Quer viajar e também aproveitar o máximo que puder ao ar livre? Pois saiba que, além de parques, praias e trilhas a pé, existem lugares que são perfeitos para serem explorados em duas rodas. Ficou interessado? Nós também! Por isso mesmo, fizemos uma busca e preparamos este post com alguns destinos perfeitos para andar de bike tanto no Brasil como em outros destinos do mundo. Vem com a gente!
7 motivos que explicam por que viajar faz bem
DESTINOS PARA ANDAR DE BIKE NO BRASIL
Que tal começar com o que está bem pertinho da gente? Cheio de opções para ciclistas novatos e mais experientes, o Brasil não decepciona ninguém. Afinal, tem roteiros para aqueles que buscam por algo mais radical, assim como esbanja opções para quem estiver a fim de curtir ao lado da família. Portanto, se estiver à procura de destinos para andar de bike, vai ser fácil, fácil encontrar algum por aqui.
1. Rio de Janeiro (RJ)
Fala sério: pedalar na capital carioca soa muito bem, né? Cidade que é naturalmente atlética, o Rio de Janeiro conta com mais de 140 km de ciclovias, espalhadas por points como o calçadão de Ipanema, Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Isso sem contar as áreas naturais utilizadas para trilhas e mountain bike, como a Floresta da Tijuca, por exemplo. Outro ponto positivo é que a Cidade Maravilhosa coleciona belas paisagens, o que significa que dá pra andar de bike e tirar muitas fotos incríveis.
Rio de Janeiro: Dicas imperdíveis para aproveitar a cidade
2. Estrada Real (RJ-MG)
Do Rio de Janeiro a Minas Gerais – mais especificamente de Paraty (RJ) até Diamantina (MG) –, a Estrada Real soma mais de 1.600 km de rota e passa por diversas cidades históricas e paisagens naturais. Oferecendo mais de um percurso para a prática de cicloturismo, um bem conhecido é o Caminho dos Diamantes, que liga as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, assim como o Caminho do Ouro, com mais de 680 km de extensão e que vai de Ouro Preto a Paraty. Ou seja: o que não falta na Estrada Real são destinos para andar de bike!
3. Circuito do Vale Europeu (SC)
Pioneiro em circuitos para prática do cicloturismo, o Vale Europeu, em Santa Catarina, fica a 30 km de Blumenau. Com origem e retorno de Timbó, o Circuito do Vale Europeu passa por diversas paisagens naturais em meio à Mata Atlântica. Sabe o que isso quer dizer? Que, ao longo do percurso de mais de 300 km, você vai se deparar com cachoeiras, riachos e cidades colonizadas por europeus. Difícil dizer não pra isso, né?
4. Campos do Jordão (SP)
Quer algo mais tranquilo para pedalar ao lado das crianças? Então Campos do Jordão é o lugar certo pra você. A 170 km de São Paulo, a charmosa cidade é tudo de bom, sobretudo para dar uma escapadinha aos finais de semana e curtir com a família. Onde andar de bike por lá? Essa é fácil! O Horto Florestal tem uma série de trilhas a serem percorridas, inclusive de fácil acesso. Em linhas gerais, o passeio é tranquilo e bem gostoso.
Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil
5. Costa do Descobrimento (BA)
Já imaginou conhecer de bicicleta algumas das praias mais bonitas do país, como as de Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda? Pois dá pra fazer isso ao longo da Costa do Descobrimento, famosa por ter sido o local onde os portugueses chegaram ao Brasil pela primeira vez. Descortinando um belíssimo litoral e indo de Prado a Santa Cruz Cabrália, esse tour passa não apenas por praias paradisíacas, mas também por vilas e falésias. Vale a pena!
DESTINOS PARA ANDAR DE BIKE NO EXTERIOR
Quer ir um pouquinho mais longe? Eba! Também temos opções de destinos para andar de bike no exterior. E a melhor parte é que você pode escolher se prefere ficar dentro da cidade, já que assim você consegue conhecer os principais points turísticos, ou se quer ficar mais afastado dos centros urbanos, caso o intuito seja se conectar com a natureza local. Saca só!
Como tirar o passaporte: confira o passo a passo
6. Amsterdã (Holanda)
Claro que Amsterdã seria o nosso destino número um, né? Superpreparada para os ciclistas, na bonita cidade holandesa existem até semáforos e estacionamentos próprios para as bicicletas. Para completar, oferece um terreno plano que ajuda muito na locomoção. Sendo assim, dá pra visitar diversos points a bordo de uma bike, como o Rio Amstel, o Museu Van Gogh e o Museu Rijksmuseum. Além disso, também é possível chegar a países como Bélgica, França e Londres por meio de ciclovias e estradas.
7. Corleone (Itália)
Benvenuto in Italia! Região do famoso Coliseu, do Vaticano, de Veneza e de muitos outros atrativos, o território italiano não fica atrás quando se trata de qualidade de vida e esportes. Na Sicília, a cidade de Corleone, famosa pela trilogia “O Poderoso Chefão”, proporciona algo em torno de 330 km para os aventureiros pedalarem. Quer um bônus? Fora o clima mediterrâneo, o mar é perfeito para uma pausa e, claro, para um mergulho. Em outras palavras, se estiver à procura dos melhores destinos para andar de bike, a Itália com certeza é um deles.
8. Whistler (Canadá)
Célebre destino de neve, Whistler também é um sucesso quando o assunto é bicicleta. Isso porque, quando a neve derrete, a cidade se transforma no lugar ideal para encarar trilhas de bike que passam por raízes de árvores, pedras e muito mais. A zona chamada “Garbanzo”, do Whistler Mountain Bike Park por exemplo, dispõe de diversos trajetos diferentes – e muitos deles na vertical. É muita diversão em um lugar só. Porém, precisa ter condicionamento pra encarar essas trilhas, viu?
9. Camino los Yungas (Bolívia)
Bem pertinho do Brasil, o Camino a los Yungas é a escolha certa pra todo mundo que deseja viver muita aventura e adrenalina, uma vez que as estradas são estreitas, cheias de curvas e à beira de precipícios. Ligando a região boliviana de Yungas à capital La Paz, o local foi apelidado de “rota da morte” e exige bastante atenção de quem o escolhe. Ah, vale informar que o chão é de cascalho, OK? Portanto, se optar por essa experiência, fique sempre ligado no caminho!
Conheça 7 atrações ao ar livre na Bolívia
10. Copenhagen (Dinamarca)
Mais uma cidade para ser aproveitada de bicicleta, Copenhagen, acima de tudo, tem o ciclismo como parte de sua cultura. Afinal, são mais de 350 km de ciclovias espalhadas por todo o destino. Se você escolher explorar a principal cidade da Dinamarca em duas rodas, saiba que você conseguirá, inclusive, chegar às praias de Amager e Bellevue. Claro, sempre tendo como companhia as deslumbrantes paisagens da região.
HEY, ANOTA AÍ ESSAS DICAS!
– Escolha a bike ideal para o percurso que você quer fazer;
– Caso já tenha uma bicicleta, lembre-se de fazer a revisão antes de pegar a estrada;
– Use roupas e equipamentos de proteção adequados;
– Fique atento aos limites do seu corpo;
– Tenha itens para primeiros-socorros;
– Estude o seu roteiro de viagem;
– Não se esqueça de levar alimentação e água para hidratação;
– Alongue-se antes e depois da jornada.
E você, pretende se aventurar em um desses destinos para andar de bike? Então converse com um(a) agente de viagens, contrate um seguro-viagem e aproveite muito essa experiência. Caso tenha alguma outra dica, conta pra gente nos comentários! Dessa forma você acaba ajudando outras pessoas!