“Velas brancas do mar vão surgindo com as primeiras estrelas do céu, onde o verde da tarde é mais lindo e o azul só precisa de Deus…”
É assim que o cantor Fagner, natural de Fortaleza, descreve a cidade na música que leva o mesmo nome do destino de águas azuis e 34 km de praias banhadas pelo sol durante o ano inteiro. Terra dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, a capital cearense desponta como um destino de destaque da região Nordeste. Sendo assim, nem dá para estranhar que, no momento, ela lidera as buscas por viagens na internet.
Nordeste do Brasil: estados, capitais e curiosidades
Prepare-se, porque, além de Fortaleza, aqui neste post você vai conhecer mais dois lugares para conhecer no Ceará: Canoa Quebrada e Jericoacoara. Além disso, vamos deixar links para textos que apresentam toda a beleza de outros destinos do estado. Afinal de contas, não dá pra citar tudo em um único post, né? Vamos lá!
LUGARES PARA CONHECER NO CEARÁ: FORTALEZA, CANOA QUEBRADA E JERICOACOARA
1. Fortaleza: sol, praia e felicidade
Antes de qualquer coisa, vamos aos fatos: Fortaleza reúne uma infinidade de roteiros turísticos, seja para quem a visita pela primeira vez, seja para quem já a conhece muito bem, obrigada. A Praia de Iracema, cujo nome foi inspirado no famoso romance da Virgem dos Lábios de Mel, é uma das mais procuradas. Ali fica a Ponte dos Ingleses, um dos pontos favoritos para casais de namorados, que aproveitam a localização privilegiada para celebrar o amor enquanto assistem ao pôr do sol em um espetáculo à parte da natureza.
O que fazer em Fortaleza: um passeio pela capital cearense
Envolta em areias brancas e quentinhas, a cidade foi também presenteada com a Praia do Futuro, em uma das áreas mais nobres da capital. O azul mais claro das águas, sempre mornas, aliado à presença de barzinhos e restaurantes, marcados pela música e pelo cheiro da deliciosa comida nordestina, a transforma no lugar ideal para famílias e grupos de amigos.
Passeios de barco que partem da Praia de Mucuripe são uma excelente oportunidade para explorar as águas cearenses. Na volta, dá para conhecer a Praia do Meireles, sentir nas mãos a qualidade do artesanato da região e comprar algumas das lembrancinhas vendidas nas barracas espalhadas pelo calçadão. A feirinha é aberta todos os dias ao entardecer.
Cultura que transborda
Embora a principal característica de Fortaleza seja o mar acolhedor e com uma temperatura permanentemente agradável, a cidade oferece programas que realçam o seu rico patrimônio cultural. O Theatro José de Alencar, por exemplo, no centro, chama a atenção pela arquitetura diferenciada e exuberante. O estilo neoclássico, os vitrais coloridos e o jardim projetado por Roberto Burle Marx, paisagista e artista plástico brasileiro, enaltecem a imagem de referência arquitetônica conquistada ao longo dos anos.
O Instituto de Arte e Cultura do Ceará, mais conhecido como Dragão do Mar, é mais uma opção para difundir a cultura do estado. Sediado na região da Praia de Iracema, ele agrega museus, salas de cinema, teatro, anfiteatro e planetário.
Já o Mercado Central, dedicado àqueles que gostam de levar para casa um pedacinho do destino, promove uma verdadeira imersão no artesanato da região. São 550 lojas que fazem a felicidade de todos os apaixonados por souvenires e produtos tipicamente nordestinos.
Você sabia?
Fortaleza é uma das regiões preferidas para quem quer viajar para o exterior. Isso porque, levando em consideração a duração média dos voos, ela é o ponto de partida mais próximo dos Estados Unidos e dos países da Europa e da África. Junte isso a tudo o que dá pra fazer em Fortaleza e o que se tem é um dos melhores lugares para conhecer no Ceará.
2. Canoa Quebrada: a vila de pescadores que conquistou o mundo
A pouco mais de 160 km de Fortaleza, o Nordeste brasileiro se apresenta em todo o seu esplendor ao revelar Canoa Quebrada, cujas falésias em tons avermelhados enfeitiçam visitantes de todo o mundo. O vilarejo de pescadores, gente simples que carrega no coração o dom da hospitalidade, é formado por belas praias e por uma brisa leve. Em poucas palavras, é uma dica certeira para quem procura por uma vibe tranquila e está atrás dos melhores lugares para conhecer no Ceará.
A temperatura elevada é sinônimo de diversão. Logo, basta escolher um ponto de partida para curtir o sol e desfrutar de um merecido descanso sem preocupações. Melhor ainda se a ideia for deixar as areias fofas tocarem os pés a fim de liberar qualquer estresse. Quando o calor apertar, é só dar um mergulho para aliviar a mente e a alma. Simples assim!
Praia de Ponta Grossa, a queridinha de Canoa Quebrada
Sem dúvida, a praia mais famosa de Canoa Quebrada é a de Ponta Grossa. Ela é um dos pontos altos dos passeios de buggy, mesmo porque é preciso percorrer quase 50 km para chegar até ela e, devido à quantidade de rochas, fica difícil o acesso de um carro que não seja 4×4. Ali estão localizadas as falésias e dunas de areia, em tonalidades inconfundíveis de marrom e laranja. Do topo, é possível sentir a energia positiva que abraça o local. Se a visita for feita ao entardecer, melhor ainda! Aproveite, então, para assistir ao lento desaparecer do sol no horizonte, que se despede dos visitantes para abrir espaço para as estrelas.
Booking.comMas tem mais praia!
Para tornar a estada ainda mais interessante, nada melhor do que percorrer as praias de Quixaba e Retiro Grande, próximas à Canoa Quebrada, e escolher uma das opções de barracas para almoçar e passar a tarde. Essa é uma oportunidade de ouro para quem quer conhecer melhor os habitantes locais, ser bem atendido e não gastar muito.
Adeptos do mergulho, assim como quem se amarra em um mar manso e cristalino, vão adorar a Lagoa do Mato, rodeada por dunas e coqueirais e caracterizada pelo conjunto de grutas e fontes de água mineral. As praias de Fontainha e Retirinho, donas de águas com mais ondas, são outras ótimas opções.
Lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo
Ao mesmo tempo, as atrações de Majorlândia, praia tranquila e com opções de quiosques à beira-mar, também ganham espaço durante os passeios. Ela se destaca pelos coqueirais e pelas esculturas de areia que a envolvem, além de abrigar um núcleo que divulga o artesanato típico do destino. Aliás, anote aí: uma das peças mais procuradas são as garrafas em miniatura repletas de areia colorida.
Hora do agito
Depois de um dia inteiro de diversão, o ideal é voltar para o hotel, tomar banho e se perder na Broadway, a principal rua de Canoa Quebrada. É ali que ficam os melhores restaurantes e bares da região. Por isso mesmo, é o lugar apropriado para quem quer cair na farra e conhecer a agitada vida noturna do destino.
O nome original da via – Dragão do Mar – perdeu espaço em virtude da espontaneidade dos habitantes, que circulavam pelas noites distribuindo alegria, exercitando seu lado artístico e fazendo uso de estilos variados, sempre com um toque de humor. Hoje, além de apresentar um festival gastronômico, a Broadway contagia pela música, que varia entre forró, MPB, reggae, eletrônica e rock.
3. Jericoacoara: natureza e exuberância
No extremo norte do estado do Ceará esconde-se um dos recantos mais espetaculares do planeta. Ao explorar as belezas naturais de Jijoca de Jericoacoara, o visitante tem diante de seus olhos um cenário difícil de esquecer: afinal de contas, trata-se da combinação perfeita entre lagoas de águas transparentes, céu azul e mar verde-azulado. De quebra, faz calor 12 meses por ano no destino, o que o torna ainda mais convidativo. Já deu pra entender por que Jeri está na nossa lista de melhores lugares para conhecer no Ceará, né?
O que fazer em Jericoacoara (CE)
A cidade dá nome à sua praia mais popular. A Praia de Jericoacoara se restringe a uma vila de pescadores que se diferencia pelos variados estilos do português – afinal de contas, o local é uma mistura de sotaques e nacionalidade – e é um paraíso 100% natural. Inclusive, a tendência é que continue assim, já que estão proibidas a caça e quaisquer outras ações consideradas predatórias ao longo de seus 200 km de extensão.
Por que Jeri é um dos melhores lugares para conhecer no Ceará?
Quem for passar uma temporada em Jeri dificilmente vai se arrepender. Além do mar da cor dos sonhos, a galera tem a opção de conhecer a Lagoa de Jijoca e mergulhar em suas águas quentes, límpidas e doces. A areia delicada que a rodeia é apenas mais um dos caprichos da natureza. Prepare a câmera, porque Jeri rende fotos de cair o queixo.
Durante o período de escassez de chuva, a lagoa se divide em duas e desenha outros paraísos naturais. Esse é o caso da Lagoa Azul, tida como a mais selvagem e atendida por quiosques mais simples, e a Lagoa do Paraíso, cercada por dunas. Nesta última, a infraestrutura é mais completa e variada.
Para fechar com chave de ouro, os visitantes podem aproveitar a magia do destino para descansar em uma das redes que ficam ali mesmo, na água, e tirar um cochilo enquanto o corpo fica parcialmente submerso.
Ah, o pôr do sol…
Se você for a Jericoacoara, não deixe de visitar a Praia da Malhada. Ela é muito frequentada por banhistas, apesar do mar agitado, e é rota para a Pedra Furada, um daqueles locais esculpidos pela natureza e cuja exuberância se perpetuará ainda por muito tempo. Caso seja possível, agende sua viagem para as férias de inverno: durante o mês de julho, o crepúsculo é fantástico se visto pela fenda formada entre as rochas.
O ocaso também é um momento aguardado na Duna do Pôr do Sol. À esquerda da Praia de Jericoacoara, do alto do monte de areia de 30 metros, uma visão esplêndida do sol se escondendo no mar recebe aplausos dos espectadores.
Você sabia?
Em Jeri não são utilizados postes de energia elétrica. Casas, hotéis e empreendimentos comerciais são abastecidos por meio de um sistema subterrâneo de energia. Durante a noite, as ruas contam com as estrelas e com o brilho da lua para manter as vias iluminadas. Já pensou?
SERVIÇO: COMO CHEGAR E QUANDO IR PARA O CEARÁ
Como chegar
Para chegar de avião a Fortaleza ou Canoa Quebrada é preciso desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá saem ônibus para Jeri e Canoa Quebrada. Porém, quem quiser ir para Jericoacoara pode apostar no Aeroporto Regional de Jericoacoara, que fica na cidade vizinha de Cruz, a cerca de 30 km de distância.
Quando ir
O Ceará exibe clima tropical e, portanto, a temperatura varia entre 27°C e 30°C. O período de chuva perdura entre fevereiro e meados de junho. Ou seja: a melhor época para visitar os três destinos é entre julho e janeiro. Contudo, atenção: durante feriados prolongados, férias e Carnaval, a tendência é de os preços aumentarem e os lugares como um todo ficarem mais cheios.
O que levar
Roupas leves, trajes de banho, chapéu ou boné, óculos de sol, protetores solar e labial e calçados confortáveis.
Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil
E aí, tá a fim de viajar em breve, agora que já sabe desses três lugares para conhecer no Ceará? Joia! Então tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com um(a) agente de viagens de confiança e deixar ele planejar tudo certinho pra você. Dessa forma você não precisa se preocupar com nada e ainda tem acesso a um roteiro que é a sua cara. Ainda não tá bem certo(s) disso? Pois a gente preparou um post que lista todas as vantagens de comprar com um(a) agente.
POR QUE COMPRAR COM UM AGENTE?
A única coisa que a gente pede é pra você voltar aqui depois pra contar como foi, pode ser? Seu depoimento pode fazer toda a diferença pra alguém que pretende embarcar na mesma aventura 😉