O nome soa familiar para brasileiros e gringos. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar em Maragogi, destino que disputa com Maceió a atenção de quem vai para Alagoas? Inclusive, menos de 130 km separam as duas cidades. Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que se estende por 120 km ao longo da costa.
Quem vai pra lá em busca de mar morno e tranquilidade encontra exatamente isso. Mas, como Maragogi gosta de surpreender, ela também tem uma orla enfeitada por coqueiros e coloca à disposição de todo mundo gostosas piscinas naturais. Essas piscinas são consequências dos recifes de corais e um dos principais motivos pelos quais o lugar ganhou o apelido de Caribe Brasileiro.
De forma geral, há diversos passeios em Maragogi que valem a pena. Quase todos eles, no entanto, têm o estonteante mar como pano de fundo. Então já sabe: quer colocar o bronze em dia e descansar muito? Este é o lugar. A fim de ajudar você a entender melhor a região, nós escolhemos oito passeios imperdíveis para fazer em Maragogi.
PASSEIOS EM MARAGOGI: 8 DICAS PARA A SUA VIAGEM SER NOTA MIL
1. Visite as famosas piscinas naturais
A grande atração de Maragogi são as piscinas naturais, formadas por recifes de corais e acessadas de barco. São três áreas de piscinas naturais: as galés principais (que são as maiores), Taocas e Barra Grande. Em todas elas dá para observar a vida marinha usando snorkel, mas a vista já vale a pena mesmo sem o equipamento, pois a água é tão cristalina que dá pra ver peixinhos facilmente.
Contudo, vale ter em mente que o sucesso do passeio depende da maré, uma vez que, quanto mais baixa ela estiver, melhor o passeio será. Isso porque, quando a maré baixa bastante, a visibilidade da água fica ainda melhor.
Clique aqui e garanta seu Passeio para a Praia de Maragogi!
2. Vá ao Zoológico Pet Silvestre
O Zoológico Pet Silvestre é uma ótima oportunidade para quem quer fazer algo diferente de ir à praia. Como o nome já diz, o local é o habitat de muitos bichinhos silvestres, como jiboias, pítons (espécie de cobra), iguanas, jacarés, geckos (lagartos), jabutis, corujas, tucanos, araras, macacos-prego, quatis e tartarugas tigre-d’água, por exemplo. Por meio de uma visita guiada é possível ter contato direto com os animais, assim como aprender mais sobre seus hábitos em uma experiência lúdica e bem segura.
5 destinos de águas cristalinas no Brasil
Quer um diferencial? O zoo foi o primeiro empreendimento brasileiro a receber o certificado de Bem-Estar Animal, emitido pela Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL. Ou seja: o passeio é ótimo, sobretudo para ser feito na companhia de crianças, visto que reflete a importância de respeitar e cuidar dos bichinhos.
3. Admire a vista do Mirante do Cruzeiro
Acima de tudo, o Mirante do Cruzeiro detém a vista mais bonita de Maragogi. Até porque de lá do alto dá para observar toda a cidade, com destaque para a vista privilegiada para o mar verde-esmeralda. Sendo assim, garanta um celular ou uma boa câmera em mãos, pois o point é excelente para fotos. Cabe ressaltar ainda o restaurante Alto do Cruzeiro, pertinho do mirante e localizado em uma pequena pousada de mesmo nome.
Clique aqui e garanta seu Passeio para Recife Galés!
4. Confira as ruínas do Mosteiro de São Bento
No povoado de São Bento, no alto do Morro do Cuscuz, fica a área de ruínas do Mosteiro de São Bento. Durante os séculos 16 e 17 funcionava ali um templo religioso onde se estabeleceram os monges beneditinos. Hoje, porém, restam as ruínas do antigo mosteiro e algumas catacumbas com monges que foram enterrados no local. Para coroar, o lugar descortina uma vista linda para o mar. Ah, importante: o passeio deve ser feito com os bugueiros credenciados da região.
5. Faça pelo menos um passeio de buggy em Maragogi
Por falar nisso, que tal conhecer várias praias em um único tour, hein? Pois saiba que o passeio de buggy proporciona justamente isso. Dispondo de dois roteiros na região, o visitante pode escolher se prefere as praias do sul ou do norte. Não à toa, este é um dos passeios em Maragogi favoritos da galera.
Com duração média de três horas e capacidade para até quatro pessoas, os locais por onde o buggy passa são:
– Praias do Sul: Camacho, São Bento, Japaratinga, Bitingui e Barreiras do Boqueirão.
– Praias do Norte: Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.
6. Fique da cor do pecado nas praias de Maragogi
A pedida é por lugares movimentados e com estrutura? Se sim, as praias de Barra Grande e Antunes são perfeitas, já que contam com quiosques e barracas com cadeiras, guarda-sóis e ricos cardápios. Ah! A Praia Pontal do Maragogi também tem excelente estrutura e exibe uma vista completa de toda a orla do centro e da foz do Rio Maragogi.
Por outro lado, caso queira algo mais tranquilo, a Praia de Xaréu ostenta longa faixa de coqueiros e uma grande piscina natural. Outra com uma vibe sossegada é a Ponta do Mangue, com águas esverdeadas e azuis, bancos de areia e corais. Por fim, a Praia de Peroba, localizada quase na divisa com Pernambuco, é mais deserta e com um mar bem calminho.
7. Conheça o Caminho de Moisés
Outro passeio que não pode faltar no seu roteiro é o Caminho de Moisés. O nome, como você já deve ter adivinhado, faz referência à célebre passagem bíblica de quando Moisés dividiu o Mar Vermelho e libertou o povo do Egito. Este ao qual a gente se refere não fica no Mar Vermelho, mas sim na Praia de Barra Grande. Trata-se de um banco de areia que permite que as pessoas caminhem por “cima” do mar, em direção ao horizonte. Entretanto, do mesmo modo que as piscinas naturais, este caminho só fica aparente na maré baixa. Logo, verifique antes a tábua de marés, viu? O local é lindo e muito diferente, além de ser ótimo para os pequenos, uma vez que a água ao redor do banco fica bem rasinha.
3 praias imperdíveis em Maceió, a capital de Alagoas
8. Dê uma passadinha em Maceió
Antes de qualquer coisa, Maceió costuma ser a porta de entrada para Alagoas, mas principalmente pra quem quer ir a Maragogi. Para quem for viajar de carro, é importante ter em mente que o percurso pode ser feito em várias estradas. Porém, o trajeto mais rápido (de duas horas) é pela AL-105, a partir do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.
Clique aqui e garanta um passeio pelas Praias de Maragogi!
Maceió é a capital do estado e, portanto, sempre vale a pena incluí-la no roteiro. O destino é bem turístico e coleciona praias bem bonitas. Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde são as principais praias urbanas, enquanto a Praia do Gunga, a Praia do Francês e a Praia do Carro Quebrado, por exemplo, ficam em cidades adjacentes, a curta distância. Maceió, assim como Maragogi, não decepciona quem procura por boa infraestrutura: oferece bons restaurantes, bons hotéis e muita diversão.