Em 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional do Museu. Uma ótima oportunidade para Visitar alguns dos mais interessantes museus brasileiros.
Nessa seleção, escolhemos instituições inauguradas nos últimos dois anos ou que tenham novidades relevantes, e ainda incluímos museus que devem abrir até o final de 2023.
7 lugares para passear no interior de São Paulo
Visite o Museu do Ipiranga
Reinaugurado em setembro de 2022 depois de nove anos, o museu tem agora o dobro do seu tamanho original, mais de 3.500 itens restaurados e 12 exposições em cartaz – lá fica a icônica tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, em exposição no Salão Nobre. O bonito Jardim Francês também passou por uma revitalização e ganhou nova iluminação. O museu, que faz parte da USP, foi construído entre 1885 e 1890 para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência.
Museu das Culturas Indígenas
Aberto em julho de 2022, o museu tem envolvidos na gestão alguns dos mais importantes nomes de liderança e a arte indígena, como Ailton Krenak e Cristine Takuá. Quem visita o espaço agora vê a exposição “Ygapó: Terra Firme”, de Denilson Baniwa, sobre a floresta Amazônica, e “Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar”, do artista Xadalu Tupã Jekupé, que fala da resistência indígena no território urbano.
Cidade da Música da Bahia
Inaugurado em 2021, o museu está sediado no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, construído entre 1851 e 1855, próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo. A exposição propõe um verdadeiro mergulho na produção sonora da Bahia, com instalações imersivas com muitos recursos audiovisuais e homenagens a artistas que vão da tropicália ao rock e o axé.
Museu do Pontal
Esse incrível museu ganhou uma nova sede no fim de 2021 na Barra da Tijuca e merece uma visita. Em um espaço de bela arquitetura em meio a 10 mil m² de área verde, ele abriga o maior e mais significativo acervo de arte popular do país, com mais de nove mil obras de 300 artistas.
24 horas em Curitiba – Tour pela capital do Paraná
Museu Planeta Água
Suspensivo e tecnológico, esse museu aberto em 2022 propõe a desvendar os mistérios, características, aspectos científicos e interações ecológicas envolvendo a água, revelando sua importância para a manutenção da vida humana e de todas as outras formas de vida na Terra. Um dos destaques é o esqueleto de uma baleia azul, com 23 metros de comprimento, construído com embalagens plásticas.
Descubra as obras de Oscar Niemeyer em Brasília
Sesi Lab
No antigo Edifício Touring Club, projetado por Niemeyer, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, o museu abriu no fim de 2022 como um espaço inédito dedicado a arte, ciência e tecnologia. Inspirado no museu de ciências Exploratorium, em San Francisco, nos EUA, ele tem salas com mecanismos interativos que remetem a fenômenos da física, da química e da biologia. Um bom passeio em família na capital.
Museu do Porto do Recife
Deve abrir ainda em 2023 esse espaço dedicado a contar sobre a importância do ancoradouro recifense, que foi fundamental para o surgimento e desenvolvimento da cidade. As exposições trarão ferramentas náuticas de época, instrumentos de trabalho, registros fotográficos e outras peças que fazem parte da comunidade portuária.
Roteiro de um dia para curtir o bairro da Lapa, no Rio de Janeiro
Museu do Meio Ambiente
Localizado no famoso Jardim Botânico da cidade, o museu deve passar por uma grande transformação até o fim do ano. Além da reforma do casarão do século 19 que o abriga, o acervo vai ser repensado e trará mais informações sobre o patrimônio do jardim e sobre a importância da conservação da biodiversidade.