É muito bom ter liberdade para explorar os destinos por conta própria em uma viagem. No entanto, há muitas situações em que estar com um guia turístico faz uma grande diferença: para guiar o caminho, compartilhar conhecimento, mostrar lugares pouco conhecidos e muito mais. A seguir, listamos algumas situações de viagem em que é uma mão na roda ter a ajuda desse profissional.
1. Quando você tem pouco tempo em um lugar
Em uma viagem rápida, é muito conveniente ter alguém que já conhece os melhores lugares para visitar e ainda pode passar informações e dicas valiosas. Um guia turístico pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo no destino e evitar que você caia em programas furados. Por exemplo, se você está viajando para Paris, um guia pode ajudá-lo a decidir quais museus visitar, quais restaurantes experimentar e quais passeios fazer. Ele também pode ajudá-lo a evitar as multidões e descobrir lugares escondidos que você nunca encontraria por conta própria.
Os principais parques nacionais para fazer turismo na Mata Atlântica
2. Em lugares muito turísticos
De um passeio de barco para piscinas naturais muito concorridas no Nordeste a grandes monumentos do mundo como a Torre Eiffel e o Coliseu: em lugares que costumam receber muitos visitantes, um guia de turismo pode ajudá-lo a driblar as multidões e mostrar detalhes que passariam despercebidos se você não estivesse com ele. Por exemplo, se você está visitando a Torre Eiffel, um guia pode levá-lo para a parte mais alta da torre, onde você terá uma vista panorâmica de Paris. Ele também pode contar-lhe a história da torre e como ela foi construída.
3. Em lugares históricos
Grandes museus, sítios arqueológicos, cidades históricas e outros locais do gênero ficam muito mais interessantes na companhia de um guia de turismo. Esse profissional pode contar histórias que deixam a visita mais rica e profunda. Por exemplo, se você está visitando o Museu do Louvre, um guia pode contar-lhe sobre as obras de arte mais famosas do museu, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. Ele também pode falar-lhe sobre a história do museu e como ele foi fundado.
Conheça os Melhores Hotéis Históricos do Brasil!
4. Em tours temáticos
Estamos falando de um passeio de bicicleta por uma área rural ou um tour para ver arte urbana ou conhecer um circuito de cervejas artesanais. Hoje esse tipo de passeio temático é muito comum; são roteiros muitas vezes oferecidos por guias de turismo que são especialistas no tema em questão. Por exemplo, se você está interessado em arte urbana, um guia pode levá-lo para ver os melhores grafites da cidade. Ele também pode contar-lhe sobre os artistas que criaram os grafites e o que eles representam.
5. Em passeios de ecoturismo
Muitos parques estaduais e nacionais que oferecem atrativos abertos à visitação requerem a companhia de um guia de turismo, para guiar o caminho, garantir a segurança e compartilhar informações sobre natureza e cultura. Os guias são muitas vezes moradores locais, então contratá-los também é uma forma de colaborar com a geração de renda para a população e com a preservação da natureza. Por exemplo, se você está fazendo uma trilha na floresta, um guia pode ajudá-lo a encontrar o caminho certo, evitar armadilhas e saber o que fazer em caso de emergência.
Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos
6. Em viagens de aventura
Uma travessia de trekking na Chapada Diamantina e uma expedição no Jalapão são alguns exemplos de viagens em que guias de turismo são essenciais por proporcionarem transporte e informações e guiarem o caminho. Eles também podem ajudar a resolver problemas inesperados, como mudanças climáticas ou acidentes.
7. Em lugares onde a língua e a cultura são muito diferentes da nossa
Em uma viagem para países como a Índia, o Irã e o Egito, onde por vezes se virar por conta própria é mais desafiador, um guia de turismo é muito recomendável. Ele pode cuidar de você do começo ao fim da viagem, levando aos principais pontos turísticos, organizando a logística e dando dicas e recomendações. Ele também pode ajudar a quebrar a barreira da linguagem e a entender melhor a cultura local.
Viagem para Israel: 4 diferenciais do fascinante país