Palmas (TO) é um imenso convite ao turismo. Riquíssima em belezas naturais, a cidade tem clima quente, perfeito para curtir a natureza fazendo trilhas, visitando cachoeiras, nadando em praias de água doce ou simplesmente admirando o pôr do sol. Mais nova capital brasileira (tem 33 anos) e a melhor entrada para quem está a fim de conhecer o Jalapão, ela foi planejada na deslumbrante paisagem em meio a serras e a um gigantesco lago. Se interessou? Então confira algumas atrações imperdíveis do maior município do Tocantins!
Veja alguns dos destinos mais bonitos do Brasil
Antes de prosseguir, contudo, aqui vai um spoiler: a vontade de viajar vai bater forte. Portanto, nada de planejar tudo por conta própria, viu? Procure um(a) agente de viagens e deixe nas mãos dele(a) a sua trip, para que ela seja confortável e segura do início ao fim 😉
1. Praça dos Girassóis em Palmas
Primeiramente, vamos desembarcar no cartão-postal e símbolo da cidade, a Praça dos Girassóis. O point oferece mais de 570 m² e abriga as sedes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Reconhecida como a maior praça urbana da América Latina e a segunda do mundo, esbanja diversos monumentos, obras de arte, o Museu Memorial Coluna Prestes e quiosques de comidas regionais, que deixam qualquer um(a) com água na boca.
Inspiração para muita gente, é o endereço certo para relaxar ao final do dia, praticar esportes e fazer caminhadas. Logo, não saia do destino sem dar pelo menos uma passada por lá, viu?
Booking.com2. Praia da Graciosa + Ilha da Canela
Antes de qualquer coisa, um aviso: praias de água doce não faltam na capital do Tocantins. Uma das atrações de Palmas, a Praia da Graciosa é a principal da cidade e, de quebra, tem ótima infraestrutura para receber visitantes.
Palco para diversos eventos e local para práticas como o stand up paddle, por exemplo, são mais de 500 metros de orla com bares, restaurantes e quadras de esporte. Além disso, um destaque é a vista espetacular para Ponte da Amizade e da Integração.
Ao mesmo tempo, um bônus: a partir da Praia da Graciosa saem passeios de barco rumo à Ilha da Canela, de águas transparentes e paisagens únicas. Em outras palavras, é uma dica de passeio imperdível, seja para quem quer voltar pra casa cheio(a) de fotos, seja para curtir um bom banho ou fazer uma caminhada tranquila.
ENCANTE-SE PELO JALAPÃO
Colecionando cachoeiras cristalinas e dunas que só sabem deixar o cenário ainda mais encantador, o Parque Estadual do Jalapão fica a cerca de 300 km de Palmas e compreende diversos municípios e áreas preservadas.
O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino
A queda d’água em formato de ferradura da Cachoeira da Velha é um de seus ícones, assim como as dunas de areias alaranjadas e o Fervedouro do Ceiça. Nunca ouviu falar neste nome? Pois trata-se de um poço cristalino no qual é impossível afundar devido à pressão da água. Por outro lado, não tem como não citar a grandiosa fenda do Cânion do Sussuapara e a incrível Pedra Furada, um mirante de onde dá pra assistir a um lindo pôr do sol.
Os(as) amantes de artesanato vão amar conhecer as comunidades quilombolas e também levar de lembrança peças típicas feitas em capim dourado.
E você, pretende embarcar para Palmas em breve ou já teve a chance de visitar a região? Então deixe um comentário compartilhando sua experiência! Dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outras pessoas 😉