Escolher quais são as melhores praias de Alagoas não é tarefa fácil: os 230 km de costa do estado compõem um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. O visual geral é digno de um paraíso tropical: mar cristalino com vários tons de azul e verde acompanhando faixas de areia branquinha e um sem-fim de coqueirais.
Holiday Inn Express Maceió Ponta Verde
Pelo caminho, há tanto cidades agitadas quanto vilarejos tranquilos, hotéis com estrutura perfeita para famílias com crianças e pousadas românticas que agradam casais. Restaurantes servem peixes e frutos do mar fresquinhos e agências de passeios levam os(as) visitantes para mergulhar em piscinas naturais cinematográficas.
Já deu para ter uma ideia das belezas de lá, né? Então continue com a gente para conhecer as melhores praias de Alagoas e planejar uma trip nota mil – sempre com o apoio de um(a) agente de viagens, claro.
AS MELHORES PRAIAS DE ALAGOAS EM 7 REGIÕES DE CAIR O QUEIXO
1. Maceió
As praias de Maceió estão em primeiro lugar na lista de o que fazer na cidade. As principais são Pajuçara, com suas piscinas naturais, jangadas coloridas e feira de artesanato, Ponta Verde, com barracas famosas como Kanoa Beach Bar e Lopana, e Jatiúca, com seu calçadão à beira-mar. Rumo ao norte, vale visitar Ipioca, uma belíssima enseada de 8 km. Por todas elas não faltam opções de bares e restaurantes que servem peixes e comida sertaneja.
Dicas para uma viagem de avião confortável
2. Barra de São Miguel e Praia do Gunga
Protegido por uma barreira de corais, o município de Barra de São Miguel tem mar tranquilo que parece uma piscina na maré baixa, delicioso para mergulhar . Ou seja, é com certeza um destino com algumas das melhores praias de Alagoas. Da extremidade direita partem lanchas que levam à Praia do Gunga, um dos passeios mais procurados da região. Isso porque o visual é realmente incrível: afinal, de um lado está a foz da Lagoa do Roteiro; do outro, o mar aberto. Além de relaxar nas barracas, ainda dá para conhecer de buggy um paredão de falésias que fica próximo.
3. Praia do Francês
No município de Marechal Deodoro, a 25 km de Maceió, é uma das praias mais famosas do estado. Aos sábados e domingos pode encher muito, então é melhor deixar para conhecer em dias de semana. De modo geral, o mar é azulzinho e calmo na maré baixa, represado por uma barreira de corais. Para coroar, há muitas barracas e quiosques para pedir um petisco e um coco gelado. Por lá também dá para andar de banana boat, remar em um caiaque e mergulhar com snorkel, por exemplo.
Hotel em Campos do Jordão: Chateau La Villette
4. Maragogi
A cidade se tornou um dos destinos mais procurados do Nordeste principalmente por conta das Galés, piscinas naturais que poderiam estar no Caribe, cheias de peixinhos coloridos. Há vários trechos de praias maravilhosos, como Ponta do Mangue e Antunes, com mar azul-bebê, bem como outras opções de piscinas naturais para visitar, como Barra Grande e Taocas. De quebra, a estrutura é turbinada com hotéis e resorts, alguns deles all inclusive.
5. Japaratinga
A cidade é vizinha de Maragogi, tão bela quanto, mas com uma vibe mais tranquila e menos turistas à vista. A Praia de Japaratinga, que leva o nome da cidade, é uma das mais incríveis. Mesmo porque de lá a dica é visitar de barco a Croa de São Bento, um banco de areia que aparece na maré baixa e exibe um visual surreal. Menor, a Praia de Bitingui tem formato de ferradura e é cercada por vegetação preservada, com mar transparente.
7 lugares para passear no interior de São Paulo
6. São Miguel dos Milagres
É parte da Rota Ecológica, onde ficam algumas das melhores praias de Alagoas, com faixas de areia quase desertas e águas esverdeadas, mornas e cristalinas. Nos últimos anos, Milagres se tornou um dos destinos de praia mais badalados do país, muito procurado na época do Réveillon. Há uma porção de pousadas sofisticadas, a maioria focada em casais. Ao mesmo tempo, passeios de buggy, bicicleta e jangada deixam admirar a região de vários ângulos.
7. Porto de Pedras
Também parte da Rota Ecológica, o município tem duas atrações principais. A primeira é a Praia do Patacho, emoldurada por coqueiros e mar azul-claríssimo. Pousadas charmosas com restaurantes gourmet povoam a areia. A segunda é a Associação Peixe-Boi, que leva visitantes para observar esses bichos em seu ambiente natural durante um passeio de jangada pelo Rio Tatuamunha.
O que fazer em: São Miguel dos Milagres!
E você, quais outras praias colocaria nessa lista? Deixe a sua sugestão aqui nos comentários!