Quando o assunto é fazer um cruzeiro, na maioria das vezes surgem muitas dúvidas relacionadas às embarcações. E, se você tem vontade de saber algumas curiosidades sobre os navios de cruzeiro, se liga neste post, porque ele está recheado de dados interessantes. Hoje, porém, vamos abordar um tema não muito discutido e que temos certeza que muita gente não manja muito. Afinal, você sabia que não existe só um tipo de cruzeiro e que há diferença entre as embarcações? Pois é! Então continue lendo para ficar por dentro de tudo!
O que levar em um cruzeiro: arrumando a mala
DIFERENÇA ENTRE AS EMBARCAÇÕES: NAVIOS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS, FLUVIAIS E DE EXPEDIÇÃO
Navios de cruzeiros marítimos
Antes de mais nada, os navios de cruzeiros marítimos têm uma infraestrutura de entretenimento surpreendente, que pode incluir tirolesa, piscinas, tobogãs e toboáguas gigantes, assim como pista de kart, spa e baladas. Quer mais? Pois os navios também esbanjam ampla variedade de restaurantes e de serviços.
Algumas das companhias marítimas mais tradicionais nesse segmento são Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Royal Caribbean, só pra citar alguns nomes. Além disso, essa categoria tem os maiores navios, o que significa que comportam maior número de passageiros. O navio Costa Smeralda, por exemplo, pode receber 6.554 passageiros em ocupação máxima, ao passo que o MSC Grandiosa dá as boas-vindas a até 6.334 pessoas. Ufa!
Ao mesmo tempo, nesse ano será inaugurado o navio Wonder of the Seas, da Royal Caribbean. Ele deve chegar para ocupar o posto de maior navio do mundo e será o primeiro de sua classe a contar com oito bairros exclusivos, incluindo até mesmo um bairro de suítes. Já pensou?
Navios de cruzeiros fluviais
Se, por um lado, os cruzeiros marítimos cortam os oceanos, os fluviais navegam pelas águas dos rios, conforme seu nome já entrega. Por isso mesmo, esse tipo de cruzeiro pode ser encontrado em destinos como o Amazonas, com destaque para o navio Iberostar Grand Amazon. Isso porque ele atravessa os rios Solimões e Negro, em plena Floresta Amazônica. Já dá pra imaginar a beleza cênica das paisagens, né?
Tudo o que você precisa saber sobre a Selva Amazônica
Muita gente diz que esse tipo de cruzeiro pode ser considerado mais intimista e exclusivo, uma vez que recebe um número bem menor de passageiros. Sabe por quê? Em primeiro lugar, o tamanho dos navios é menor, visto que ele deve ser proporcional ao tamanho dos rios. Outro ponto é que, com menos gente a bordo, todos têm a chance de apreciar a vista. Isso sem mencionar o fato de que o Grand Amazon, por exemplo, disponibiliza varandas individuais nas cabines. Conforto garantido!
Além de entretenimento a bordo, esses navios entregam uma experiência diferenciada no destino, traduzida em diversas excursões. No caso do Iberostar Grand Amazon, há passeios de lancha e atividades que envolvem nadar com botos e observar jacarés, entre outras. De quebra, a gastronomia local costuma fazer parte dos menus e o tempo de parada no destino tende a ser maior do que o de um cruzeiro pelo mar. Se animou? Então anote aí os nomes de algumas companhias de cruzeiros fluviais: AmaWaterways, Avalon WaterWays e Uniworld Boutique River Cruise Collection.
Navios de cruzeiros de expedição
Como a gente tá falando da diferença entre as embarcações, não poderíamos deixar de fora deste post os cruzeiros de expedição. Essa é uma viagem para quem tem perfil mais aventureiro e quer fugir do lugar-comum. Mesmo porque os cruzeiros de expedição se dirigem a algumas das áreas mais restritas e remotas da Terra, como Galápagos, Antártida, Groenlândia, Alasca e Patagônia.
Uma dica é se juntar a grupos menores e contemplar a perfeição da natureza quase que com exclusividade – e sem deixar o conforto de lado. Além disso, a programação a bordo inclui muita troca de informações sobre a região, como palestras e atividades, a fim de promover uma experiência imersiva. Some a isso a realização de várias excursões (ou expedições, de acordo com o nome), que permitirão o contato direto com o que foi estudado.
De modo geral, o itinerário desse tipo de cruzeiro pode ser mais flexível, posto que muitas vezes depende das condições climáticas. Para coroar, se houver alguma boa surpresa pelo caminho, como a presença inesperada de baleias ou golfinhos, o navio pode alterar o seu rumo para que os(as) passageiros(as) apreciem este espetáculo. Sendo assim, tem grande chance de os roteiros acabarem incluindo experiências que não estavam previstas.
E aí, agora que você já sabe sobre a diferença entre as embarcações, qual você mais gostou? Ficou com vontade de planejar uma viagem do tipo? Então entre em contato com um(a) agente de viagens agora mesmo e comece a tirar este sonho do papel. Dessa forma você deixa a sua viagem ainda mais tranquila e especial😊