Com 2.890 m de altitude, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, ficando atrás somente do Pico da Neblina e do Pico 31 de março, ambos localizados no Amazonas. Ele está localizado no Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Dicas de viagem para praticar esportes: confira 12 destinos no Brasil
Se você é do tipo aventureiro, esse destino é feito pra você! Sendo assim, nesse post trouxemos as respostas para as principais dúvidas relacionadas ao pico. Leia esse post até final e confira!
PICO DA BANDEIRA: DICAS PARA UMA AVENTURA INESQUECÍVEL
Qual o melhor caminho para chegar ao pico?
O Parque Nacional do Caparaó tem duas portarias, a de Alto Caparaó (Minas Gerais), e a de Pedra Menina (Espírito Santo). Então é possível acessar o pico por qualquer uma delas.
O percurso do lado de Minas Gerais é um pouco mais longo, porém mais suave. O caminho tem mais partes planas, o que faz da subida mais leve. Já o lado do Espírito Santo, a trilha é mais curta, porém a subida exige mais do turista. Porém, independente do caminho escolhido, a vista é fenomenal e a experiência vai ser incrível!
Quais são as opções de subida?
Existem vários roteiros para você subir o Pico da Bandeira, como por exemplo:
- O bate-volta: você sai da cidade por volta de 7hrs da manhã, sobe e desce no mesmo dia, e por volta das 17hrs já está de volta.
- A travessia: você entra por um estado e sai pelo outro. O percurso possui cerca de 11 km de caminhada ao total.
- O acampamento: você acampa de noite no parque e sobe o pico de madrugada, chegando ao topo no horário do nascer do sol.
ATENÇÃO: devido a pandemia a opção de acampamento com o nascer do sol pode não estar funcionando! Então clique aqui para acessar o site e conferir as normas.
Em qual época eu devo subir?
A época mais procurada para a subida começa em abril e vai até o início de setembro. Isso porque, mesmo sendo frio, o risco de chuva é menor, o que torna a trilha mais agradável. Sendo assim, o verão é a época menos recomendada, devido ao seu maior de índice de chuvas. Porém, se você ficar atento a previsão do tempo, é possível escolher um dia bom para realizar o percurso.
Qualquer pessoa consegue realizar o percurso?
Não precisa ser atleta para subir o Pico da Bandeira, então se você nunca fez uma trilha antes, não se preocupe. Porém, precisa ter um mínimo de preparo físico, pois é uma longa caminhada. Então o percurso não é recomendado para pessoas com problema de mobilidade ou idosos.
Preciso fazer reserva ou pagar alguma taxa?
Desde 2016 as cobranças estão suspensas e não tem nenhuma precisão de voltar. Porém, é necessário fazer uma reserva pelo site com antecedência, visto que por conta da pandemia, o número de pessoas no parque será controlado.
É obrigatório estar com um guia?
Obrigatório não é, porém ter um guia ao seu lado é extremamente importante. Pois se você estiver acompanhada de alguém que conhece o percurso, você consegue realizá-lo com mais segurança e aproveitar mais o passeio. A trilha é tranquila, porém para quem não tem costume e não conhece o lugar, um guia pode fazer toda a diferença.
Quais são os equipamentos necessários?
Como você vai subir de madrugada ou de manhã, vai fazer muito frio. Em época de inverno já chegou a bater -14°C no topo. Sendo assim, vai ser necessário ter equipamento que suporta o frio, como agasalho, calçado fechado, touca, luva, anorak, entre outros. Além disso, lembre-se de levar água e comida, pois o percurso é longo.
Feriados em 2022 — Confira as melhores datas para viajar
Agora que você tem as informações essenciais sobre o pico, você está a um passo de realizar o passeio! Agora é só chamar seu(a) agente de viagens e jcomeçar a se programar. E claro, se você tiver mais alguma dica para compartilhar com a gente, deixe nos comentários abaixo!