Você sabia que existem diferentes tipos de turismo de natureza? Mas não é só isso, não. São tipos de turismo que têm como base a conscientização e a preservação do nosso planeta, já que infelizmente há muitos destinos ameaçados em nosso país e ao redor do mundo.
Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos
Os nomes você já deve ter ouvido falar: turismo sustentável, turismo rural e ecoturismo. Porém, a pergunta que não quer calar é: afinal, qual é a diferença entre eles? Pois é aí que tá o pulo do gato, uma vez que eles não querem dizer a mesma coisa, apesar de terem propostas similares. A gente explica tudo a seguir!
TIRE TODAS AS DÚVIDAS: DIFERENÇA ENTRE TURISMO SUSTENTÁVEL, RURAL E ECOTURISMO
Para começar, o que é o turismo rural?
Chamado também de agroturismo, o turismo rural permite que os(as) viajantes conheçam e tenham contato direto com a natureza, agricultura e cultura regional. Além disso, valoriza os pequenos produtores e o comércio local, a fim de fazer o dinheiro circular na comunidade. É aquele tipo de viagem que tem cheiro de terra e que coloca o(a) visitante cara a cara com a vida no campo, mergulhando-o(a) nos hábitos e costumes de quem vive por ali. E isso é especialmente importante porque representa a preservação das raízes culturais do destino.
Sendo assim, a pessoa está mais do que convidada a fazer passeios em fazendas, trilhas e cavalgadas e a participar de manifestações culturais tradicionais, voltando pra casa com a bagagem cheia de experiências autênticas. Neste cenário, a hospedagem também pode ser em um ambiente 100% rural.
DICAS DE DESTINO PARA VIVENCIAR O TURISMO RURAL: Bento Gonçalves (RS), Cabaceiras (PB), Lages (SC) e Venda Nova do Imigrante (ES).
E turismo sustentável, como definir?
Em linhas gerais, podemos dizer que o turismo sustentável é aquele que “pensa” em longo prazo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, “considera os atuais e futuros impactos [de uma viagem] e se apoia em três pilares: ambiental, sociocultural e econômico”.
Em outras palavras, tem como objetivo atender tanto às necessidades dos(as) viajantes quanto dos destinos para onde essas pessoas vão. Acima de tudo, defende que o lucro não fale mais alto do que a conservação do meio ambiente – bem como de tudo o que o rodeia.
Isso inclui redução da emissão de carbono, iniciativas de preservação da natureza, conscientização dos(as) turistas e valorização das comunidades locais. Este último ponto, aliás, tem a ver com a contratação de pessoas da região, utilização e compra de produtos feitos localmente e/ou iniciativas que realcem e perpetuem a cultura, por exemplo.
O ideal é que este tipo de turismo seja colocado em prática em qualquer lugar, sempre. Portanto, tenha em mente todo este conceito e faça a sua parte, viu?
Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas
Mas, peraí, ecoturismo é diferente disso?
O ecoturismo é um reflexo do turismo sustentável. Isso porque este é um tipo de turismo de natureza que não apenas visa proteger o meio ambiente, como ainda estimula o aprendizado por meio de atividades ligadas à própria natureza.
Destinos de ecoturismo são aqueles que utilizam seu rico ecossistema com responsabilidade, promovendo o contato com ambientes naturais sem gerar mal-estar nem para o verde, nem para os animais, nem para a região como um todo. Incluindo as pessoas que moram por ali, claro, já que grande parte delas depende da renda do turismo para sobreviver.
O que fazer em Pirenópolis (GO): dica de destino de ecoturismo
Cabe ressaltar que, aqui, é muito comum encontrar medidas para a preservação do verde, tais como a cobrança de taxas ambientais. Afinal, esta é uma forma de arrecadar dinheiro para a preservação desses lugares.
ALGUMAS DICAS DE DESTINOS PARA PRATICAR O ECOTURISMO: Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Ilhabela (SP) e Nobres (MT).
E aí, já manja tudo sobre esses três tipos de turismo de natureza? Joia! Pois então que tal compartilhar este post com outras pessoas? Dessa forma todo mundo fica por dentro do assunto e contribui para um planeta melhor.
Ah, e mais um detalhe! Se a vontade de viajar bater forte, conte com o apoio de um(a) agente de viagens. Essa é a melhor maneira de evitar perrengues em uma trip 😊