A Ilha de Florianópolis é muito procurada por suas belíssimas praias; no entanto, há muito mais a fazer por lá. A seguir, listamos alguns dos melhores passeios em Florianópolis que não envolvem entrar no mar. Essas opções são perfeitas para uma viagem entre maio e outubro, os meses mais frios. Com bairros históricos para passear, a sede do Projeto Tamar para visitar e muitas trilhas para desbravar a natureza da ilha a pé.
Passeios em Florianópolis para Curtir Além das Praias: Nossa Seleção
Ribeirão da Ilha:
Na orla desse bairro, encontram-se casinhas históricas típicas da colonização açoriana. Além disso, por lá está grande parte da produção de ostras de Floripa, que podem ser degustadas em restaurantes tradicionais como o Ostradamus e o Muqueca da Ilha. Com um pôr do sol belíssimo, o passeio é ótimo para um domingo.
Santo Antônio de Lisboa:
Este distrito de colonização açoriana, localizado entre o centro e as praias do norte, exibe casinhas pintadas em cores fortes, calçamento de pedra e várias lojinhas, cafés e restaurantes charmosos. Além disso, é um passeio ideal para os fins de semana, quando também acontece uma feirinha de artesanato. Portanto, é outro local perfeito para apreciar o pôr do sol.
Passeio na Ilha do Campeche, um paraíso perto de Florianópolis
Lagoa do Peri:
A lagoa é a maior reserva de água doce da ilha. No Parque Municipal Lagoa do Peri, há vários trechos de areia para esticar a canga e brincar na água, mas, se o tempo não ajudar, há várias trilhas demarcadas na mata para caminhar ao redor e cantinhos para sentar e ler um livro. Nos fins de semana, pode ficar mais movimentado.
Trilha da Praia da Galheta até a Barra da Lagoa:
Uma das trilhas mais bonitas de Floripa começa nas areias da praia da Galheta (onde é permitido o naturismo). Em seguida, ela sobe por entre a vegetação de restinga em um trajeto bem demarcado e chega até a Pedra da Bromélia, um mirante que oferece uma vista espetacular. Posteriormente, é só descer pelo caminho que vai até a Barra da Lagoa, onde dá para almoçar.
Fundação Projeto TAMAR:
A sede do projeto que estuda e preserva tartarugas-marinhas fica na Barra da Lagoa. Além disso, está aberta todos os dias, e conta com tanques e aquários com alguns animais, um espaço expositivo que conta detalhes sobre eles, uma lojinha e um espaço cultural que sedia shows, rodas de capoeira e outros eventos.
7 programas incríveis no Sul da Ilha – Florianópolis
Mercado Público:
Patrimônio artístico, histórico e arquitetônico, o mercado é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, a construção do século 19 foi revitalizada e ganhou uma cobertura moderna, com uma ampla área para comer. Adicionalmente, entre as bancas de frutos, verduras e peixes, há restaurantes para provar petiscos e cervejas regionais, como o famoso Box 32.
Museu de Florianópolis (Sesc):
Outro bom programa no centro é o museu, instalado no prédio da Casa de Câmara e Cadeia do século 18. Suas exposições são um passeio pela história e cultura de Floripa, abordando a formação populacional do território, os personagens de sua mitologia, como o Boi de Mamão, e as questões atuais.
Trilha da Costa da Lagoa:
A trilha começa no final da Rua João Henrique Gonçalves, no Canto dos Araçás. Ao longo de 7 km, atravessando casas, algumas construções históricas e trechos de mata fechada, é possível apreciar lindas vistas para a Lagoa da Conceição no caminho, até finalmente chegar à comunidade da Costa da Lagoa.
Uma vez lá, você pode contemplar o trabalho das tradicionais rendeiras, saborear um bom peixe e, para o retorno, optar por voltar de barco.
6 lugares para pular de paraquedas pelo Brasil
Passeio de Escuna para os Fortes:
São dois roteiros com cinco ou seis horas de duração. Primeiramente, no mais curto, a escuna deixa a Praia de Canasvieiras e, em seguida, passa pelas praias vizinhas.
Posteriormente, circula o Forte de São José da Ponta Grossa antes de fazer uma parada na Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, a mais imponente fortificação da ilha.
Já o roteiro mais longo tem saída no trapiche ao lado da Ponte Hercílio Luz e, além disso, inclui a parada na Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, possibilitando ainda a visita ao Forte de Santo Antônio de Ratones.
Shopping Oka:
Essa nova construção na região do Campeche chama a atenção de quem passa na estrada. A seleção de lojas é diferenciada, priorizando marcas locais e sustentáveis. Entre elas, há a Maria Natureba, de cosméticos naturais, a livraria Letraria e a Arandu Werá, de artesanato indígena e vivências culturais.