O Sul da Ilha de Santa Catarina, onde está Florianópolis, é lugar de muitas atrações naturais belíssimas. Uma delas é o passeio na Ilha do Campeche, que leva para conhecer uma praia que poderia estar no Caribe.
A Ilha do Campeche está a cerca de 1,5 km da praia do Campeche e a 6 km da praia da Armação do Pântano do Sul. Seu território tem três pequenas elevações forradas de Mata Atlântica preservada e uma praia de areia branca e águas azul-claras.
A viagem ideal de cada signo: confira o horóscopo do(a) viajante 2023
Mas o que realmente a torna única são os registros arqueológicos, que formam o maior conjunto de pinturas rupestres do litoral brasileiro – algumas delas podem ser vistas em trilhas guiadas. Essa riqueza fez a ilha ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano 2000.
A seguir, reunimos mais informações para quem quer conhecer a ilha: não dá para viajar a Floripa sem ir lá!
DA ONDE SAI O PASSEIO NA ILHA DO CAMPECHE?
O passeio é feito pela Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Armação – APAAPS, que sai da Praia da Armação todos os dias entre 8h30 e 12h. Nos fins de semana e feriados da temporada de verão, é recomendável fazer reserva com antecedência, porque há limite de visitação por dia.
Também há transporte saindo da Praia do Campeche com a Associação dos Barqueiros de Transporte do Campeche – ABTC e da Barra da Lagoa com a Associação das Empresas de Transporte Náutico da Barra da Lagoa – ATBL, mas os horários variam durante e ano (os valores dependem do ponto de partida). Você pode contar com a ajuda de um (a) agente de viagens para reservar o seu passeio. E muito cuidado com barcos clandestinos que fazem o transporte sem autorização.
O QUE FAZER NA ILHA DO CAMPECHE?
Na praia você pode caminhar pela areia, relaxar na água e sentar no quiosque (aberto apenas entre dezembro e abril) para comer e beber alguma coisa. Quem quiser conhecer melhor a ilha e ver as pinturas rupestres e diferentes ângulos da mata e do mar pode optar por cumprir alguma das trilhas guiadas, que são cobradas à parte. Há três opções de trilhas com diferentes durações que custam entre R$ 10 e R$ 35. Na temporada de verão é organizada também uma “trilha subaquática”, feita com snorkel, que propõe observar a fauna e a flora marinhas da ilha.
Lugares para conhecer em Santa Catarina
Há regras especiais para visitar a Ilha do Campeche?
Sim! A ilha fica aberta entre 9h e 17h, e cada visitante pode permanecer 4 horas. Não é permitido alimentar os quatis que habitam a ilha, nem a introdução e/ou a remoção de plantas ou animais. Também não pode acampar, fazer churrasco e usar aparelhos de som.
O QUE LEVAR PARA O PASSEIO NA ILHA DO CAMPECHE?
Leve um tênis se você pretende fazer alguma trilha, além de mochila com canga, toalha e chapéu para se proteger do sol. Para contribuir com a conservação da ilha e diminuir a geração de lixo, leve sua própria garrafinha de água reutilizável. Se não quiser consumir no quiosque da praia (que só abre entre dezembro e abril, vale lembrar), também é bom ter um lanche na bolsa.
5 destinos para viajar sem gastar muito
Qual a melhor época para conhecer a Ilha do Campeche?
Em dias quentes e ensolarados, para poder curtir a praia ao máximo. Nos sábados e domingos da temporada de verão a ilha pode ficar bem cheia; se puder, vá durante a semana.