dentro depois de preencher o espaço disponível com outras peças.
4. Checklist, identificação e segurança
Sabe aquela listinha do segundo passo? Chegou o momento de resgatá-la pra conferir se está tudo OK. Caso não falte nada, feche a mala e não se esqueça de identificá-la com o seu nome e um telefone para contato. Se sua bagagem não tiver travas de segurança, basta colocar um cadeado no zíper para travá-la.
5. Bagagem de mão
Deixe documentos, voucher de viagem, dinheiro, cartões de crédito, remédios, joias, celulares, câmeras digitais, carregadores de bateria e uma nécessaire com itens pessoais, como escova e pasta de dente, para a bagagem de mão. Em caso de viagens longas, reserve também uma muda de roupa para se precaver de um possível extravio de malas. Ah, se quiser, leve também uma pequena bolsa ou mochila para as paradas em terra feitas pelo navio.
Bagagem de Mão – Regras e Dicas
Prontinho, agora as suas malas estão prontas e você pode curtir o seu cruzeiro! No entanto, aqui vai mais uma dica: sempre feche os seus passeios com um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência a todo momento e tem acesso às melhores dicas 😉