Ninguém nunca disse que para curtir praias de águas cristalinas precisa sair do Brasil, né? Sendo assim, se você é fã do Caribe e quer ter uma experiência parecida sem ter de ir para o exterior, continue lendo este post! Aqui nós listamos 5 destinos de águas cristalinas no Brasil. Afinal, nosso país tem praias e paisagens que não deixam em nada a desejar quando comparadas com a gringa. Quer saber mais? Se liga!
Melhores praias para surfar no Brasil: saiba quais são elas
5 DESTINOS DE ÁGUAS CRISTALINAS NO BRASIL
1. Península de Maraú (BA)
Localizada no sul da Bahia, a Península de Maraú possui um trecho de mais de 40 km de praias e definitivamente está entre os principais destinos de águas cristalinas no Brasil. Uma das praias mais bonitas (e mais famosas) é Taipu de Fora, mas também vale a pena conhecer as praias de Taipu de Dentro, Ponta do Mutá e Algodões, por exemplo.
Por que visitar a Península de Maraú, na Bahia
Uma vez por lá, gaste um bom tempo nas piscinas naturais e nade nas águas doces da Lagoa do Cassange e da Lagoa Azul. De quebra, você pode viver a experiência de fazer mergulhos noturnos, se ver bem perto de animais marinhos e subir a bordo de diversos passeios de barco.
2. Arraial do Cabo (RJ)
Em primeiro lugar, é sempre válido ressaltar que Arraial do Cabo é um município da estonteante Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
No total, o destino tem nove praias. E que praias! O lugar disputa com Maragogi (AL) o apelido de Caribe Brasileiro, e o azul-turquesa do mar colabora bastante pra isso. Portanto, alerta de spoiler de águas cristalinas no Brasil! As Prainhas do Pontal do Atalaia estão entre as mais icônicas da região, apesar de nunca ser demais passar pela Praia Grande, Prainha, Praia dos Anjos e pela ilustre Praia do Forno.
O que fazer na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Talvez você não saiba, mas Arraial ganhou o nome de Capital do Mergulho. Isso porque o mar é tão transparente, e abriga uma vida marinha tão rica, que mergulhar com cilindro é quase uma atração obrigatória. Prepare-se para ver de perto não apenas cardumes e corais, mas até cavalos-marinhos e tartarugas-marinhas.
Além disso, ninguém pode deixar de fazer o passeio de barco que leva até a Praia do Farol. Sua beleza é quase mítica e tem tudo o que se espera de uma praia: mar extremamente claro e areia muito branca.
3. Baía dos Porcos (PE)
Certamente nesta lista com destinos de águas cristalinas no Brasil não poderia faltar Fernando de Noronha, em Pernambuco. Mesmo porque – fala sério! – todo mundo conhece o arquipélago como sendo dono de algumas das praias mais bonitas do mundo.
Fernando de Noronha (PE): descubra qual praia tem a sua cara
Pequena – são 100 metros de faixa de areia – e exuberante, fotos não fazem jus ao panorama da Baía dos Porcos. Ali, o mar tem uma paleta de cores incrível, que vai do azul ao verde, e é tranquilo, ideal para banho. Na maré baixa são formadas piscinas naturais, onde peixinhos podem ser observados.
O acesso à atração se dá pela Cacimba do Padre, por um caminho de areia que passa por uma pequena trilha de pedras e revela uma paisagem deslumbrante.
Top 5 passeios em Fernando de Noronha
Quer mais? Pois saiba que a Baía dos Porcos é, também, um dos melhores lugares para conseguir aquela foto de cair o queixo do Morro Dois Irmãos, principal símbolo do destino.
4. Galés de Maragogi (AL)
O nome soa familiar para brasileiros e gringos. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar em Maragogi, destino que disputa com Maceió a atenção de quem vai para Alagoas? Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que se estende por 120 km ao longo da costa.
7 passeios em Maceió (AL) para fazer na sua próxima viagem
Quem vai pra lá em busca de mar morno e tranquilidade encontra exatamente isso. Mas, como Maragogi gosta de surpreender, ela também tem uma orla enfeitada por coqueiros e coloca à disposição de todo mundo gostosas piscinas naturais. Essas piscinas são consequências dos recifes de corais e um dos principais motivos pelos quais o lugar ganhou o apelido de Caribe Brasileiro, conforme já tínhamos mencionado aqui neste post.
Rasas, naturais, transparentes e cristalinas. Assim são as piscinas, ou melhor, as galés de Maragogi. Quando a maré está baixa é possível praticar mergulho e snorkeling, assim como fazer passeios de barco para observar os corais, que transbordam vida marinha. Se não estiver a fim de fazer snorkeling não tem problema, pois mesmo sem o equipamento dá pra ver os cardumes coloridos.
5. Gruta do Lago Azul (MS)
Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, há muitas paisagens que merecem destaque e tiram o fôlego de quem passa por lá. Uma delas é a Gruta do Lago Azul. Mais de 200 degraus levam ao lago de um azul exuberante, resultado da incidência da luz do sol. O nado é proibido. Porém, aproveite para contemplar e fazer muitas fotos desse deslumbrante cenário, enfeitado por estalagmites e estalactites.
Bonito, Mato Grosso do Sul: mística, aventureira e apaixonante
Para fechar com chave de ouro, debaixo d’água repousam fósseis de animais já extintos, como a preguiça gigante. Estima-se que este animal tenha vivido nas Américas há cerca de três mil anos e que tinha mais de três metros de altura. Ou seja: este point de Bonito é perfeito para pessoas em busca de águas cristalinas no Brasil e, de quebra, por um pouco de aventura.
Bonito, Mato Grosso do Sul – O que fazer?
E aí, qual dos destinos com águas cristalinas no Brasil você mais curtiu e ficou com vontade de conhecer, hein? Fale com um(a) agente de viagens e programe esse roteiro maravilhoso! Depois não se esqueça de contar tudo pra gente, OK? Dessa forma você acaba incentivando (e ajudando) outras pessoas que querem fazer uma trip similar à sua.