O Pará nunca esteve tão na moda. Na última década, sua rica cultura, suas belezas naturais e sua deliciosa gastronomia ganharam destaque pelo Brasil e tornaram o estado mais popular entre os viajantes. Seu território é grande e as possibilidades de destinos são muitas. A seguir, selecionamos alguns dos mais incríveis lugares para conhecer e criar um roteiro no Pará para começar a se programar. Vem com a gente para saber mais sobre essa parte tão especial do país.
BELÉM
Belém tem uma vibe toda própria: só indo até lá para entender. Seus passeios incontornáveis são o Mercado Ver-o-Peso, com comidas e ervas trazidas das profundezas da Amazônia, a Estação das Docas, com restaurantes e bares para curtir o pôr do sol na Baía do Guajará, e o Theatro da Paz, inaugurado em 1878. Vale ainda passear pelo centro histórico para ver construções como a Catedral de Belém e passar na Basílica de Nazaré, famosa pelos festejos do Ciro de Nazaré, em outubro. Não podem faltar também um tour pelo parque Mangal das Garças, um almoço em restaurantes renomados como o Remanso do Peixe e um bate-volta para uma praia de rio como as da Ilha do Mosqueiro.
O que levar em um cruzeiro: arrumando a mala
ILHA DO COMBU
Alheia à paisagem urbana de Belém, a Ilha do Combu traz a floresta para pertinho da cidade: com uma travessia de apenas 15 minutos pelo rio Guamá chega-se a essa porção de terra forrada pela selva, onde vivem famílias ribeirinhas. Ali a boa é tomar banho de rio e comer em restaurantes tradicionais como o Saldosa Maloca e o Chalé da Ilha, ou o gourmet Casa Combu. Também é possível visitar o Filha do Combu para conhecer o cultivo sustentável e orgânico de cacau da ilha e comprar chocolates que já conquistaram chefs como o paulistano Alex Atala. Quem se programar para tomar o último barco de volta à cidade tem tempo de ver um pôr do sol maravilhoso no rio.
ILHA DE MARAJÓ
Banhada pelo oceano Atlântico e pelo rio Amazonas, a Ilha de Marajó faz parte do maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo. Uma viagem por lá é um convite para desacelerar. Você pode conhecer peculiaridades culturais como a cerâmica marajoara e as criações de búfalos e curtir paisagens enfeitadas por manguezais e praias de rio. A melhor base para os (as) turistas é a cidade de Source, com várias opções de hotéis e restaurantes. De lá, pode-se conhecer as praias de Barra Velha e Pesqueiro, ambas deliciosas, e visitar a famosa Fazenda São Jerônimo, que oferece passeio de canoa e caminhada no mangue.
Bagagem de Mão – Regras e Dicas
ILHA DE ALGODOAL
A ilha é pouco falada fora da Região Norte, mas merece uma visita, porque é um dos mais interessantes lugares para conhecer no Pará. Ela fica a apenas 165 km de Belém, mas é preciso pegar um ônibus ou van, uma balsa e uma charrete até o vilarejo. O point mais procurado é a Praia da Princesa, com restaurantes de frutos do mar e faixa de areia larga pontuada por dunas. De lá, dá para fazer uma trilha até a bela Lagoa da Princesa, cercada por cajueiros. De canoa pode-se ir até Fortalezinha, praia mais rústica de Algodoal, muito procurada por praticantes de kitesurfe. Depois da praia, a boa é conhecer os bares e espaços culturais de reggae e carimbó.
Bagagem despachada: regras e valores
ALTER DO CHÃO
Entre os mais procurados lugares para conhecer no Pará (e no Brasil), a vila de Alter, distrito da cidade de Santarém, ganhou muita fama na última década. Isso se deve principalmente às lindas praias de rio formadas nas margens do rio Tapajós e seu afluente Arapiuns na temporada seca, entre agosto e janeiro. A Ilha do Amor é o cartão-postal da região, com sua faixa de areia enfeitada pela Serra Piraoca. Dali, passeios levam para conhecer a Floresta Nacional do Tapajós (Flona), com sua riquíssima biodiversidade, o Canal do Jari, onde podem aparecer botos-cor-de-rosa, e a comunidade de Coroca, que produz artesanato feito com palha de tucumã.