Serra Catarinense: quais cidades visitar?

No Sul do Brasil, entre montanhas e colinas, marcada por um frio intenso, a Serra Catarinense é uma ótima opção de destino, seja no inverno ou no verão. Por outro lado, quem se amarra na estação mais gelada do ano encontra, ali, uma vantagem: além das baixas temperaturas, há também a possibilidade da neve dar as caras. Em Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Lages, o verde e amarelo da vegetação desaparecem em julho e, quando o frio muito intenso vem, os flocos de neve transformam a paisagem com o seu branco inconfundível.

Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil

Se interessou? Então tenha em mente que são 19 cidades ao todo e que todas elas merecem uma visita. No entanto, aqui nós vamos comentar um pouquinho sobre quatro delas, OK? Antes de continuar a leitura, contudo, guarde bem a nossa dica número um: conte sempre com o apoio de um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência do começo ao fim e não precisa se preocupar com nadinha!

UM TOUR PELA SERRA CATARINENSE

1. Urubici

A mais de 160 km de Florianópolis, Urubici costuma ser o ponto de partida para quem deseja se aventurar pela região serrana. Isso porque dali é fácil partir em direção às outras cidades. Ao mesmo tempo, o destino guarda diversos atrativos naturais do estado. São mais de 80 cachoeiras e cascatas em meio às araucárias, incluindo, por exemplo, a Cascata do Avencal, que oferece a possibilidade de rapel em seu paredão, de onde a água cai a 100 metros de altura. Agora, para os menos corajosos, vale dizer que dá pra fazer uma trilha, a pé mesmo, na parte de baixo.

Por fim, rapel também é a palavra de ordem no Véu da Noiva, cascata de mais de 60 metros formada por uma pedra arredondada. Junto com grandes doses de coragem, leve também uma câmera fotográfica, combinado? A vista é linda!

Se a ideia é ficar no alto, nada melhor do que curtir a vista do topo do Morro da Igreja, o ponto mais alto da serra (1.882 metros) e de onde se pode contemplar a Serra Geral, cadeia de montanhas que começa no Paraguai e corta o estado catarinense. Além do panorama arrebatador, este é um dos locais em que a neve cai com mais frequência, portanto o frio é severo. Quer uma curiosidade? Pois saiba que, em 1996, foram registrados ali -17,8°C, a menor temperatura já registrada no país.

2. São Joaquim

Já São Joaquim é um destino famoso pelas macieiras e pela temperatura baixíssima – afinal, o inverno começa em maio e, no verão, os termômetros giram em torno dos 17°C.

Tá a fim de uma experiência ainda mais completa? Aproveite, então, a Exponeve, feira permanente de artesanato e produtos típicos da região, para comprar roupas de lã, doces e bebidas. No centro da cidade, não deixe de subir no Belvedere, a 1.450 metros de altura, de onde se vê grande parte da cidade e da vegetação. Nos arredores, vale conhecer a Igreja Matriz São Joaquim, na Praça João Ribeiro, assim como o Snow Valley Adventure Park, parque ecológico com uma floresta serrana preservadíssima.

Melhores Voos Para a Serra Catarinense
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

3. Bom Jardim da Serra

Seguindo viagem, Bom Jardim da Serra é emoldurada pela Serra do Rio do Rastro. Devido aos vários rios que nascem por ali, ganhou o apelido de Capital das Águas. Cheia de vales, morros, colinas e montanhas que aparecem ao longo do trajeto, formando uma paisagem incrível, uma parada obrigatória é a Cascata da Barrinha, que fica às margens da rodovia e pode ser vista de perto após descer uma escadaria. Ou seja, é imperdível, sobretudo se você estiver à procura de uma vista de tirar o fôlego!

12 cartões-postais mais famosos do Brasil

4. Lages

Por último, mas não menos importante, Lages é sede da Festa Nacional do Pinhão e um importante polo cultural e gastronômico de Santa Catarina. Andar pela região significa conhecer uma história marcada pela chegada dos bandeirantes e dos imigrantes gaúchos. Basta uma caminhada para se deparar com inúmeros monumentos, como é o caso das esculturas “Os Imigrantes”, “Boi de Botas”, “O Tropeiro” e “Correia Pinto”. Outra dica é aproveitar para visitar o Morro da Cruz, que descortina uma vista muito bonita do destino.

E você, conhece algum desses lugares da Serra Catarinense? Conta pra gente! Até porque seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉



Booking.com

Se gostou, compartilhe!

Deixar uma resposta