Sítios arqueológicos com pinturas rupestres, curiosas formações rochosas, o maior delta hidrográfico do continente americano e um pequeno litoral em que os fortes ventos atraem praticantes de kitesurfe: há muitos motivos para você olhar com carinho para o Piauí na hora de programar suas férias. A seguir, preparamos uma seleção com lugares para conhecer no Piauí que não podem faltar em um roteiro pelo estado.
Feriados de 2023: datas e ideias de viagens para cada época do ano
Teresina
A única capital nordestina a não ser banhada pelo mar tem essa “carência” suprida, de certa forma, pela presença dos rios Poti e Parnaíba, dois cartões-postais da cidade. O encontro deles fica dentro de um parque muito procurado na hora do pôr do sol. Pertinho dali, o tradicional Polo Cerâmico do Poty Velho é uma boa opção para quem deseja adquirir artesanatos feitos com argila. O Rio Poti separa a área central dos modernos bairros Fátima e Jóquei. Ali há uma ponte estaiada com uma torre de 95 metros de altura, acessada por um elevador panorâmico – o visual 360º é arrebatador. Nos restaurantes regionais, pode-se provar pratos típicos como o arroz Maria Isabel (mexido com arroz, legumes e carne seca) e o capote (galinha d’angola desfiada com arroz). Para acompanhar, vai bem a cajuína, um suco clarificado de caju.
São Raimundo Nonato
No sul do estado, a cidade é a porta de entrada para uma das joias da arqueologia mundial: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Considerado Patrimônio Cultural e Mundial pela Unesco, o atrativo abriga sítios arqueológicos recheados de pinturas rupestres e outros vestígios do homem pré-histórico. É possível visitar oito circuitos que abrangem 173 sítios arqueológicos – em alguns chega-se de carro e há passarelas próximas das pedras; em outros, só com caminhadas que podem levar até 6 horas. Cartão-postal do parque, a Pedra Furada pode ser conhecida através de uma íngreme subida de 30 minutos – a vista do alto é deslumbrante. No Museu da Natureza, dentro do parque, você pode ver descobertas como um crânio de 10 mil anos. Fora, fica o interativo Museu do Homem Americano, que exibe mais peças encontradas em escavações pela região.
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
Oeiras
O charmoso centrinho de Oeiras com suas construções coloniais. Essa cidade no meio do sertão tem um valioso conjunto arquitetônico colonial. Foi a primeira capital piauiense e seu nome homenageia o então Conde de Oeiras, que viria a se tornar o poderoso Marquês de Pombal. Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural, o Centro Histórico ostenta 235 construções, tendo a Praça Visconde de Parnaíba como cereja do bolo. Em estilo neoclássico e apenas uma torre, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória é a construção principal da praça. Ao seu lado ficam o Cine Teatro Oeiras, erguido em estilo art déco em 1940, e o Museu de Arte Sacra e o Solar das 12 Janelas. A cidade também conhecida como “capital da fé”: os feriados santos são recheados de manifestações.
Piripiri
A cidade é a base para conhecer o Parque Nacional de Sete Cidades, a 25 km de distância. Junto com a Serra da Capivara e o Delta do Parnaíba, o curioso parque forma a trinca das grandes atrações naturais piauienses. Seu nome se deve aos sete núcleos de formações rochosas que lembram cidades em ruínas. Vento, chuva e calor são os responsáveis por esculpir os monumentos, originando formas que remetem a animais e figuras humanas. O acesso ao parque é gratuito, mas é exigido um guia para acompanhar o passeio, que pode ser feito com veículo próprio, de bicicleta ou a pé.
Parnaíba
A segunda maior cidade do Piauí é a base para conhecer o Delta do Rio Parnaíba. Embarca-se no Porto de Tatus, a 14 km do centro, para explorar os cinco braços de mar que formam o delta e suas 80 ilhas, com vegetação intocada e animais silvestres. Faz parte do passeio o espetáculo dos guarás, que colorem o céu, e uma degustação de caranguejo, que também pode ser apreciada nos restaurantes típicos – a corda de caranguejos é o jeito mais comum do crustáceo ser servido. No meio da Rota das Emoções, entre os Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE), Parnaíba exibe um charmoso centrinho histórico, chamado Porto das Barcas, com bares e restaurantes.
3 lugares para conhecer no Ceará