Todo mundo conhece alguém que é maluco(a) pra ir para o Egito, não é assim? Isso quando essa pessoa não somos nós mesmos(as), claro! Ficar frente a frente com a Grande Esfinge, admirar a riqueza de detalhes da máscara funerária de Tutancâmon (em ouro maciço, hein!), contemplar a abundância do Rio Nilo, escutar o burburinho em árabe (e em vários outros idiomas), experimentar a comida típica… Tudo isso faz parte da viagem e explica por que vale a pena respirar a história e a cultura milenares de um país que ainda hoje é repleto de mistérios.
Acima de tudo, a terra da Cleópatra, dos faraós e das pirâmides é um dos destinos mais curiosos do mundo. Sendo assim, separamos algumas dicas com tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito! Vamos nessa?
Quando ir
Em primeiro lugar, saber qual é a melhor época para conhecer o Egito é fundamental, já que você vai estar no meio do deserto. Basicamente a melhor época para conhecer o país é entre outubro e março. Isso porque esses são os meses de inverno e as temperaturas tendem a ser mais amenas, uma vez que o clima no país é bem seco e quase não há chuva. Por conta disso, se não for tão fã assim de calor, evite ir durante o verão, visto que o Deserto do Saara pode registrar até 45°C. Já pensou? De forma geral, novembro e março são ótimos meses para viajar pra lá, posto que dezembro, janeiro e fevereiro se enquadram no período de alta temporada.
Bagagem de Mão – Regras e Dicas
É caro se hospedar no Egito?
Em geral, hospedar-se no Egito costuma ser mais em conta do que em outros destinos, sobretudo europeus. Mas atenção: como é um país com costumes diferentes dos nossos, vale a pena ficar em um bom resort, até mesmo para os(as) turistas se sentirem mais à vontade. Porém, para saber quais são os melhores hotéis, fale com um(a)agente de viagens. Esse(a) profissional tem essas respostas na ponta da língua e vai saber indicar um que seja a sua cara e caiba no seu bolso.
Dicas para uma viagem de avião confortável
Religião e cultura
A religião de quase toda a população egípcia é a islâmica, portanto ela é levada bem a sério no país. Há megafones espalhados por todos os cantos e muitas mesquitas pelas redondezas para avisar que chegou a hora da oração. Inclusive, não estranhe, porque elas são realizadas cinco vezes ao dia.
Como parte dos costumes, homens e mulheres andam com roupas que cobrem o corpo todo. Logo, para mostrar respeito às tradições – e para fazer bonito com os(as) anfitriões(ãs), claro! -, a dica é usar roupas longas e soltas. Ainda assim os trajes dos(as) turistas chamam a atenção, então não estranhe se alguém estiver sempre te olhando ou até mesmo pedir pra tirar uma foto com você. Eles(as) não estão sendo rudes, mas, sim, curiosos(as)
Qual é a moeda do Egito?
A moeda do Egito é a libra egípcia (EGP). Apesar de o real valer mais que a libra egípcia, recomenda-se levar todo o dinheiro em dólar ou euro, uma vez que cartões de créditos não são tão aceitos. Para se ter uma noção, 1 dólar equivale a mais ou menos 16 EGP. Além disso, tenha sempre dinheiro trocado para gorjetas, pois elas são bem aguardadas. Isso vale para quando alguém carregar sua mala, tirar uma foto sua ou se disponibilizar a mostrar uma pintura em uma tumba, por exemplo. Ou seja: sempre que você receber algum tipo de ajuda ou prestação de serviço.
Compras: hora de pechinchar (uma das melhores dicas que você precisa saber antes de ir para o Egito)
Além de gostarem de gorjetas, os(as) egípcios(as), assim como os(as) marroquinos(as), têm muito forte a cultura da negociação. No início pode parecer chato ter de negociar para qualquer lembrancinha que quiser comprar, mas – acredite! – vale a pena. Se você entrar no jogo, provavelmente conseguirá mais de 50% de desconto. Use e abuse da sua lábia na hora das compras e você certamente vai se surpreender com os preços que vai obter.
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
Idioma
Embora o idioma oficial do país seja o árabe, o inglês é bem aceito, principalmente nas cidades mais turísticas e nos comércios e hotéis. Uma dica valiosa é decorar a escrita de alguns números para poder conferir os preços nos mercados e nas lojinhas. Mas nem tente ler alguma coisa em árabe: é praticamente impossível para quem é leigo no assunto. Contudo, se você se amarra em línguas diferentes, vai ficar encantado(a) com a escrita desenhada e com o som do idioma.
Gastronomia árabe
Como um país árabe, a gastronomia árabe é dominante no país, claro. A dieta principal é baseada em grãos, como por exemplo fava, lentilha e grão de bico. Além disso, eles(as) utilizam temperos que podem ser fortes para o nosso paladar, por isso vale pegar leve no começo até se acostumar. Em geral você vai encontrar muitos quibes, carnes, pães, saladas e os deliciosos cremes árabes, caso do Tahine (pasta de gergelim) e Baba Ghanoush (pasta de berinjela feita à base de Tahine e suco de limão). Ao mesmo tempo, é sempre bom lembrar que muçulmanos(as) não comem carne de porco, OK?
Atenção: evite comer comidas vendidas em barracas de rua, já que os temperos e até mesmo a água utilizada podem não cair muito bem. Priorize comer em restaurantes, mais habituados a receber turistas, viu? Outra sugestão é garantir um seguro–viagem a fim de ter uma viagem tranquila do início ao fim. Afinal de contas, ninguém merece passar por perrengue nas férias, né?
Lugares para não deixar de ir no Egito
Viajar para o Egito é uma verdadeira viagem no tempo. Isso porque, além de visitar as Pirâmides de Gizé, navegar pelo Mar Vermelho e passear pelo deserto, você precisa conhecer outras atrações de perto. Neste sentido, cabe ressaltar o Templo de Karnak, o maior do país, assim como o Templo de Abu Simbel e o Museu Egípcio do Cairo, que abriga mais de 120 mil itens que correspondem a tesouros arqueológicos milenares. Esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro! De quebra, mantenha um celular ou uma boa câmera em mãos para registrar todos esses cenários de tirar o fôlego.
Fala sério: ficou com vontade de conhecer o país agora que já tem na ponta da língua tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito, não é? Pois não tenha dúvidas de que este país mediterrâneo, localizado entre a África e a Ásia e dono de uma das culturas mais ricas do mundo, vai te conquistar.
Então não perca tempo e procure um(a) agente de viagens! Assim você tem acesso a um roteiro feito exclusivamente para você e já pode começar a se preparar desde já para essa trip de cair o queixo.