7 lugares para passear no interior de São Paulo

Quando você pensa em curtir um fim de semana diferente ou simplesmente sair da rotina, passear no interior de São Paulo se torna uma ótima alternativa, especialmente se você morar na capital. Com uma porção de destinos que merecem destaque, o estado inteirinho disponibiliza opções para todos os tipos de viajantes, estejam eles(as) em busca de sossego, entretenimento, ecoturismo, boa gastronomia ou muito romance. 

O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis

Sendo assim, que tal dar uma espiadinha no que você pode encontrar pelo surpreendente interior paulista? É claro que há muito mais lugares para conhecer, mas, para começar, selecionamos sete sugestões de destinos que sempre caem bem. Vem ver! 

Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

7 DESTINOS PARA VISITAR PELO MENOS UMA VEZ NO INTERIOR DE SÃO PAULO

1. São Roque, a Terra do Vinho

Também conhecida como Terra do Vinho, São Roque fica a 67 km da capital paulista. Além de integrar a rota dessa saborosa bebida, a cidade tem diversos outros atrativos históricos e ecológicos. Esse é o caso, por exemplo, do Morro do Cruzeiro e do Morro do Saboó, donos de uma vista inesquecível, e do Recanto da Cascata, perfeito para quem se amarra em um contato íntimo com a natureza. Por outro lado, amantes de esqui são mais do que bem-vindos(as) ao Ski Mountain Park. 

Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil

2. Campos do Jordão, uma das queridinhas dos(as) viajantes

Um dos nomes mais fortes do interior de São Paulo, Campos do Jordão recebe turistas durante todo o ano, mas principalmente entre junho e agosto. Ou seja: é um point muito disputado durante o inverno. 

6 dicas para viajar com pessoas com deficiência

Prato cheio para quem está a fim de um passeio romântico, a apelidada Suíça Brasileira esbanja atividades, deliciosos restaurantes e chocolates que parecem ter vindo do paraíso. O que fazer ali? Pegue o teleférico até o Morro do Elefante, conheça o Parque Amantikir, aproveite o centro de Capivari e visite o Parque Estadual Campos do Jordão, por exemplo. Opções não faltam no destino, então escolha as que são a sua cara!

3. Holambra, a versão brasileira da Holanda

A famosa Cidade das Flores fica na microrregião de Campinas, interior de São Paulo, a pouco mais de 40 minutos de carro da capital. Dona de uma rica cultura com influências holandesas – afinal de contas, não é à toa que Holambra se pareça tanto com Holanda! –, por lá a arquitetura é um dos destaques, encantando todo mundo que passa por ali.  

Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos

Quer saber o que é realmente imperdível? Pois então anote aí: o Boulevard Holandês, o Moinho Povos Unidos e a visita a pelo menos um campo de flores. Além de pontos turísticos, os três são bem instagramáveis, portanto aproveite para fazer lindas fotos! Contudo, se tiver mais tempo, não deixe de passear tranquilamente pelo destino e para conferir outras atrações. 

4. Serra Negra, reduto de diversão e sossego

A cerca de 140 km da capital, Serra Negra tem como programa queridinho da galera um passeio de teleférico até o Pico do Fonseca, uma vez que lá existe uma estátua do Cristo Redentor. Integrante do Circuito das Águas Paulistas e reconhecida por suas águas termais, vale a pena conferir alguns points específicos enquanto estiver por lá. São eles: o parque de ecoturismo Macaquinhos Turismo; o vinhedo da Família Silotto; o Alto da Serra, ponto mais alto da cidade; e o Parque Fonte Santo Agostinho, onde se encontram as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, cujas águas são encaradas como milagrosas por muita gente. 

5. Cunha, a dona do Lavandário

Perfeita para fugir do agito das grandes capitais, Cunha é, sem dúvida alguma, uma das mais belas localizações do interior de São Paulo. Tendo como principal atrativo o Lavandário, incrível campo de flores roxas que parece ter saído de um conto de fadas, este município com certeza irá te surpreender.  

Clique aqui para ver opções de hotéis em Cunha!

Próxima ao Rio de Janeiro, quem visita a cidade precisa (precisa!) conhecer a Cachoeira do Pimenta, formada por várias quedas, bem como o Parque Estadual da Serra do Mar, cujos mais de 330 mil hectares percorrem o litoral, e a Pedra da Macela, que dispõe de uma das vistas mais espetaculares da região. Por estar bem na divisa com o Rio, em dias de céu limpo a vista da Pedra da Macela se estende até Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty. Logo, câmeras e/ou celulares a postos, hein!

6. Atibaia, onde rola a Festa de Flores e Morango

Pertinho de Sampa, a uma distância de 50 km, Atibaia é um daqueles destinos que aquecem o coração e que são sob medida para uma escapadinha. Antes de qualquer coisa, uma curiosidade: a cidade é famosa por ser a maior produtora de morango do Brasil e um destaque na produção de flores, sabia? Logo, não é por acaso que todos os anos rola a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, a qual, aliás, é uma ótima dica de passeio em família.  

Ao mesmo tempo, quando estiver pela região, dê um jeitinho de incluir ao roteiro: o Santuário Schoenstatt, centro de orações fundado pelas irmãs de Maria de Schoenstatto parque Aves do Mundo; o Teleférico de Atibaia, que liga o Lago do Major até a parte mais alta da cidade; e a Pedra Grande, importante point local utilizado como ponto de decolagem para praticantes de parapente.

7. Aparecida do Norte, o point religioso do interior de São Paulo

Todos os anos, milhões de turistas peregrinam até Aparecida do Norte para visitar o tão aclamado Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Fundada em 1928, a cidade fica no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, e está a mais ou menos 170 km da capital.  

Muita gente visita Aparecida ao longo do ano, mas é em outubro que a região ganha força, posto que peregrinos(as) de várias partes do país a visitam em devoção à Nossa Senhora. E isso não é à toa, não! Isso porque a igreja pode receber até 45 mil pessoas e é o principal cartão–postal da cidade. Além disso, vale a muito a pena conhecer outras igrejas, passear pela Passarela da Fé, andar em uma das 47 cabines do Bondinho de Aparecida, fazer tours guiados e saber mais sobre a história da Basílica. 

Feriados em 2022 — Confira as melhores datas para viajar

Se gostou, compartilhe!

Deixar uma resposta