Ei, você que está nos lendo aí: por acaso você está na capital paulista ou pretende ir pra lá em breve? Pois neste post você encontra várias ideias de o que fazer em São Paulo com crianças. Afinal, estamos em plenas férias de verão e temos certeza que muita gente está a fim de fazer um programa em família.
A maior cidade do país tem programas para todas as idades, mas algumas atrações em específico chamam demais a atenção dos(as) pequenos(as). Há espaços pensados para entreter, surpreender e encantar, em contato com a natureza, com brinquedos e até exposições de arte e ciência.
Quer saber quais são elas? Então fique com a gente até o final do post!
1. Parque da Mônica – São Paulo
Neste parque temático dedicado aos(às) personagens criados(as) por Mauricio de Sousa há mais de 20 atrações. Uma das mais queridas é a Vila da Mônica, onde é possível percorrer cenários como a casa da Mônica, o quarto do Cebolinha, a cozinha da Magali e a piscina de bolinhas do Cascão. Outros destaques são o brinquedo giratório Pescaria do Chico Bento e a montanha-russa do Astronauta. A versão atual do parque fica no Shopping SP Market, na Marginal Pinheiros.
Para viajar de avião precisa de passaporte? A gente responde a essa pergunta!
2. Museu Catavento
Com o slogan “Você aprende enquanto se diverte”, este museu de ciências é cheio de exposições interativas. Fica no Parque Dom Pedro II e passou por modernizações em 2022 para receber o público com mais conforto e eficiência. De modo geral, é dividido em quatro áreas temáticas. São elas: Universo (sobre astronomia, sistema solar e Terra), Vida (evolução e diversidade das espécies), Engenho (invenções, física e química) e Sociedade (história, meio ambiente e desafios sociais). Fora isso, o prédio, originalmente o Palácio das Indústrias, de 1924, é uma atração em si.
5 destinos para viajar sem gastar muito
3. Museu da Imaginação
São dois andares e 2 mil m² repletos de atrações com foco em arte, educação e socialização. Nos Espaços Lúdicos, destacam-se atrações como a Casa da Árvore, a Estação da Música, o Espaço Multisensorial Baby e o jogo “Pense Bem!”, com uma estrutura desenvolvida para estimular a paciência e a estratégia. Fica na Lapa de Baixo, na zona oeste de Sampa.
Bagagem de Mão – Regras e Dicas
4. Hello Park SP
Parque coberto que combina jogos multimídia, instalações físicas e projeções coloridas, tudo muito lúdico e divertido. As atrações têm temas diversos. Há, por exemplo, um escorregador com imagens projetadas que representam o fundo do mar. Dessa forma, quando a criança desce, os peixes se espalham para os lados e a água espirra ao redor. Assim como o Parque da Mônica, fica no Shopping SP Market.
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
5. Zoológico de São Paulo (Zoo SP)
Com um tamanho impressionante – uma área de 824 mil m² –, o Zoo de São Paulo é considerado um dos melhores do mundo. Há animais da fauna brasileira, como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o muriqui-do-sul, e também elefantes, girafas e tigres. Sendo assim, vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer o local e seus ilustres habitantes. O lugar mantém iniciativas de pesquisa científica e preservação da biodiversidade. Fica no bairro da Água Funda, na região sudoeste da cidade.
Assessoria Obtenção de Passaporte
6. Cidade da Criança
Localizado em São Bernardo, no ABC Paulista, o parque temático foi criado em 1968, inicialmente como cidade cenográfica da novela Redenção, da extinta TV Excelsior. No correr das décadas, porém, foi completamente modernizado e hoje figura como uma ótima dica de o que fazer em São Paulo com crianças. Conta com 38 atrações, entre as quais se destacam o Cinema 4D, a Fazendinha Fala Bicho, o Trenó Aquático e o Vale dos Dinossauros. Também há brinquedos clássicos, como roda-gigante e carrossel.
7 lugares para passear no interior de São Paulo
7. Aquário de São Paulo
Cerca de 4 milhões de litros de água preenchem hoje os tanques deste oceanário paulistano, que pode ser encontrado na região do Ipiranga. Vivem ali animais de diferentes ecossistemas, incluindo peixes, arraias, tubarões, focas e pinguins, bem como bichos não aquáticos, como raposas voadoras e macacos.
8. Planetário do Ibirapuera
O nome já diz tudo, né? Fica no Parque Ibirapuera, um dos ícones da cidade. O planetário chama a atenção já do lado de fora, porque lembra bastante um disco voador. Com a ajuda de um projetor de primeira linha, simula o céu de modo perfeito, conduzindo todo mundo em uma viagem sideral. Dica: há sessões específicas para as crianças.
Para fechar com chave de ouro, a dica é estender o passeio por outras áreas do parque, que também é uma excelente recomendação de o que fazer em São Paulo com crianças.
Lembre-se sempre: sair com crianças requer cuidados específicos. Portanto, o ideal é consultar os sites de cada um desses points para obter informações sobre o que levar e a classificação etária de brinquedos e atividades, por exemplo. No entanto, para que o passeio por Sampa saia às mil maravilhas, não há nada melhor do que contar com a ajuda de um (uma) agente de viagens 😉