Quem já foi para a capital do Paraná sabe: a cidade tem muito verde, atrativos arquitetônicos e culturais, diversidade gastronômica e vida noturna agitada. Referência nacional em mobilidade urbana, sustentabilidade e organização, de forma geral o destino reúne todos os ingredientes para uma viagem perfeita, caso o(a) visitante tenha alguns dias na região. Porém, quem tem apenas um dia por ali não precisa se lamentar, não! Isso porque a gente preparou um roteiro de 24 horas em Curitiba que é garantia de diversão. Vem ver!
Hotéis em Curitiba – Clique aqui e confira!
24 HORAS EM CURITIBA
9h | Jardim Botânico
Marca registrada de Curitiba, o icônico ponto turístico é, acima de tudo, um ótimo jeito de começar o dia. Exibindo 245 mil m² e inspirado nos charmosos jardins franceses, seus destaques são os jardins geométricos e a bela estufa de estrutura metálica, que remonta ao Palácio de Cristal londrino do século 19. Ao mesmo tempo, outra área bastante apreciada pelos visitantes é o Jardim das Sensações, no qual os sentidos são aflorados por meio de plantas de diferentes formas, texturas e aromas.
Passeio de trem de Curitiba a Morretes, no Paraná
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30. Contudo, o Jardim das Sensações tem um horário diferenciado: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, sendo que o último acesso é às 16h30. A visitação pode ser interrompida em caso de chuva ou condições climáticas adversas. O Jardim das Sensações só funciona às segundas-feiras em caso de feriado.
Booking.com12h | Mercado Municipal
Seguindo o tour, a fome apertou? Pois não tem erro! Vale a pena conferir o que o Mercado Municipal, tradicional centro gastronômico de Curitiba, tem a oferecer. A lista é extensa: doces, frutas, queijos, vinhos, temperos, especiarias, ervas, conservas, iguarias, pescados bem como carnes exóticas… E que tal aproveitar para fazer compras? Artigos de decoração, artesanato e uma infinidade de presentes e lembrancinhas podem ser encontrados facilmente nas lojinhas, assim como serviços de cabeleireiro, sapataria e pet shop, por exemplo.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. Aos domingos, funciona das 8h às 13h, sendo que os restaurantes vão até as 15h.
14h | Centro Histórico
A região abrange algumas das edificações mais antigas da cidade, tais como a Casa Romário Martins e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ambas do século 18. No entanto, um bom ponto de partida é a Praça Tiradentes, já que ali fica a Catedral Basílica de Curitiba, de 1893. Nos arredores estão o Relógio das Flores, o Palácio Garibaldi e o Solar do Rosário, bem como o Paço da Liberdade e o Museu Paranaense. Além disso, cabe ressaltar a Torre Panorâmica, que, do alto de seus quase 110 metros de altura, garante uma vista 360° incrível do destino. Portanto, mesmo que você só tenha 24 horas para passar em Curitiba, mantenha a câmera sempre a postos!
16h | Museu Oscar Niemeyer (MON)
O único museu em formato de olho do mundo é mais um exemplo da criatividade do mestre que dá nome ao lugar. Apaixonados por arte não podem perder. Afinal, esculturas, quadros e obras que exploram o design e as artes visuais disputam a atenção dos(as) visitantes enquanto eles(as) percorrem as galerias. E por que não fazer uma paradinha no MON Café para adicionar sabor ao passeio? Dali ainda dá para esticar até o belíssimo Teatro Ópera de Arame ou encerrar a noite no bairro de Santa Felicidade, região gastronômica com cerca de 350 opções de restaurantes. Enfim, qualquer que seja sua escolha, todas são excelentes.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Venda de ingressos e acesso às salas de exposição disponíveis até as 17h30.
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
BÔNUS: PASSEIO DE TREM
Por fim, uma dica imperdível, tendo você apenas 24h em Curitiba ou mais tempo, é curtir o clássico passeio de trem entre a capital paranaense e o município de Morretes. Se gostar de cerveja, então, melhor ainda! A bordo do chamado Beer Train, evento realizado algumas vezes por ano e que engloba alguns vagões específicos, os(as) passageiros(as) contemplam as lindas paisagens da região da Serra do Mar, degustam cervejas artesanais e aprendem a harmonizá-las com pães e queijos.