A Bahia foi a porta de entrada dos portugueses no Brasil. Afinal, foi onde hoje está a cidade de Porto Seguro que o navegador português Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, julgando ser as Índias. Não é surpresa que eles tenham decidido ficar por aqui: quem já foi sabe que as belezas naturais do litoral baiano são únicas e inesquecíveis.
8 MOTIVOS PARA CONHECER PORTO SEGURO
Ainda hoje dá pra ver o que fez os olhos dos portugueses brilharem ao percorrer as regiões das chamadas Costa do Dendê e Costa do Cacau. Isso porque ali ficam três destinos de tirar o fôlego: Ilhéus, Itacaré e Maraú. Portanto, se você tá procurando dicas de lugares onde ir na Bahia, continue lendo este post! É garantia de beleza e de descanso 😉
DICAS DE LUGARES ONDE IR NA BAHIA
1. Ilhéus
Considerada por muitos o terceiro maior destino da Bahia, Ilhéus é a capital turística da Costa do Cacau e também a casa de Gabriela, Nacib, Coronel Ramiro Bastos, Mundinho Falcão e tantos outros personagens de Jorge Amado. A vila foi ponto de produção de cana-de-açúcar no século 16, mas foi apenas no século seguinte que o cacau chegou por ali e a cidade prosperou. Os casarões erguidos nas avenidas à beira-mar pelos coronéis são a prova da grande fortuna gerada pelo cacau. Ao mesmo tempo, pontos turísticos como o Bar Vesúvio, na Praça Dom Eduardo, e o Bataclan contam a história de Ilhéus.
Ilhéus: venha conhecer um pouco mais sobre o destino!
Além disso, não deixe de visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, onde antes funcionou a Faculdade de Direito de Ilhéus, e a Igreja Matriz de São Jorge, erguida em 1556 e onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra. Outras dicas: conhecer o Teatro Municipal, inaugurado em 1929, e o Palacete Misael Tavares.
Hotéis em Ilhéus – clique aqui e confira!
2. Itacaré
Seguindo para o norte, aqui vai mais uma dica de onde ir na Bahia: Itacaré, que teve origem em uma aldeia indígena. Entre os séculos 19 e 20, da mesma forma que outras cidades da região, Itacaré também teve na produção do cacau sua base econômica. O destino ficou isolado após o assoreamento de seu porto e se reergueu com a estrada-parque BA-001, inaugurada em 1998.
Clique aqui e confira hotéis em Itacaré!
Hoje, o turismo é uma grande fonte de renda do município. Seu grande atrativo é mesmo a natureza e suas praias, desde as mais desertas até as mais próximas do centro, como a Praia da Concha, por exemplo. Por outro lado, entre as mais procuradas pelos surfistas estão as praias da Tiririca e da Engenhoca. Quer mais? Pois então saiba que dá pra praticar rafting, canoagem, rapel e outros esportes radicais nas cachoeiras, assim como visitar comunidades remanescentes de quilombos.
3. Península de Maraú
Por fim, chegamos ao topo do nosso roteiro, já na Costa do Dendê, na cidade de Maraú. Também uma aldeia indígena, o destino foi descoberto em 1705 pelos frades Capuchinhos italianos, mas diz-se que seu habitante mais famoso teria sido o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. Quem sabe? Fato é que Maraú é quase uma Polinésia Baiana, com belíssimas praias, água cristalina e quilômetros de Mata Atlântica para completar a paisagem. Seus povoados costeiros mais conhecidos são Barra Grande, Saquaíra, Taipu de Fora e Algodões, onde você aproveita essa natureza e ainda conhece mais sobre a cultura e gastronomia locais.
Por que visitar a Península de Maraú, na Bahia
E aí, o que você achou das nossas dicas de lugares onde ir na Bahia? Já deu pra perceber que o estado é sinônimo de beleza, né? Caso você já tenha tido a chance de conhecer um deles (ou outro paraíso que não apareceu aqui), deixe um comentário! Dessa forma você ajuda a tirar as dúvidas de outras pessoas! Ah, e não se esqueça: se for viajar, consulte um(a) agente de viagens, viu?